AWA - Marés
Jan 22, 2023 21:02:45 GMT
Post by jottavi on Jan 22, 2023 21:02:45 GMT
por Felipe Gonçalves
A música não poderia mais literal sobre o amor do que ela é em Marés, de Awá, e é exatamente ESSA a magia do álbum. Não é tão incomum para artistas explorar as várias metáforas sobre o amor, e talvez é por isso que deixar os amores em sentido figurado de lado fez tão bem pra singularidade da obra desse incrível artista da música brasileira, explorando do rock ao r&b sem nunca deixar parecer que alguma música é distoante demais do resto do álbum, como se fossem timbres extremamente diferentes mas que, quando cantados em uníssono, soam como o canto dos anjos. É muito interessante como Awá usa de eventos totalmente cotidianos pra criar um parâmetro de espaço-tempo como falar sobre a tatuagem em You Grow Up ou o perfeitamente colocado verso "eu fugi da aula pra te encontrar" em código vermelho. A faixa-título Marés e a ótima Romântico em Marte apresentam conteúdo lírico genial e são, com certeza, os maiores destaques nesse álbum em que, para conseguir o posto de destaque, uma canção deve beirar a perfeição, já que todas as faixas são no mínimo ótimas. O único ponto negativo do álbum é Como Faz estar em sua versão comum, já que a música não traz nada de novo ao álbum e não é digna de estar na companhia das outras faixas que são tão ilustres. Sendo assim, a décima primeira faixa é o único motivo pelo qual essa obra-prima não gabaritaria ao ver do redator que os fala.
96
por Sebastían Huerta
Logo após o Ribuliço, que foi um álbum meio "okay, bonitinho pra primeira tentativa", em seu segundo álbum AWA mostra o porquê precisa ser ouvido e mostra também como está se tornando um dos grandes ícones do MPB. Esse álbum tem as melhores composições e uma fluidez muito melhor do que o primeiro álbum do jovem artista, como é de exemplo "Românticos em Marte" que é de longe a melhor música da carreira de AWA.
O álbum flui de uma maneira na qual nós nem percebemos o tempo passando, mas ao mesmo tempo conseguimos absorver cada sílaba do que AWA tem a dizer. Marés é um dos melhores álbuns , e é um grande exemplo de um artista que pegou as críticas do primeiro álbum e evoluiu como artista, sem perder nem um pouco de sua essência que vimos no primeiro álbum. Um álbum que merece ser escutado.
94
por Emmet Fox
O Marés é um álbum indie frio, mas de um jeito bom. As letras são bem pensadas e com sacadas geniais de Awá, que vai crescendo em seu andar e da terceira música pro fim vai se tornando extremamente palatável. Por qual razão das duas primeiras? Talvez na distribuição de faixa elas foram as mais genéricas em seus instrumentais, mas na crescente, chegando no ápice delicioso de músicas como You Grow Up(a melhor do álbum). Carta e Código Vermelho se diluem de forma gostosa na experiência de desfrutá-lo por inteiro.
Outras músicas como exorcismo , Romântico em Marte e Rancor(que tem uma mistura irreparável com o espanhol, trazendo a Sofia para talvez a música mais fria de sua carreira) também se destacam em meio a essa salada gostosa e chique de ritmos e texturas musicais.
Marés é um álbum incrível e talvez um dos melhores de 2026, Awa conseguiu juntar compreensão em suas poesias o que é incrível em um mundo cheio de artistas abstratos.
80