FORNAX - I L♡ve Cats ~ for all
Jan 19, 2023 22:14:55 GMT
Post by jottavi on Jan 19, 2023 22:14:55 GMT
por Troy Winters
Nunca julgue um livro pela capa, é o que deve ser dito para o álbum de estréia do grupo FORNAX. É fácil se perder por entre a produção desse trabalho, o electro-pop e a estrutura do kpop se misturam aqui e trazem algo novo no cenário, algo experimental, que choca à primeira vista, mas que parece coeso e sólido. Por ser um álbum pop, não é esperado letras fulminantes, mas por entre tantos artistas com liricistas tão fortes, o "I Love Cats ~ For All" acaba pecando aqui, nesse quesito, as letras ele tem muita pouca coerência entre si, funcionando como faixas separadas, não juntas como aqui.
Um grande holofote deve ser feito para os pontos altos do trabalho, FORNAX quando quer entregar algo, entrega de forma forte, como a faixa "G R B O Y", que sem dúvidas é a melhor e mais coerente à todo propósito do grupo, propósito esse que é muito bem apresentado aqui, o que se é esperado de álbum de estreia.
70
por Jong Seokmin
Aguardava muito para o lançamento da estreia do grupo feminino FORNAX, ainda mais depois de me perguntar tanto o que chegaria. E bom, veio o “I L♡ve Cats ~ for all”.
Não sei bem por onde começar, mas esse álbum é uma completa mistura. Nada condiz com nada. Entendo que a proposta do grupo era ser experimental, baseado em grandes aleatoriedades, mas que poderiam fazer sentido no fim. A faixa título “Meow ~ like a cat” é uma faixa completamente perfeita, o instrumental é essencial e com um bom trabalho, poderia se tornar um hit poderoso. Mas tem alguns deslizes feios demais. O que p*rra aconteceu para escolherem “everybody i like that”? E nem quero comentar sobre “gg”. Torcendo para que a seleção da MAP&S seja mais criteriosa da próxima vez…
É um início comum, já ouvi álbuns piores aqui, mas que poderiam soar melhor pela organização. Um grupo de K-pop que exala essa energia de “o que diabos está acontecendo aqui?” é o – falecido – Queendom. Mas a sua organização, coesão estética – ISSO É ESSENCIAL – e seus projetos bem trabalhados fazem criar uma tela de fumaça e nem sempre percebemos o quão “" eram aqueles álbuns. Acho que se o FORNAX beber um pouco da fonte do grupo citado poderia ajudar, mas que também continuassem seguindo as músicas que são grandes acertos nessa tracklist.
Sei que muitas vezes grupos experimentais no K-pop são completamente sem pé nem cabeça, mas eu sinto que faixas foram completamente desperdiçadas nesse projeto, sem contar que a falta de uma presença nesse estilo está em tremenda falta, o que pode me deixar triste. já que amo as faixas experimentais no K-pop. FORNAX ainda está no seu início de carreira, infelizmente já mostrando que houveram falta de planejamento – ou toda essa coisa sem sentido foi proposital e era pra soar assim mesmo? –. Não acho justo julgar muito um artista em sua estreia, até porque, muitos grupos coreanos demoram de achar a sua verdadeira face. Espero que o girlgroup continue com a sua qualidade de som, mas que se encontre e que não pareça algo como “cada um faz a sua parte em casa e na hora juntamos tudo”.
60
por Choi Youngnam
Infelizmente, pouquíssima coisa faz sentido nesse álbum.
Já não sabia o que esperar ao ouvir os dois pré-singles do grupo “Up & Down” e “Ring A Bell”, já que ambas tinham propostas bem opostas uma a outra… e até do que veio a ser o single de trabalho do álbum depois. Pode não ser uma comparação justa já que nenhuma das músicas citadas primeiro está no álbum “I L♡ve Cats ~ for all”, mas como foi lançado nomeando-se como material de prelúdio do grupo, não há como não associar um ao outro.
Uma frase que descreve bem esta crítica ao álbum é: “Dá pra perceber que tinha uma visão interessante por trás, mas a execução foi uma bagunça”. Começando pela capa: a visão de construir a figura do gato mesclando formas básicas e texto foi uma ótima ideia, se tivesse sido bem executada. Faltou algumas aulas se aprofundando na GESTALT, já que estava quase lá. A visão do conceito se perde no que é orelha, no que é olho com o que é boca e o que é bigode, e apesar das diversas fontes serem um bom jeito de desafiar a regra da semelhança na GESTALT, tudo com tão baixa legibilidade deixa a desejar em quão bem amarrado o conceito poderia ser. Bem, pelo menos combina com a parte sonora. Um jeito simples de arrumar a capa seria escolhendo combinações de fontes que você consiga ler, mesmo numa escala tão pequena, como as dos nomes das integrantes e os nomes das sub-units do grupo. Assim como adicionando alguns elementos a mais, que formem o rosto do gato, ou simplesmente polindo e enquadrando melhor os que foram escolhidos. Sem dúvidas esse álbum irá aparecer na nossa coluna "Revenant Redesign".
É EXTREMAMENTE agridoce formar uma percepção sobre a faixa principal que abre o disco “M£0Π ° like a CAT ^-^”, já que por um lado é um dos MELHORES instrumentais em anos, misturando de maneira incrível elementos experimentais surpreendentes com batidas extremamente viciantes, te mantendo num estado de alerta animado a música toda, e por outro lado a letra é uma das PIORES, de mais MAU GOSTO que já assolou os meus ouvidos. E que ano a gente tá?? 2010?? Quando achavam que músicas atacando as aparências eram bacana e rebaixavam uma pessoa para levantar a outra?? Além da letra extremamente cafona e quase ofensiva, o ponto mais assustador é: (supostamente) FORAM AS PRÓPRIAS INTEGRANTES QUE ESCREVERAM A FAIXA. Isso me levanta um questionamento enorme quanto ao nível de critério que a MAPS Entertainment investe na criação e preparo dos seus idols, deixando algo ultrajante como a letra desta música ser lançada, já que além de reforçar que outra garota é ridícula só por competir com você, prega o discurso da dama indefesa. “Eu tô brava pra caramba O meu homem não me vê como uma mulher” talvez tente parar de enfatizar o discurso de “Quando é que você virá me salvar?” e “Quem é ela? ridícula Ela sabe é arrogante demais? Ela pensa que eu sou comum”. É muito triste uma obra prima do eletrônico experimental ter uma letra dessas por cima.
Mesmo que o KPOP não seja necessariamente um gênero musical focado em letras e composições, isso transcende a falta de noção, principalmente olhando para outros lançamentos do mesmo gênero deste ano.
O resto do álbum, surpreendente após o fiasco da primeira faixa, não é tão ruim. Nenhum destaque em nada lírico, já que em sua maior parte são frases desconexas para tentar parecer durona. Apesar disso, os instrumentais se mantém de ótima qualidade, principalmente na faixa que vem logo em seguida “/RAH\”. Porém mais para frente nos deparamos com a faixa “·⚢gg·” que trás um discurso de empoderamento feminino, que apesar de as vezes fazer parecer a causa de mulheres no topo ser uma exceção (pela forma que foi escrita) acaba sendo um discurso hipócrita ao lado do que é dito no single. Porém a faixa citada, e a próxima “웃 •~• surprise!” simplesmente viram o álbum de ponta cabeça, descontinuando a atmosfera (caótica, mas palpável) que tinha sido criada.
Em resumo, faço um apelo GIGANTESCO a MAPS Entertainment: SEGUREM ESSAS GAROTAS para treinarem por mais alguns anos, de preferência nas salas de aula. É extremamente preocupante ver idols tão novas com esse tipo de pensamento vinda de uma das maiores empresas do Kpop.
Na noite de 11 de Janeiro de 2027, a equipe GIM foi até a George Wharton Pepper Middle School na Filadélfia para desenvolver a análise que acabou de ler. Assim que projetamos a capa no datashow em uma das paredes do edifício, a câmera termal registrou uma queda de temperatura no ambiente, que decaiu ainda mais a medida que o álbum foi tocando. Nunca tivemos experiências como esta antes; um membro da equipe teve espasmos e foi arrastado pelo chão, o leitor EMF passou longos minutos travados no nível 4, e após o uso da lanterna ultravioleta, foram achadas várias impressões digitais não-humanas no notebook da equipe, principalmente sobre o botão “desligar” do computador. I L♡ve Cats ~ for all é classificado como perturbador nos níveis de medição fantasmagóricos da GIM, e é arriscado ser reproduzido dentre os planos real e astral.
45