[ASIA] Yeona na HIGH CUT
Dec 2, 2022 2:26:21 GMT
Post by Ramprozz on Dec 2, 2022 2:26:21 GMT
[CF PATROCINADO]
[DIVULGAÇÃO PARA FANGS]
Nesta semana, após o grupo fazer o tão aguardado comeback em quase dois anos, com o single japonês FANGS, a líder do eClipse estampou a capa da segunda semana de dezembro da revista HIGH CUT. Min Yeona deu uma entrevista incrivelmente profunda e pessoal, debatendo a pressão estética que gira em torno de se tornar um idol, e da cultura coreana no geral, mostrando imensa consciência social da líder do grupo, exibindo que mesmo não demonstrando no grupo, suas visões políticas e sociais são bem definidas, e que ela não será omissa a falar delas, quando perguntada.
Um grande exemplo disso é como recentemente, a cantora foi nomeada embaixadora da marca coreana de produtos naturalistas “Innisfree”, que possui um grande apelo ao meio ambiente, principalmente sobre a ilha de Jeju.
Com isso, Yeona não só fala um pouco sobre a nova parceria, passeando por assuntos como a super-valorização estética da mídia hoje em dia, e até detalhes das próprias inseguranças que ela desenvolveu como idol.
HIGH CUT: Seja muito bem-vinda a HIGH CUT, Yeona, é um prazer tê-la conosco.
[eClipse] Yeona: O prazer é inteiramente meu, muito obrigado HIGH CUT por estar me recebendo hoje. É muito importante para mim.
HIGH CUT: É a primeira vez que você estampa uma capa de revista com um ensaio promocional completamente seu, não é?!
[eClipse] Yeona: Sim. Isso mesmo. Claro que já fiz alguns photoshoots no material promocional do eClipse, tanto para o Break Your Heart quanto agora para o nosso mini-album japonês que sairá em breve, mas o sentimento é bem diferente de estar aqui agora, sozinha para uma entrevista.
HIGH CUT: Diferente como?
[eClipse] Yeona: É um diferente bom, claro. Eu penso bastante no que vou falar antes de falar para garantir que eu não seja má interpretada em momento algum. Mesmo que nas sessões de fotografia com o eClipse, seja divertido estar com as outras meninas, e todas estejamos vibrando para conhecer o conceito do que será a nossa próxima era, estar aqui tem um sentimento de responsabilidade bem maior. E eu gosto disso. Posso ter alguns problemas às vezes para lidar com certos tipos de pressão, mas eu fico feliz quando consigo assumir responsabilidades em coisas muito importantes para mim. Saber que eu sou plenamente capaz de representar meu grupo em momentos como esse me dão muito orgulho, realmente me sinto como uma líder digna sabendo que posso inspirar não só as minhas membros, mas também os fãs que acompanham a serem diligentes com as coisas que guardam no coração.
HIGH CUT: É sempre bom ver idols das novas gerações podendo falar tão contentemente sobre suas visões e desempenho. Muitos estudos sociais com ênfase na estrutura do K-pop apontam que a espontaneidade e a autenticidade tem sido de mais interesse do novo público consumidor do gênero do que o sistemático, imaculado e intransparente modelo que era popular na segunda e terceira geração.
[eClipse] Yeona: Eu sinto que faz parte de nós aprendermos com o passado. Eu mesma já fui pequena e me lembro de como era ao mesmo tempo incrível ver alguém tão perfeito na TV cantando músicas, mas também era desanimador saber que era praticamente impossível eu chegar no mesmo lugar que a pessoa que eu estava assistindo. Felizmente, essa imagem de inalcançável tem sido dissociada com o tempo, e mais e mais as empresas têm acordado em perceber que o público se sente bem podendo se relacionar com o idol, o que com certeza cria conexões mais fortes e duradouras do artista com o seu público. É fato que ainda sim o K-pop é uma indústria que lida com produtos, sendo esses a imagem do idol, músicas, álbuns e afins, mas saber que estamos caminhando para uma direção onde criar uma comunidade não vem às custas da saúde mental de ninguém, e na verdade até gera apoio nisso, é com certeza algo que me orgulho de fazer parte.
HIGH CUT: E você mesma está fazendo parte desta mudança, Yeona! No ano passado, num artigo que hoje já passa dos 50 milhões de clicks no Naver, você foi colocada como uma das líderes mais promissoras da nova geração do Kpop, ao lado de nomes como Alice do Raven e Sona do HY!PER. Também ontem saiu a notícia que você é a nova embaixadora da marca Innisfree pelos próximos meses.
[eClipse] Yeona: Eu fico feliz demais em ser colocada ao lado delas, são pessoas incríveis. A função de líder tem tido um significado bem mais amplo pra mim. Eu pessoalmente gosto de manter sempre um diálogo com as membros sobre assuntos delicados, já que nem sempre é fácil se abrir, mesmo com amigos, e isso às vezes culmina em criar um problema bem maior. E isso é só um pedacinho da história haha.
E sim! Isso. Recentemente o Yang-Oppa me deu a notícia que uma marca de cosméticos tinha interesse em me ter como representante, e eu fiquei mais feliz ainda em saber que era uma marca que eu já usava! Na verdade eu acho que justamente eles vieram falar comigo por terem visto eu usando os produtos deles em alguma VLive, de qualquer forma, ainda sim eu estou muito contente com tudo isso.
HIGH CUT: E como vai funcionar? Sabemos que a marca está com alguns lançamentos novos de fim de ano. É sempre uma coisa boa ver artistas genuinamente felizes com as marcas que trabalham.
[eClipse] Yeona: Exatamente! Eu já uso os produtos da Innisfree há alguns anos, por que a proposta de não só serem 100% veganos e cruelty-free, mas também de todo o subsídio e matéria prima serem totalmente da Ilha de Jeju é fascinante. É incrível ver uma marca abraçando tanto uma comunidade, sua história e principalmente transformar isso tudo em algo incrível para mais pessoas de fora conhecerem sobre as belezas naturais de Jeju.
A campanha em si é simples:
Eles desenvolveram um batom chamado Orchid Red, que é este que eu estou usando, e que usei em todo ensaio. O Orchid Red é o lançamento especial do fim do ano, como se fosse uma “jóia” colecionável da marca, pois só vão ser produzidos agora no mês de dezembro com o case do batom sendo feito artesanalmente, ornamentado com madeira do projeto de reflorestamento das florestas de Orquídea que a Innisfree apoia. Além disso, os lucros do Orchid Red serão todos doados a esse mesmo projeto.
Eu fiquei apaixonada pela proposta na hora que eu ouvi! O representante da marca começou até a rir de quão animada eu estava ouvindo a apresentação dele.
Então essa semana mesmo vai ser veiculado o primeiro comercial da linha, e mais vão ser filmados e exibidos até o fim do ano. E ... se der tudo certo, quem sabe eu não me torne embaixadora de outras linhas da marca?!
HIGH CUT: Incrível! Incrível demais, Yeona! Ver uma idol de tanto sucesso representando marcas com interesse em melhorar o planeta mais do que só lucrar dinheiro é algo de se orgulhar!
[eClipse] Yeona: Ah! Muito muito muito obrigada! É extremamente importante, como pessoa pública, saber que você tem um poder de influência intrínseco, mesmo nas menores coisas que você faz. É simples de entender que como você está no meio dos holofotes, todos que tem os olhos em você podem ver claramente as coisas que você faz, os produtos que você usa, as ideias que você tem, e levam isso tudo como base, pois "se dá certo para ela, deve dar certo para mim também", então isso é mais um fator que exige uma consciência e responsabilidade enorme. Qualquer passo precisa ser extremamente calculado quando você é um idol, pois até o lanche que você pede no meio da madrugada pode se tornar algo público que as pessoas vão associar a você, e aí que entra a importância de colaborar com marcas que se alinhem com o que você acredita!
Infelizmente, eu sei que essa não é a realidade em todas as companhias de Kpop. Algumas menores precisam tanto do dinheiro que se dispõem a representar qualquer coisa… mas infelizmente, isso sempre vem a tona e o dinheiro acaba não valendo mais do que manchar a reputação do seu artista.
Eu estou agora, e tenho certeza que daqui alguns anos também vou estar feliz em me lembrar de que representei uma marca como a Innisfree. Em saber que as pessoas que eu consegui influenciar foram influenciadas na direção de uma marca que não faz maldades com o mundo, não explora animais, nem polui o planeta. Em saber que isso tudo traz essa pauta tão importante de preservação ambiental para o conhecimento de mais pessoas que talvez nem soubessem de que isso tudo existia.
HIGH CUT: Apartir desse ponto de vista, você acha que produtos assim vão conseguir se tornar maioria no meio de um mercado tão já estabelecido? Afinal de contas, a sociedade vem normalizando cada vez mais a cultura à moda e aos produtos estéticos.
[eClipse] Yeona: Aí já é meio complicado eu afirmar isso. Eu espero muito que sim! Que cada vez mais marcas vão aderindo às causas ambientais. Sobre o fim da frase que você disse, tem outro motivo que o apelo da Innisfree me cativou. O nome mesmo “Innis free” é uma mistura de latim com inglês para dizer “interior livre”. As campanhas deles são sempre focadas em cuidados com a pele, mas enquanto isso o marketing sempre apoia o cuidado por causa da saúde, não por “você precisar consertar algo na sua pele”. A maioria das marcas de beleza costumam vender esse slogan de “se transformar em uma “nova pessoa”, “mais confiante”, “melhor”, e não tem nada de errado se isso tiver um propósito artístico por trás, mas a partir do momento em que uma grande marca de beleza lança um produto dizendo “Isso aqui vai consertar tudo que tem de errado em você” faz nós cada vez mais começarmos a procurar defeitos em nós mesmos, destruir nossa auto-imagem, nossa auto-estima.
E infelizmente essas marcas são as com maior lucro, que conseguem patrocinar grandes nomes para divulgarem seus produtos… o que infelizmente só serve para acabar comercializando o desconforto com o próprio corpo. E a pressão estética tem sido tão normalizada a um ponto que se acha normal ver um influencer dizendo para seu público que “essa marca que está pagando ele vai resolver todas as coisas que geram insegurança”... que no fim das coisas é mais uma armadilha para capitalizar em cima disso.
Pressão estética é algo que todos estamos sujeitos… “Ah, preciso perder peso, preciso malhar… ah meu cabelo, minha pele, meu corpo, minhas roupas..” é uma compulsão por achar que nós deveríamos ser sempre uma versão melhorada de nós mesmos… e sempre existe um produto para que nós sejamos capazes de conseguir chegar nesse objetivo; uma cirurgia, um tratamento, uma injeção, novas roupas, novos filtros… Algo que vai fazer você passar de uma pessoa que sofre a pressão estética para alguém que atingiu "sucesso" estético.
O número de pessoas passando por cirurgias estéticas cresceu muito nos últimos anos… e não são cirurgias de reconstituição, ou para arrumar alguma coisa na saúde, é tudo sobre um procedimento estético que é desempenhado só por causa da pressão estética. Nunca antes na história do mundo a gente passou por um nível de pressão estética tão grande quanto agora, e isso por que nós estamos agora na era da imagem. Mesmo as pessoas que não postam fotos nas redes sociais para ganhar likes, ainda sim presenciam o dia todo pessoas ditando o que devia ser normal para eles, sem se preocupar com o que cada um passa individualmente.
Por isso é extremamente importante que as empresas e os próprios idols tomem consciência disso. Mesmo que não pareça, os idols tem um acesso de influência direto aos fãs, então se eles são as pessoas que reforçam que “os fãs só serão felizes de verdade ao usarem X produto ou fazerem Y procedimento”, essa situação nunca vai mudar.
E o que a Innisfree mais defende ao lado do naturalismo é o cuidado pessoal. Não só físico como também psicológico. No verso das embalagens dos produtos da marca há sempre pequenos trechos de fala que falam de como o produto age, mas que não é um “conserto”, já que não existe nada de errado.
HIGH CUT: Isso deve ter sido um dos discursos mais politicamente inspiradores que eu já ví um idol falar, Yeona. De algum modo, isso reflete na Yeona de cima dos palcos?
[eClipse] Yeona: Eu nem sei se eu posso falar isso… mas no novo álbum do eClipse há uma música chamada Dance In The Dark, que eu escrevi sozinha. Nela, eu falo sobre as inseguranças que eu desenvolvi tendo virado uma figura pública. Só nos primeiros meses após o lançamento de GET OUT a ChunJa-noona me disse que quatro grandes clínicas ofereceram patrocínio exclusivamente para mim. Queriam dar “de graça” uma cirurgia para eu diminuir o tamanho das minhas coxas em troca de divulgação dessas clínicas.
E isso me destruiu de mais. Era pra tudo girar em torno da nossa música, das coreografias, da nossa voz, do nosso conceito, do nosso talento… não do nosso corpo, e infelizmente isso quase me fez estar ausente nas performances do final do ano.
Felizmente, a Black Comet tem um ótimo psicólogo que me acompanhou… e acompanha até hoje para garantir que eu consiga não mais me afetar com essas coisas.
HIGH CUT: Agora você deixou a mim, e tenho certeza que à todos os fãs ainda mais ansiosos para ouvir o álbum!
[eClipse] Yeona: AHHH! Que bom! QUER DIZER… não estou comemorando a ansiedade de vocês, mas fico feliz que estejam animados com o nosso comeback depois de tanto tempo.
HIGH CUT: Yeona, nossa entrevista chegou ao fim. Muito obrigado pelo seu tempo e pelas incríveis palavras. Que você consiga realmente tocar não só o coração mas também a mente de muitos com tudo isso.
[eClipse] Yeona: Ah! Eu que agradeço pelo espaço… não faz ideia de como me senti bem depois de falar tudo isso. E pra vocês que estão lendo, eu sou Min Yeona, integrante do girl-group eClipse, da Black Comet Entertainment. Nós fizemos hoje nosso debut japonês com a faixa FANGS, e mais tarde neste mês, lançaremos nosso mini-álbum também em japonês "SYZYGY".
Por favor, nos dêem muito apoio e amor! Nós prometemos que apesar da demora ter sido longa, vai valer muito a pena.
Muito obrigado, beijos, Yeona!