[ASIA] Nate X GQ Korea
Oct 24, 2024 14:41:37 GMT
Post by jottavi on Oct 24, 2024 14:41:37 GMT
Nate estrela a capa da edição de novembro da GQ Korea. É a primeira vez que o rapper estrela a capa de alguma revista, então ele demostra toda a sua empolgação, seus sentimentos e toda a sua concepção acerca do lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, o chamado “n e v e r t h e l e s s”.
De um reality show para a dominação mundial: talvez essa seja a frase que mais define a tragetória da carreira musical do idol Nate. Nascido nos Estados Unidos, com descendência chinesa, o rapper sempre viveu de modo simples. Seu pai é artista plástico e sua mãe uma professora de matemática do ensino fundamental, mas, quando começou a crescer, se apaixonou pelas suas raízes asiáticas, mas não tinha como abandonar toda a carga cultural que ele estava levando por morar em um dos países que mais exportam a sua cultura para o mundo. Então, ele mesclou os dois mundos e embarcou em uma jornada para a exploração do K-Pop.
Após participar do BOYS PLANET 333 como um jovem trainee independente, visto que não havia nenhum contrato com gravadoras ou empresas orientais ou ocidentais, e suceder no reality show, ali tudo começou a deslanchar de um modo catastrófico. Seu ganho enorme de fãs, seus inúmeros sucessos ou até mesmo cantar no palco do Coachella. Foi uma ótima jornada que o rapaz traçou e vem traçando em sua carreira.
Então, visto que nem as barreiras socioeconômicas e geográficas impediram o jovem de realizar o seu sonho, a GQ Korea concede uma entrevista exclusiva em homenagem à bela e rápida trajetória do Nate.
“Boa noite, Nate. Gostaria de se apresentar antes de começarmos a sua entrevista exclusiva?”
Nate: Antes de tudo, queria agradecer por estar aqui. É uma honra ser entrevistado pela GQ daqui da Coreia do Sul, ainda mais por ser a minha primeira entrevista em uma revista, seja para ser a capa dela ou apenas para o preenchimento. Me sinto em uma completa felicidade. Mas voltando, eu me chamo Nate, Nate Cooper. Aposto que já fizeram uma introdução sobre mim, mas eu nasci em Los Angeles, nos Estados Unidos. Minha mãe é uma professora de matemática sino-americana e meu pai é um escultor chinês. Tenho uma irmã mais nova, que é como tudo para mim. Sou muito protetor com ela, e tento sempre ser o melhor irmão do mundo para ela.
“Pelo o que vemos, você é bastante ligado com a sua família. Como são as relações em casa?”
Nate: Eu não gosto muito de falar sobre, porque tento sempre separar a minha vida pessoal da profissional. Mas é uma relação que eu considero como o comum. Nos damos bem, sempre conversamos, estou em constante contato com todos os membros da minha família, então eu acho que seja isso. Às vezes, me sinto triste, já que meus pais e minha irmã ainda estão morando nos Estados Unidos, mas sempre que posso, eu estou lá, ou eles conseguem me visitar. Então vivemos assim.
“Estamos em uma época festiva! Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado, e ele estava sendo muito esperado pelos seus fãs. O seu lançamento anterior havia sido o ‘BOSS’, em abril de 2027, e agora, após um ano e cinco meses, você retorna com o ‘n e v e r t h e l e s s’. Por que este intervalo tão grande assim?”
Nate: Bom, apesar de ter alguns nomes que eu considero bastante populares, a CON:PASS ainda é uma empresa que está se construindo aos poucos, então há momentos que nem sempre conseguimos fazer o que desejamos. Mas o motivo desta demora não é nem culpa da empresa. O intervalo de um ano se vem mais por minha parte. Sempre me esforcei, mas há momentos que nos sentimos desmotivados para continuar. Eu estava me cuidando, era um tempo que eu queria tirar para mim mesmo.
Nate: Era um momento onde até piada na internet eu estava virando. Sempre falavam que eu era aquele cara que ‘estava presente, mas nunca levava nada’. Ou coisas do tipo em relação à minha arte e como ela estava sendo recepcionada. Alguns apontam o fato de eu ser do nicho asiático, outros diziam que era porque eu era ruim mesmo. Enfim... Era uma negatividade enorme que estava acerca de mim que eu queria abolir e deixar um pouco quieto, para que eu conseguisse me reerguer novamente.
“E com essa pausa, você trouxe um estilo bem diferenciado do que havia sido apresentado no ‘BOSS’. O que te motivou a essa mudança?”
Nate: Eu, como artista, gosto de me reinventar e mostrar para as pessoas isso. E, bom, eu comecei com uma abordagem até que extremamente comercial e clichê no ‘BOSS’. Era algo que todos esperavam de um idol rapper que estava prestes a estrear de forma solo. Mas no ‘n e v e r t h e l e s s’, eu pude abrir o leque de possibilidades e explorar diversas coisas. Continuo sendo rapper, continuo fazendo música Hip Hop, continuo fazendo música K-Pop, mas só trouxe algo que é um pouco diferente do que estavam acostumados, e que condiz com a minha personalidade e minha vida no momento.
“No ‘n e v e r t h e l e s s’, além de hits e sucessos, você trouxe duas colaborações interessantes no álbum. ‘u p & d o w n’, com a Kim Hwa, integrante do RAVEN, e ‘s a f e g u a r d’, um interlúdio cantado pela Zoe, do eClipse. Como foi o processo de criação dessas duas canções?”
Nate: Eu sempre fui próximo do RAVEN. Quando entrei na CON:PASS, foi a primeira empresa que eu tive contrato na vida, então estava tudo muito novo. Com o infeliz término do NEP7UNE, eu me deparei sozinho na empresa, era o único do grupo que não havia voltado para as respectivas empresas ou achado um outro lugar, e como antes, o RAVEN era o único grupo que havia na empresa, eu me aproximei bastante delas. Eu e a Kim Hwa nos conectamos facilmente pelo fato de sermos dois chineses, então muitas vezes, a gente se entendia nas coisas que aconteciam, então viramos amigos rapidamente. As meninas do RAVEN são como irmãs mais velhas para mim, e estamos sempre se cuidando, mandando mensagens de carinho para as outras e sempre apoiando os trabalhos. Então, eu estava com a ideia para “u p & d o w n”, e precisava de uma vocalista para isso, não pensei duas vezes e convidei a Kim Hwa para essa canção. Ela combina perfeitamente com a faixa, então era ela ou ela.
Nate: E para “s a f e g u a r d”, já foi um pouco mais diferente. Eu nunca fui tão próximo assim do eClipse, mas nós convivíamos muito bem e sempre fomos respeitosos uns com os outros. E então, surgiu a oportunidade de abrir a turnê mundial do grupo, a APEX GIRL HUNTING SEASON, então começamos a nos aproximar. Nos ensaios, eu e a Zoe ficamos mais próximos, já que ela canta a versão de “Volkano” comigo, já que a Seoyeon não está na turnê também, e a partir disso, veio a sugestão de pôr a Zoe no álbum. Ela é uma grande artista, e era como um ótimo encaixe para a canção. Então, foi assim que as duas colaborações nasceram.
“Você ainda é um artista novo, tem apenas um ano de carreira, mas este ano, houveram diversas estrelas emergentes. Quais delas você colaboraria, caso fosse possível?”
Nate: Eu amaria colaborar com a Gen Lip. Pelo o que interagimos no M!Countdown, ela é uma pessoa completamente divertida e alegre, sem contar que é talentosa e realmente se empenha para fazer as coisas. É um dos nomes que eu mais quero ver fazendo sucesso nos próximos momentos e seria uma honra colaborar. Também tem diversos outros nomes que poderiam ser uma grande união de força. Há membros dos grupos novatos, como o Ryu do YOUNGBLOOD ou o o Yoon do UNi.
Nate: E, ah! Eu também tive a oportunidade de colaborar com o FaanG. É um dos mais novos artistas que vem dominando o cenário asiático e mundial. Tive ótimos momentos na produção de “Pink ‘n Greedy”, e foi muito incrível em conhecer uma nova estrela. Ansioso para ver o que ele irá fazer a seguir, mas aposto que vai ser incrível.
“Recentemente, você viralizou por conta de um modo inusitado. Os pelos de sua axila foram o assunto na última semana em diversos fóruns coreanos, o que você acha sobre toda essa mobilização?”
Nate: Bom, é uma tristeza que isso tenha sido mais importante do que a minha arte. E acho que é uma enorme hipocrisia, visto que o pessoal da Coreia do Sul não tem o costume de se depilar devidamente, apenas impõem isso para uma imagem falsa de limpeza. E sim, concordo que há uma diferença entre a minha cultura, nascido e criado nos Estados Unidos com vertentes chinesas, mas tudo o que eu ouvi foram apenas ataques xenofóbicos. Então acho que eu deveria apenas ignorá-los e seguir com o meu trabalho, porque é isso que eu devo fazer e é o que eu faço de melhor.
“Quais os seus planos para a sua carreira?”
Nate: Bom, eu acabei de lançar o meu primeiro álbum, então quero ir com calma, sem tanta pressa ou até me atrapalhar nas coisas. “f e e l s o m e t h i n g g o o d” foi um grande sucesso, e até consegui levar mais uma vitória do M!Countdown, então acho que deveria focar em “e a t y o u u p” agora, imagina se ela consegue uma vitória também? Eu ficaria muito feliz com esse momento, espero conseguir realizar este desejo.
“Qual é a sua canção favorita do ‘n e v e r t h e l e s s’?”
Nate: É estranho falar isso, porque cada canção desempenha um ótimo papel e cada um é sobre algum momento da minha vida. Mas eu acho que as que eu mais destacariam seriam: “b r e a t h e”, essa é definitivamente minha favorita; “n e p t u n e”, pela carga que ela traz, é uma bela canção; e “p h y s i c a l”, vi que foi bastante aceita pelos fãs, e seria uma ótima coisa falar dela aqui para que todos também conheçam.
“Além da música e apresentar o M!Countdown, você também foi considerado como embaixador global da grife francesa KENZO. Como está sendo esse momento com a marca?”
Nate: Nunca achei que eu seria convidado por uma marca para isso, mas foi uma honra enorme. Inclusive, todo o ensaio fotográfico para a GQ será feito com peças da KENZO, então eu já consigo sentir os impactos que ela pode trazer em minha carreira. É um ótimo momento, já que eu consigo fazer outras coisas além do habitual, e estar sempre em atividade, mesmo que seja através de eventos globais pela marca. Não nego que foi uma das primeiras vezes que eu me senti “bonito” de verdade. Ser convidado por uma marca deste modo é muito empolgante, dá um pouco de medo, mas com o apoio e carinho certo, eu consigo seguir a minha vida de modo completo.
“Bom, queremos agradecer a sua participação na revista, Nate. Tivemos um ótimo momento com essa entrevista e desejamos que o seu álbum seja um sucesso, assim como as suas canções anteiores.”
Nate: Ah, eu que agradeço por esse momento. É muito importante para mim estar num lugar desse, e sei que irei trabalhar duro e sempre surpreender todos. É uma honra estar aqui, seja pela GQ ou pela KENZO. Sinto que estou cumprindo perfeitamente o meu papel de ser uma artista e sempre levar a minha arte para todos. Obrigado, e espero que possamos nos encontrar em um futuro próximo.
[DIVULGAÇÃO PARA EAT YOU UP E FEEL SOMETHING GOOD]
[CF - KENZO]
[DIVULGAÇÃO PARA EAT YOU UP E FEEL SOMETHING GOOD]
[CF - KENZO]