Lola W
Oct 12, 2024 22:15:14 GMT
Post by andrewschaefer on Oct 12, 2024 22:15:14 GMT
Lola Wolfram Ortiz nasceu no dia 26 de janeiro de 1995 em Barcelona, Espanha. Em entrevistas, a cantora contou que o seu pai era um empresário que morava em Auckland, na Nova Zelândia, e precisou fazer uma viagem a trabalho para a Espanha, onde ficou por um ano e acabou conhecendo a mãe de Lola em Barcelona nesse período. Após o nascimento de sua filha, o pai convenceu a mãe a se mudar para a Nova Zelândia com ele para que a família permanecesse unida, mas após dois anos de casamento, eles se separaram e o pai da artista simplesmente sumiu do mapa, então a pequena Lola ficou com a sua mãe, que a criou durante a infância e adolescência em Auckland. O sobrenome espanhol Ortiz vem da sua mãe, enquanto Wolfram é o sobrenome de seu pai.
A garota sempre foi dita como bastante problemática e frequentemente fugia de casa para ir a festas, baladas e raves, mesmo sendo menor de idade. Lentamente, Lola foi se introduzindo ao mundo da música quando começou a se apresentar nessas festas como cantora, ela começou a se popularizar entre os jovens neozelandeses pelas paródias que ela mesmo escrevia, substituindo a letra de músicas muito famosas por composições de cunho sexual. A artista também era conhecida desde cedo pelo seu icônico cabelo cor-de-rosa que era visível de longe.
A sua mãe não aprovava esse estilo de vida, então assim que completou 18 anos, Lola começou a morar sozinha e passou a investir ainda mais na sua carreira de cantora na Nova Zelândia. Ainda nessa época, um produtor musical assistiu a uma de suas apresentações e disse ter enxergado muito talento nela, então se ofereceu para lhe produzir um EP, caso este fosse um sucesso, ela ganharia um contrato assinado com uma grande gravadora neozelandesa. Infelizmente, logo mais Lola descobriu que este produtor era uma fraude e que ele não trabalhava para nenhuma gravadora, mas continuava pedindo dinheiro a ela para financiar projetos que nunca viam a luz do dia; Lola escrevia canções e gravava em estúdio, mas não tinha a certeza de que essas músicas estavam sendo produzidas, muito menos de que de fato faria sua estreia. Após uma série de discussões, o produtor vazou todo o EP na internet e colocou o nome da artista como "Lola W", visto que W representa o sobrenome que ela mais detesta, por ser de seu pai que a abandonou.
Para sua surpresa, o EP vazado acabou fazendo muito sucesso entre o público underground não somente na Nova Zelândia, o que chamou a atenção da gravadora norte-americana Schaefer Records que a reconheceu como um talento em potencial e a recrutou para os Estados Unidos em 2019. Como Lola W já era um nome conhecido, a artista decidiu manter como seu nome artístico, e em 08 de Março de 2020, ela lançou o seu primeiro single oficial: Wolfram. Na música, Lola fala sobre o elemento químico tungstênio (wolfram, em inglês). De acordo com a própria artista, essa foi uma forma que ela encontrou de associar o W em seu nome com outra coisa que não fosse o seu pai. A faixa infelizmente não obteve sucesso comercial, chegando a posição #43.
Nessa época, a artista já estava trabalhando em seu primeiro álbum de estúdio, mas a gravadora só a deixaria lançá-lo quando ela tivesse um hit. Então, no decorrer do ano de 2020, Lola lançou mais três singles como tentativa de emplacar na indústria e o mais próximo disso foi Quarantine. Lançada em 21 de Abril de 2020, em plena pandemia, Lola W decidiu cantar sobre como era chato viver trancado em casa e muitas pessoas se identificaram com a sinceridade da letra. A música entrou no Top 15 global e foi eleita Best New Track pela Pitchfork. O lançamento seguinte, Wig Gone, veio no dia 26 de Junho daquele mesmo ano, e não obteve a mesma aclamação, chegando somente à posição #31.
Por fim, em 11 de Dezembro, Lola W lançou Wet Christmas, que é considerado um dos clássicos de sua carreira. A música foi criticada por muitas pessoas por associar o Natal ao sexo e pelo seu clipe extremamente inadequado onde Lola seduz o Papai Noel. Apesar de o hit ter tido o maior peak da espanhola até esse momento, em #12, a gravadora decidiu que não era suficiente e que seus resultados não foram tão bons quanto esperado, então após uma série de adiamentos de seu tão sonhado primeiro álbum de estúdio, a cantora foi oficialmente demitida da Schaefer Records no final de 2020, logo após as polêmicas com Wet Christmas.
Ouça Wolfram agora!
Ouça Quarantine agora!
Ouça Wig Gone agora!
Ouça Wet Christmas agora!
Em 2021, Lola se mudou para sua cidade-natal, Barcelona, na tentativa de focar no mercado europeu. Nessa época, a artista foi amadrinhada pela produtora musical em ascensão Vienna Lorenzi, que a convidou para participar de uma colaboração icônica: Stylish! A música, lançada no dia 22 de fevereiro de 2021, chegou a alcançar a posição #6 nos charts globais e foi considerada a Best New Track em sua semana de lançamento, além de ter alavancado o nome de Lola W para o sucesso. Ainda foi lançado um single album com uma faixa chamada Art, também cantada por Lola.
Ouça Stylish agora!
Finalmente, no dia 28 de agosto de 2021, a artista conseguiu lançar o seu primeiro álbum de estúdio chamado Whoring is an Art, através de uma nova gravadora, a WMG. O álbum teve seu peak e debut na primeira posição da Hot 20 e atualmente já vendeu mais de 400 mil cópias.
Ouça o Whoring is an Art aqui!
Lola descartou os singles antigos e lançou um álbum com dez faixas inéditas, incluindo parcerias com Vienna Lorenzi, Eden Fox, Liebe e Glinda Lovegood, além de produções de Klaus Henderson. No Metacritic, a nota para o álbum foi de 62, configurando críticas geralmente favoráveis.
A era contou com três singles: Murderer Pussy, lançado em 31 de Julho, Lux Bitch com Liebe, lançado pouco antes do álbum, em 21 de Agosto, e Cookie com Glinda Lovegood, lançado em 11 de Setembro. Murderer Pussy atingiu a sexta posição dos charts mundiais, sendo este o primeiro Top 10 da cantora. Os outros singles tiveram debuts e peaks medianos, em #15 e #19, respectivamente.
No dia 31 de Outubro de 2021, completamente de surpresa, Lola W se uniu a Liebe para formar a dupla The Ghostly Hoes e lançar um EP especial de Halloween, chamado HOElloween. O material não contou com nenhum single ou divulgação, tendo apenas sido lançado despretensiosamente com quatro faixas: Serial Killah, Spooky Season, Pumpkin Candy e Bad Witch. Apesar disso, os fãs estavam lá por elas e o projeto vendeu mais de 212.000 cópias, obtendo também nota 63 no Metacritic.
Após um ano extremamente movimenta, Lola se afastou completamente da mídia e os motivos disso são desconhecidos. Em meados de 2024, ela ressurge em suas redes sociais e anuncia que está com uma nova gravadora, a Rocket Records, além de revelar o nome de seu segundo álbum de estúdio: o Hot Girls Also Cry. O disco só foi lançado quase um ano depois do anúncio, em 22 de Maio de 2025. De acordo com a artista, o álbum demorou mais tempo que o planejado para ficar pronto e pediu desculpa aos fãs por ter anunciado algo sem estar completo e tê-los feito esperar tanto. O projeto contou com dois singles, ambos lançados no mês de março de 2025: a faixa-título Hot Girls Also Cry no dia 1º, e Chained Heart no dia 25.
Estranhamente, não foram produzidas cópias físicas deste álbum, e ele também não foi disponibilizado no iTunes para compra, o que deixou as suas vendas como nulas, no entanto o single que carrega o título do disco chegou a posição #17 nos charts globais, enquanto o segundo single foi eleito como Best New Track de sua semana de lançamento.
Ouça o Hot Girls Also Cry aqui!
Lola considera este o seu melhor álbum até o momento, e também o mais pessoal, onde ela realmente colocou seus sentimentos. Dentre os feats, é possível encontrar Vienna Lorenzi, Alexa Bloom, Electra Köhler, Klaus Henderson, Hina Maeda e Brinna B. O projeto obteve uma nota 70 pelo Metacritic, sendo a maior da cantora até o momento.
Em 2027, Lola W estava nos preparativos para o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio. No dia 1º de Julho desse mesmo ano, foi lançado o single Barbie, que obteve um sucesso imediato, estreando em #6 na Hot 30, tendo sido esse também o seu peak. No entanto, Lola simplesmente desapareceu após essa música. Quase um ano depois, em 30 de Junho de 2028, a cantora lança o segundo single da era: Plastic, mais uma colaboração com Vienna Lorenzi. Em entrevistas, Lola W contou que planejava aproveitar o hype do filme live action de Barbie para lançar um álbum nessa temática, no entanto sua gravadora barrou esse lançamento para focar em uma trilha sonora que estava sendo produzida para o filme, então o seu projeto ficou na geladeira por um ano.
Somente no dia 10 de Agosto, o DOLLS WORLD veio a público, com 10 faixas, incluindo os singles anteriormente lançados (Plastic, e o single promocional Real), além de parcerias com Dream Dolls e Claire Camaraderie.
Ouça o DOLLS WORLD aqui!
Após tanto boicote dentro de sua própria gravadora, Lola W revelou recentemente em uma live que não se identificava mais com o álbum e que por isso deixaria de promovê-lo, lançando um último single, a faixa-título Dolls World, como um presente para os fãs, que, de acordo com ela, precisou arcar com os custos do clipe e da capa da música pois a Rocket Records informou que não investiria mais na era. A artista também mencionou que pretende fazer um rebranding em sua próxima era pois está cansada de cantar sobre cor rosa e fazer músicas sobre sexo.
Mais uma vez, após isso, Lola W desapareceu das redes sociais e até o momento seguimos aguardando notícias sobre a espanhola ou sobre seus futuros projetos.