[WW] Tokuto é capa da VOGUE e faz uma entrevista exclusiva
Oct 5, 2024 22:04:47 GMT
Post by gunwillchaioyeoUNiax A on Oct 5, 2024 22:04:47 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA DAZED & S.L.A.Y]
Após chamar bastante atenção em suas produções com grupos como, FORNAX, UNi e STARGAZE, Tokuto está focando em produções por fora da TELESCOPE para tentar aumentar o grau de sua carreira como um produtor bem sucedido. Após o disband de seu grupo "Neon5" em 2019, Tokuto ficou desaparecido da mídia por 8 anos inteiros, voltando apenas para a produção do álbum "REAL:nary" do FORNAX.
Tokuto é um homem japonês de 38 anos que já está na área da música há pelo menos 21 anos, desde seus 17 anos. Eles fez sua primeira estréia na música em uma dupla musical no Japão chamada "Sora no Kage", junto de um colega da escola de música. A dupla acabou não dando certo, então, Tokuto foi chamado para fazer audições em uma empresa na Coreia do Sul, onde passou de primeira e com perfeição.
Após o sucesso como treinee dentro da empresa, Tokuto treinou por quase 2 anos até finalmente debutar em seu grupo, "Neon5". O grupo tinha 5 integrantes contando Tokuto, e não foi um sucesso imediato, só estourando mundialmente no seu terceiro lançamento com a música "Mr.". Neon5 foi um estouro completo, tocava em todos os lugares que você passava pela Coreia do Sul, eles tiveram uma carreira de bastante glamour, principalmente no Japão por conta de Tokuto, que acabou virando não só o idol de K-Pop mais famoso no país, mas como também o cantor mais famoso no Japão por anos.
Após a explosão de sucesso do grupo na Coreia do Sul, o grupo decidiu focar um pouco em seus lançamentos exclusivos para o Japão, o que acabou dando super certo. Se eles já eram bastante famosos na Coreia do Sul, eles ficaram ainda mais famosos no Japão.
Lançamento vai, lançamento vem, sucesso aumenta, vendas aumentam... Chegamos no final de 2015, onde o Neon5 decide processar sua empresa por danos físicos e morais, e maus tratos. Sendo assim, o Neon5 todo sai da empresa e ganham o processo mais de 1 ano depois do início do mesmo, conseguindo os direitos de imagem do grupo. Após isso, eles retornam com mais um lançamento, mas em outra empresa. O grupo novamente vira uma febre por seguir o estilo do momento e continua no topo das paradas.
Até que, no final de 2016, quando tudo estava dando certo para todos os integrantes do grupo, principalmente para Tokuto que tinha acabado de debutar solo no Japão e tinha sido um grande sucesso comercial, o Neon5 se envolve num acidente gravíssimo de carro, onde um integrante veio a falecer. O grupo decide então entrar em hiatus e retorna tempos depois com uma música em homenagem ao integrante perdido, porém, Tokuto não conseguiu participar da música por questões psicológicas.
Tokuto desenvolveu estresse pós traumático e não conseguia, andar de carro, dormir ou até sair de casa para fazer qualquer coisa. Ele permaneceu nessas condições de 2019 até 2027, onde de repente voltou como produtor na TELESCOPE e como diretor criativo do FORNAX. No início ele não conseguia ficar dentro da empresa com multidões ou em salas de reuniões que tinham muita pressão, mas, com a ajuda de alguns funcionários e treinees da empresa, ele conseguiu se enturmar mais ao longo dos meses.
Hoje em dia, Tokuto é um dos produtores mais bem sucedidos do mundo da música, tendo vários hits e produções elogiadas. Ele está se preparando para lançar a maior era e álbum de sua vida ano que vem. O tão aguardado e comentado, “FORNAXY”.
Fizemos uma entrevista exclusiva com Tokuto com perguntas envidas pelos fãs. Aqui, ele diz sobre bastante coisas, como: A produção do FORNAXY, artistas e grupos revelação para ele, músicas e álbuns preferidos, artistas favoritos, futuros projetos, amizades e sobre seu ex grupo, Neon5. Confira:
Entrevistador: Olá Tokuto! Muito prazer em te ver e ter essa grandíssima oportunidade em conversar com um dos maiores produtores na área da música. Muito obrigado por aceitar esse convite especial para fazer essa entrevista exclusiva com a VOGUE, agradecemos muito.
Tokuto: Olá! Estou bastante animado para isso, faz muitos anos que não faço uma entrevista como essa, não sei nem o que dizer! Estou bastante nervoso, mas sei que vai ser algo bem legal! E muito obrigado vocês por me convidarem para ser capa de revista! Fico bastante lisonjeado!
Entrevistador: Por nada! Você é muito especial! Agora, vamos te perguntar algumas das dúvidas enviadas pelo público geral que mandou pra gente por e-mail. Filtramos algumas dessas mensagens e Vamos te questionar agora. Responda de forma genuína e descontraída, sem alguma pressão de ser formal. E, se não quiser responder alguma pergunta, nos avise, está tudo bem.
Você e o Caterpillar tem algum tipo de intriga após a produção do "REAL:nary"?
TK: Acho perguntas desse tipo tão engraçadas *ri* Não gente! Eu e o Caterpillar não temos NENHUM tipo de richa ou algo do tipo, somos bastante amigos e companheiros, pra ser sincero. Eu e ele sempre estamos conversando pelo Kakaotalk ou Twitter, sempre mantemos contato, é ótimo! As vezes nos encontramos em algumas festas privadas dos nossos amigos, e de vez em nunca vamos para um café conversar sobre a vida. Quando ele produz para o FORNAX eu sempre convido ele para o estúdio da TELESCOPE, acho que fica um clima mais... Aconchegante. Inclusive , estamos planejando lançar mais alguma coisa juntos... Esperem ansiosamente! Eu te amo meu amigo lagarta bonitão!
Quem é sua bias do FORNAX?
TK: Eu amo muito todas elas! São queridas demais. É meio difícil escolher uma só para amar... Até por que, 16 integrantes e futuramente 24, não tem como ter só uma favorita! Mas, eu gosto de todas igualmente. É uma resposta meio genérica, mas é a verdade!
Quando serão as próximas turnês?
TK: Hmm... Creio que alguma do FORNAX, talvez...? Eu não posso revelar muito sobre isso... Mas, posso afirmar que teremos muitas datas de turnê em breve! Na verdade... Eu posso chutar o UNi... Como eles estão com o público crescendo rapidamente, acredito que a TELESCOPE vá fazer uma turnê pra eles, mesmo que seja pequena.
O FORNAX irá retornar ao Brasil?
TK: Com toda certeza! A TELESCOPE e as meninas do FORNAX amaram o amor caloroso do Brasil. Elas voltaram do Brasil totalmente animadas! Falando que foi o melhor show da vida delas, e que todos cantaram as músicas tão alto que quase não dava para ouvir o retorno do áudio. E, como vocês sabem, eu também fui junto com elas para conhecer a região e amei! Além de que eu consegui produzir duas incríveis músicas junto do MC Dudu, "Better Dreams" e "Party Gurl" da EunJi. O Brasil é muito quente no verão! Mais que a Coreia, creio eu... Adorei ter essa experiência única nesse país tropical e amável. Elas vão voltar sim.
Com quais artistas ocidentais vocês gostariam de colaborar em futuras produções?
TK: Por que não sonhar alto? Sofia, Aghata Melina, Chelsea e Lucca! Vom toda certeza! Amo o estilo deles, principalmente do Lucca e da Agatha.
Qual sua música favorita no momento?
TK: Tasty do YOUNGBLOOD. Eu amei a maneira como os produtores conseguiram encaixar as vozes dos meninos do grupo perfeitamente com o instrumental... O "Young Ride" em si é um álbum incrível! Como eu disse na minha review lá no REface. Mas Tasty é um sentimento, amo essa música!
Vocês pensam em voltar a produzir hyperpop ou um eletrônico experimental em futuros lançamentos do FORNAX com o grupo todo?
TK: Pensamos sim, inclusive já temos algumas músicas prontas, vai vir no FORNAXY, porém, elas também vão estar em algum projeto no futuro, podem ter certeza! A essência do FORNAX é o eletrônico experimental, mesmo que nós não estejamos mostrando tanto isso em específico nos últimos retornos do grupo, estamos experimentando cada vez mais com gêneros e conceitos diferentes com as units. Inclusive o álbum solo da EunJi, "SLAY", é totalmente voltado a esse eletrônico experimental que o FORNAX já vinha explorando, só aperfeiçoamos mais ele.
Você pretende trabalhar com o Starlight no futuro?
TK: Eu penso nisso com uma frequência considerável. Eu desejaria muito que o grupo tivesse algumas produções feitas por mim sim! Quando saiu, eu adorei "Pokedance", acho uma música muito divertida. Mas, terei que esperar o debut delas.
Como foi trabalhar com o Stargaze?
TK: Incrível! As meninas são bastante amigáveis e descontraídas, pensei que ficariam apreensivas por finalmente estarem debutando, mas não! Elas estavam bem tranquilas e preparadas pra isso, foi surpreendente. Gostei MUITO de produzir todas as faixas, mas acho que a música que eu mais gostei de ter feito foi "Under The Moonlight" e "Lipstick"! *abre a boca* Essas músicas são perfeitas! Eu fico chocado até hoje, tipo "como EU fiz essas músicas?????". Adoro ouvir elas, ouço praticamente diariamente.
Como você descreveria o FORNAXY?
TK: Até o momento, eu descreveria como "o I Love Cats melhorado". Sei que isso pode assustar bastante gente *ri* mas é verdade. Acredito que nós conseguimos nos encontrar bem nesse álbum, trazendo músicas experimentais junto de faixas mais calmas, mas que tem seu valor a agregar no álbum. A parte que eu mais gosto é sem dúvidas a de "Cathouse"! Eu gosto bastante desse álbum, e espero que vocês gostem bastante dele também! Tem várias músicas no ritmo forte do Hyperpop, mas também tem várias com sonoridades e conceitos diferentes, tipo, Future Bass, EDM, R&B, Synthpop... Essas coisas assim! Acho que ficou uma boa combinação até o momento, então... Não desistam do FORNAX! Esse é o álbum em que eu mais trabalhei na minha vida toda, e olha que tenho 20 anos de carreira.
E como você descreveria o full album do UNi?
TK: Hmm... eu diria que "a verdadeira essência do UNi". Junte os últimos lançamentos e tcharam! Temos o álbum. Ele é uma combinação perfeita de tudo o que o UNi já trouxe em sua carreira. O álbum foca bastante no 2step e Future Bass, mas também tem vários gêneros incríveis! Estou ansioso para lançar esse álbum, para ser sincero. Vai ser uma boa era para o UNi, espero que dê tudo certo.
Como você conheceu o Haruto? E por que vocês são tão próximos?
TK: Eu o conheci dentro da TELESCOPE mesmo! Lá em 2027 quando eu entrei aqui, ele foi o primeiro a me apoiar, já que produzia para a empresa fazia um tempinho. Ele me ajudou em bastante coisas, logo, nos aproximamos rapidamente e somos bastante amigos até hoje! Fizemos ótimas trocas de informações sobre produção e essas coisas, ele me ajudou muito e ey também ajudei muito ele. Produzimos juntos quase sempre! E me sinto feliz por isso, sinto feliz em ter esse grande companheiro! Quando ele finalmente debutou no UNi, eu fiquei tão emocionado que chorei em ligação com ele *ri* foram grandes momentos!
Você deseja trabalhar mais com os solistas da TELESCOPE? (Will e ChaeYeon)
TK: Sim! Adorei trabalhar no "Universal Love" do Will e principalmente em "Proof of Love" da ChaeYeon em parceria com o grande rapper KJ. Acho que consegui captar a ChaeYeon de verdade, Proof of Love é uma música esplêndida! Entendo o porque do viral dela, é realmente perfeita!
Você já pensou em retornar a carreira solo e lançar algum single ou álbum novamente?
TK: Sim. Eu penso quase que mensalmente ou até semanalmente se eu deveria lançar algo e me lançar na música novamente após o meu primeiro EP "Eternal Disk" em meados de 2018. Tantas mudaram desde aquela época... Muitas coisas mesmo. Me sinto menos preparado agora, admito, mas sei que seria algo interessante para mim mesmo, superar esse "trauma" e pavor que tenho de ter contato direto com o público no palco está sendo um processo bem complicado para mim desde aquele tempo. Posso tentar preparar algo, certo? Vocês vão ouvir, né? ~ Espero que sim! Só que se eu lançar eu não vou a music bank e nem eventos... Tudo bem? Por enquanto, melhor não...
A TELESCOPE planeja debutar mais algum grupo sob sua direção criativa futuramente?
TK: No momento, não... Mas, eu acho que seria interessante vir algo com meu selo após o FORNAX debutar e ter seu espaço na música mundial. Eu não penso muito nisso agora. Mas, quem sabe num futuro distante?
Quais grupos de K-Pop você acha que vão ser um sucesso futuramente?
TK: Aposto basicamente todas as minhas fichas no Nymphae. Elas já chegaram chegando com o seu álbum de debut "Gates of Arcadia" e sua música title "Magical Girls", que é um espetáculo de vocais do White Horse do K-Pop. Me lembra bastante grupos antigos, me traz essa grande lembrança nostálgica... Eu espero colaborar com elas futuramente em alguma produção ou composição, acho que é um dos meus objetivos no momento, gosto bastante delas.
E artistas fora do K-Pop?
TK: Lucy e DELILAH são minhas maiores apostas do pop! Me surpreende bastante como a DELILAH é outra artista nova que ja chegou chegando e conquistou milhares de fãs da noite pro dia, é fantástico! "EXPLODE" é um grande fenômeno. Já a Lucy, vem apostando nesse conceito y2k, algo mais... R&B e coisas do tipo, e que, sinceramente, acho que pode dar certo! Eu só acho que ela tem que tomar bastante cuidado para nao soar tão... ultrapassado. Não estou criticando, jamais! Mas, é só eu metendo o dedo onde não fui chamado memso! Sucesso pras duas.
Qual é seu artista favorito da MAPS ent.?
TK: RAVEN, CELESTIAL e curto bastante a sonoridade do Huh Twink também. O RAVEN traz esse diferencial no K-Pop por ser um grupo de Rock e totalmente com o conceito voltado ao Dark. O CELESTIAL tem essa pegada mais experimental que eu amo! Além dos photoshoots lindos. Já o Huh Twink tem um som maravilhoso! Se eu pudesse, moraria em músicas EDM/Future Bass!
Você pensa em trabalhar para algum grupo fora da TELESCOPE?
TK: Com toda certeza. Eu queria muito produzir ou pensar em algumas coisas das eras de alguns grupos de fora da TELESCOPE, principalmente produzir. Pode parecer loucura, mas eu tenho várias e várias demos em meu computador para grupos e artistas diferentes do K-Pop *ri* Até porque, vai que algum dia eu trabalhe com eles, não é mesmo!? Ai eu já tenho algumas opções prontas. Essa é minha carta na manga!
Como foi/está sendo a seletiva de escolha de membros do FORNAX?
TK: Confesso que está sendo um pouco difícil. Estamos filtrando e escolhendo as integrantes dedo a dedo, cada uma delas. Eu gosto bastante da lineup final, acredito que o grupo todo tem um talento específico em alguma área específica da música e algumas tem talento em tudo que se possa imaginar, e eu acho que isso é bom para o equilíbrio do grupo. Tentamos escolher as mais talentosas disponíveis ao nosso alcance, e não acho que falhamos nessa missão tão demorada e complicada.
E como foi a do UNi?
TK: Foi bem fácil, na verdade. Tinhamos o número exato de treinees já. Como os meninos do BOO!M saíram da empresa menos o Will e WonMu, ficou mais fácil para escolhermos. De início, o Will iria estar no grupo, mas, acabamos optando em deixar ele como um solista mesmo, e ele também queria isso. O WonMu topou na hora entrar no time, então não foi complicado. O restante já eram bem próximos antes mesmo do debut, então foi moleza eles se verem como um grupo. O Minzhi provavelmente foi o que mais se encaixou no grupo, mesmo chegando bem tarde por ser estrangeiro. Ele brinca bastante com os membros e arrisco em dizer que provavelmente é o mais admirado entre seus colegas.
Qual seu álbum e música preferido do FORNAX?
TK: Hmm... De álbum eu diria que o ETHEREAL! Eu gosto bastante de como esse álbum é bastante visual e explorado, mesmo com alguns deslizes, acho wue fizemos um bom trabalho nesse álbum. Tanto que é o maior sucesso comercial do FORNAX até hoje! E, claro, a minha música favorita fica entre muitas! Mas eu amo de paixão "Meon Like A Cat"! Não sei nem o que dizer da GENIALIDADE dessa faixa! Ela é a cara do FORNAX e nada mais! É super experimental, tem várias músicas dentro de uma só, e o melhor é que tudo isso foi feito aos mínimos detalhes e ficou PERFEITO!
E do UNi?
TK: Eu gosto bastante do álbum de debut deles. É um álbum bastante coeso e cumpre exatamente o que promete, gosto dessa vibe experimental não tão forte, mas que está ali, algo que é único mas não estranho estilo FORNAX. Just You In My Mind é um bop, eu estou escutando bastante essa música nos últimos meses, não só por que eu mesmo produzi, mas também por que é um material tão... Eterno! *ri*
E fora da TELESCOPE?
TK: Eu diria que "WATERFALLS" do CELESTIAL. Eu gosto bastante da vibe desse álbum e acredito que no momento seja um dos melhores e mais coesos álbuns que eu já fiz review. "CRIMINAL" e "END ON FLAMES" soam como jóias raras... É o puro suco da terceira geração do K-Pop, simplesmente mágico!
Você tem algum álbum físico de K-Pop de algum grupo/artista de fora da TELESCOPE?
TK: Vários! Eu posso dizer quase fielmente que tenho em casa praticamente todos ou pelo menos a grandíssima maioria dos álbuns de K-Pop. Eu sou um colecionador amador de produtos de K-Pop desde meados de 2017/2018! Um dos meus primeiros álbuns foi um álbum do QUEENDOM, um grupo bem antigo já. Hoje em dia eu tenho muitos e muitos álbuns na minha casa. Eu costumo comprar em pré venda para vir os brindes mais raros possíveis. Alguns exemplos são: Eu tenho o SYGYZY, YOUNG RIDE, o WATERFALLS, e sei que é fora da TELESCOPE, mas da TELESCOPE eu tenho todas as versões de todos os álbuns lançados lá! E sinceramente, eu adoro... Dos mais recentes eu confesso que comprei o "Gates of Arcadia" e o álbum de debut do CL0V3R que me fugiu o nome no momento... Perdão. Eu também comprei um álbum de debut de um grupo masculino em pré venda há mais de 2 anos e o álbum nunca chegou aqui na minha casa... Acho que levei algum tipo de golpe...
Qual é o trabalho em que você está mais se dedicando no momento?
TK: Sem sombra de dúvidas, o "FORNAXY". Após o incidente que ocasionou a exclusão criminosa de mais da metade do projeto, meu mundo caiu. Foi um momento muito triste para todos dentro da TELESCOPE, nós perdemos muitos conteúdos já prontos e preparados para o lançamento... Então, desde aquele dia, estamos lutando cada dia mais para entregar a mesma ou até superior a qualidade sonora e visual que tínhamos preparado e prometido aos fãs. E, para ser sincero, está sendo um processo bastante complicado e exaustivo. Estamos trabalhando o triplo a mais que antes. Mas, sabemos que é por uma boa causa. O álbum deve estar em torno de uns 75% completo contando com a parte recuperada, então, esperem só mais um pouco, estamos quase lá. Como já anunciado antes, vamos fazer o debut de uma nova unit do FORNAX esse ano, o NGC, então por favor, dê muito apoio para elas! As novas integrantes estão arrasando em tudo que se propõe a fazer. Isso é FORNAX! Isso é NGC! E um spoiler, o álbum de debut delas lembra um pouco o FORNAXY e até o I Love Cats , de uma boa forma, claro.
Quando você começou a produzir?
TK: Faz bastante tempo, na verdade. Minha primeira música que foi totalmente produzida por mim foi em 2017 para meu grupo Neon5 no nosso quinto mini album, "Been: N.5", a música se chama "Wind"... Lembro como se fosse ontem! Eu amo essa música até hoje... Antes eu produzia também, mas era mais uma participação mínima mudando algumas coisas ali e aqui, nada muito grande. A primeira vez que fui creditado oficialmente em uma música foi em 2012 na title do nosso terceiro full album! Foi tão mágico... As vezes sinto saudade desse tempo...
O que você acha do cenário pop atual?
TK: Bom, ele está crescendo cada dia mais, tal qual o K-Pop... Alguns artistas que eu venho escutando MUITO ultimamente é: Lucca, Aghata Melina e DELILAH. Gosto bastante de "Sunset" do Lucca, é uma música bem completa e ainda tem 4 minutos de duração... Perfeição! Eu ando escutando bastante o último álbum da Agatha, "Haunted Hallways", principalmente a faixa "Treason". Como eu já disse anteriormente, DELILAH mesmo tendo apenas uma música, me chamou bastante a atenção com "EXPLODE", essa é uma faixa chiclete e um início único para a cantora, além disso, adorei produzir o remix dessa música! Confiram lá depois!
Você ainda mantém contato com os membros do Neon5?
TK: Por incrível que pareça, sim! Nós temos um grupo no Kakaotalk onde conversamos algumas vezes, não é tão frequentemente assim pois todos nós sempre estamos muito ocupados, mas, conversamos bastante quando temos tempo. Acho que talvez nós todos conversamos mais pelo privado um do outro do que pelo grupo, na verdade *ri* Nosso grupo faz 20 anos no ano que vem... E estamos pensando num possível retorno...? Talvez? Não sei... É muito difícil para todos nós, mesmo que já tenha 10 anos, é algo bem... Forte pra gente. Mas, espero que dê certo, estou torcendo para isso!
Entrevistador: É isso! Muito obrigado pela sua participação, Tokuto. Foi um prazer enorme ter você como convidado aqui, amei conversar com você e ter esse momento de troca tão íntimo e sincero. Continue sendo essa pessoa brilhante e maravilhosa que você é, espero que você consiga voar cada vez mais alto! O céu é o limite para você.
TK: *escorre uma lagrima* Muito obrigado por essas palavras, eu me emociono demais vendo... Até onde eu cheguei... Sempre tive esse sonho de ser produtor e poder pensar no meu próprio grupo do 0. Mesmo o FORNAX sendo uma bagunça as vezes, tenho que admitir que sim. Eu acredito que minha cabeça anda meio bagunçada também e isso influência demais nas minhas produções... Mas, sei que isso vai passar, certo? Enfim, obrigado por ser esse entrevistador incrível! Não me senti nada desconfortável aqui, e acredito que seja a primeira vez nos meus longos 20 anos de carreira que eu não me senti atingido durante uma entrevista. Continue sendo esse profissional competente e gentil! Foi um prazer enorme participar dessa grande e fabulosa entrevista com você! Obrigado, novamente! E me desculpe qualquer coisa.
Entrevistador: É isso! Muito obrigado pela sua participação, Tokuto. Foi um prazer enorme ter você como convidado aqui, amei conversar com você e ter esse momento de troca tão íntimo e sincero. Continue sendo essa pessoa brilhante e maravilhosa que você é, espero que você consiga voar cada vez mais alto! O céu é o limite para você.
TK: *escorre uma lagrima* Muito obrigado por essas palavras, eu me emociono demais vendo... Até onde eu cheguei... Sempre tive esse sonho de ser produtor e poder pensar no meu próprio grupo do 0. Mesmo o FORNAX sendo uma bagunça as vezes, tenho que admitir que sim. Eu acredito que minha cabeça anda meio bagunçada também e isso influência demais nas minhas produções... Mas, sei que isso vai passar, certo? Enfim, obrigado por ser esse entrevistador incrível! Não me senti nada desconfortável aqui, e acredito que seja a primeira vez nos meus longos 20 anos de carreira que eu não me senti atingido durante uma entrevista. Continue sendo esse profissional competente e gentil! Foi um prazer enorme participar dessa grande e fabulosa entrevista com você! Obrigado, novamente! E me desculpe qualquer coisa.