[ASIA] Entrevista de FaanG em “Fun & Musik” da MBC Radio
Jul 28, 2024 1:48:56 GMT
Post by junnieal on Jul 28, 2024 1:48:56 GMT
FaanG foi à MBC Radio, ao programa “Fun & Musik”, apresentado por Kim Hyun Joo, falando um pouco sobre sua carreira e comentando sobre o mais novo lançamento de seu álbum “Shades”, disponível nas plataformas digitais desde o dia 17/07.
Kim Hyun Joo: Boa noite, nossos queridos ouvintes e seguidores de nossos canais digitais! No “Fun & Musik” de hoje, temos um convidado muito especial. Ele é compositor, produtor e o mais novo solista do K-Pop! Lançando seu primeiro single “Prism”, concorreu a ilustres premiações, demonstrando ser um artista nato, de enorme talento. E ao lançar seu mais novo álbum “Shades”, obteve mais de 20 mil cópias na primeira semana de vendas. Por favor, uma salva de palmas para FaanG! Seja muito bem-vindo ao nosso programa!
Uma pequena parte do refrão de “Violaceus Villain” começa a tocar ao fundo, enquanto o efeito sonoro de palmas é reproduzido pela mesa da apresentadora, que também bate palmas.
FaanG: Olá! Eu sou o FaanG! É um prazer estar aqui, no “Fun & Musik”.
Kim Hyun Joo: Mais uma vez, seja muito bem-vindo ao nosso programa. Bom, podemos começar conhecendo um pouco mais sobre você. Vejo aqui que por mais que você tenha debutado como idol recentemente, seu trabalho já é um tanto conhecido por outros projetos, é isso mesmo?
FaanG: Certíssimo. Antes de me tornar um idol e debutar efetivamente, eu compunha e produzia canções a outros artistas, mas atendia por outros nomes, já que os holofotes nunca me foram um objetivo tão grande, e sim, o meu trabalho, a minha arte.
Kim Hyun Joo: Então essa seria a primeira vez em que você está promovendo, com suas próprias mãos, um trabalho que fez, certo?
FaanG: Isso, foram poucas as vezes em que eu subi num palco e me expressei abertamente. Já cheguei a fazer alguns shows um muito pequenos no passado, principalmente com versões de canções que compus, mas que foram cantadas por outras pessoas. Eram como covers, eu diria. Eu pegava a letra da música e dava um toque muito mais “FaanG” de ser, por meio da mixagem, dos vocais e do compasso.
Kim Hyun Joo: Podemos dizer então que você está um tanto acostumado à multidões? Mesmo que fossem pessoas num nível bem menor do que os dias de hoje?
FaanG: Exatamente. Fiquei muito nervoso pelo meu primeiro debut stage, mas encarei como se estivesse diante de um público menor, por mais que além de ser feita a uma plateia, a apresentação também estivesse sendo transmitida na TV.
Kim Hyun Joo: Posso afirmar que a sua apresentação de “Prism” foi perfeita. Realmente me parecia ser feita por alguém com certa experiência.
FaanG dá um pequeno riso.
FaanG: Muito obrigado, fiz o melhor que pude.
Kim Hyun Joo: Agora… Voltando à questão das composições que fez para outras pessoas, você poderia nos dizer algumas delas?
FaanG: Hum, infelizmente, não posso revelá-las agora, e muitas delas ainda estão para ser lançadas. Mas prometo a todos que saberão em breve, quando ocorrer.
A apresentadora aplaude silenciosamente o comentário de FaanG enquanto ele faz um “joia” com as mãos para as câmeras que filmavam o estúdio.
Kim Hyun Joo: Aproveitando esse ensejo sobre lançamentos, você costuma ter experiências frequentes onde as músicas que compõe demoram para ser divulgadas?
FaanG: Isso é bem frequente, na verdade. Nós, compositores e produtores criamos diversos arranjos, demos e esboços de letras de tempos em tempos. Muitas vezes oferecemos a proposta inicial da música a pessoas terceiras ou até mesmo a utilizamos em futuros projetos. Um exemplo bem grande disso é a canção “I’m so yellow… (even blue)” de meu álbum, a qual escrevi a letra há bastante tempo. Ela conta, em português, a história de uma paixão adolescente que eu tive ao ensino médio. Agora, que sou mais velho, onde tenho mais experiência com os arranjos e a melodia, e conheço mais da língua portuguesa, consegui aprimorá-la para ser uma boa música.
Kim Hyun Joo: Mesmo que eu não entenda muito bem o português, ouvi essa canção, e ao procurar traduções, achei a história que ela conta bastante interessante. Para nossos ouvintes que ainda não a escutaram, você poderia lhes dar uma palhinha da música?
FaanG: Com certeza!
FaanG ajeita o seu microfone e a posição em que se sentava à cadeira.
Kim Hyun Joo: Com vocês… FaanG, com “I’m so yellow… (even blue)”!
Uma contagem regressiva silenciosa é feita e a canção começa a tocar, onde FaanG entra com o vocal assim que ela se inicia. À parte do solo de guitarra, FaanG faz o gesto de tocar o instrumento com as mãos e se movimenta levemente sobre a cadeira. O restante da canção é executado perfeitamente, com apenas os backing vocals se fazendo presentes junto ao instrumental, onde o artista mostra bem as habilidades de canto ao vivo. A apresentadora também curte a música, ainda sentada em sua cadeira e coordenando algumas coisas em sua mesa de mixagem, mexendo os braços como se estivesse num show de rock. A apresentação enfim termina, e FaanG ergue seu punho em comemoração.
Kim Hyun Joo: Muito bem! Este foi FaanG com “I’m so yellow… (even blue)”. Uma salva de palmas.
O efeito de palmas misto às palmas da apresentadora se faziam audíveis, antes de se encerrarem.
Kim Hyun Joo: E continuemos com a nossa entrevista. Voltando ao assunto sobre composições, pois você mesmo se intitula como um idol produtor e compositor; na sua opinião, qual foi a música mais difícil de escrever em seu álbum, não necessariamente me referindo à questão técnica, mas em relação aos sentimentos, já que “Shades” é um álbum sobre cores e emoções, e coloca em evidência cada uma delas.
FaanG: Hum… (ele para um tempo para pensar). Com certeza foi “I Miss You”. Ela é uma das músicas, onde eu diria que mais… “infelizes” do álbum. Eu a compus assim que terminei um relacionamento, onde a pessoa na qual namorava me traiu com outra em nossa casa. Essa história também é contada em “Violaceus Villain”, a faixa título. Quando escrevi “I Miss You”, eu precisava descarregar todo aquele sentimento de tristeza que eu mantinha dentro de mim. Porque eu ainda amava muito a pessoa que me traiu, mas eu precisava me manter resiliente, precisava entender que aquilo tinha terminado. A gravação dessa canção não foi muito tempo depois do fim de tudo. Ao ler a letra, o sentimento ainda era tão latente, que pedi ao Yone, o produtor da canção e um grande amigo meu, para fazer algumas pausas entre as gravações. Hoje em dia, estou perfeitamente bem em relação a isso. Porém, realmente, posso admitir que “I Miss You” é uma canção dolorosa, mas sinto que fiz um bom trabalho no fim.
FaanG pegou uma garrafinha d’água, bebendo um pouco do conteúdo.
Kim Hyun Joo: Realmente, “I Miss You” é uma ótima canção. Sua voz mostra muito bem o sentimento dela, é uma música que “rasga o coração”.
Ambos deram risada ao termo usado.
Kim Hyun Joo: Bem, FaanG. Agora, voltando um pouco mais ao passado, pode nos dizer um pouco mais sobre como decidiu se tornar um idol do K-Pop? Quando foi que você despertou essa vontade de estar na frente de toda a correria e a visibilidade de um artista coreano em meio à mídia?
FaanG: Tudo começou quando eu entrei na Body&Seoul, por volta de uns quatro anos atrás, depois de terminar a minha faculdade de música. Até então, eu só me candidatei à vaga de produtor que um amigo havia me recomendado. Na época, não desejava muito a visibilidade de um idol, por mais que ouvisse bastante os mais diversos grupos de K-Pop e principalmente os cantores do R&B, tanto como um entusiasta da música, como um consumidor do conteúdo. Enfim. Para produzir e compor, você precisa saber cantar e tocar instrumentos. Eu já fazia isso tanto no trabalho, quanto em eventos e cantava bastante nos karaokês, desde muito novo. Certa vez, numa noite em que saí com uns amigos, e já estava empregado como produtor da B&S, uma pessoa me ouviu cantar e dançar e disse que eu tinha um talento muito grande para o K-Pop. Nunca tinha me imaginado dessa forma, mesmo que para os grupos de K-Pop aos quais já compunha, tivesse que cantar para fazer as primeiras demos; coreografar, treinar e ter carisma para apresentações nunca tinha passado pela minha mente. Um instante…
FaanG dá mais um gole d’água.
FaanG: Bem, depois daquilo, aquela fala ficou na minha cabeça, e com o tempo, a levei em consideração. Dali, num certo dia, na própria Body&Seoul, me candidatei para ser um dos trainees e me escalaram como solista. Nisso, o CEO decidiu aproveitar meu talento tanto para cantor, quanto para compositor e produtor. Dali, permaneci com minhas atividades de produção e treinei por volta de um ano e meio até enfim debutar como idol “self-producer”, tendo a mão sob praticamente todo o conteúdo que faço. É óbvio que eu não faço tudo sozinho, tenho uma série de outros produtores e compositores que estão ao meu lado. Enfim, confesso que a vida como um idol no K-Pop, para mim está sendo uma experiência ótima. Estou amando todo o carinho que venho recebendo de colegas e fãs, e prometo me dedicar mais e mais para novas músicas.
FaanG faz um gesto de coração para a câmera, seguido de um sorriso largo.
Kim Hyun Joo: Seu trabalho é admirável, FaanG. Te desejo cada vez mais sucesso nessa sua nova trajetória.
FaanG agradece cordialmente com a cabeça e dá um sorriso, onde Kim Hyun Joo o aplaude mais uma vez.
Kim Hyun Joo: Bom, nossa entrevista, infelizmente, está chegando ao fim.
Um efeito sonoro de uma plateia entristecida é reproduzido, e a apresentadora faz uma cara triste.
Kim Hyun Joo: Mas obviamente não íamos terminar sem antes o FaanG cantar a sua mais nova música, “Violaceus Villain”!
O estúdio prepara o local e entrega na mão de Hyun Joo o álbum físico de “Shades”, e “Violaceus Villain” começa a tocar. FaanG volta a se ajeitar na cadeira e arruma a mesa de mixagem de acordo com a sua preferência, começando a cantar em seguida. A apresentadora mexe os lábios e aproveita a batida da música para movimentar um pouco o corpo, mostrando à câmera que filma o estúdio, o álbum que segura, balançando para chamar a atenção. FaanG executa passos simples da coreografia, e tira o microfone do pedestal, começando a movimentar as mãos para fazer o rap com mais imponência, olhando algumas vezes para a câmera com um riso de canto. O cantor apontava para a câmera diversas vezes quando repetia palavras como “you”, presentes na letra, enquanto executava as notas mais altas da melodia. A performance terminou, com FaanG agradecendo com a cabeça. Mais uma vez, o som de palmas torna-se audível, e todos voltam às suas posições.
Kim Hyun Joo: Maravilhoso! FaanG, muito obrigada pela sua presença no “Fun & Musik” de hoje.
FaanG: Sou eu quem agradeço por poder estar neste programa maravilhoso. Foi um enorme prazer.
Kim Hyun Joo: Desejo tudo que há de melhor para sua carreira. Venha mais vezes! Fighting! Aos nossos caros ouvintes e seguidores de nossos canais, acompanhe FaanG neste e seus próximos projetos. O álbum “Shades” está disponível em todas as plataformas digitais. Também adquira a sua versão física, nas mais diversas lojas físicas ou e-commerce. Até a próxima!
[Divulgação para “Violaceus Villain” e “I’m so yellow… (even blue)”]