[LATIN] AWA no Fantástico
Jul 14, 2024 1:24:02 GMT
Post by luis on Jul 14, 2024 1:24:02 GMT
[Divulgação de AWA - Vampiro]
O programa começa com cenas de AWA andando descalço em uma praia deserta, de costas pra câmera e observando o mar. Enquanto anda, a narração de Renata Ceribelli começa.
"Deixar de ser seguido pelo marido em redes sociais foi uma demonstração pública de que a relação entre o casal não ia bem. Dois dias depois, três músicas são lançadas de surpresa de forma independente, confirmando pros fãs e pro resto do mundo que aquela parceria entre cantor e produtor tinha chego ao fim, junto com o casamento. Silêncio absoluto vindo dos dois lados, mais exatamente por 212 dias. Hoje, o cantor pop AWA escolhe quebrar o silêncio e justificar seu sumiço."
"Eu sempre quis esse momento. Eu não sinto essa liberdade desde o meu primeiro disco, o Ribuliço. De cantar o que eu quero, onde eu quero, falar o que eu quero. Tem muita coisa que as pessoas não sabem. Eu também precisei de tempo pra assimilar tudo, mas acho que esse é o início."
O programa mostra algumas participações de AWA em programas da Globo; seu nome sendo chamado por Ana Maria Braga, Luciano Huck, Marcos Mion e outras celebridades. Enquanto exibem cenas de AWA em premiações e alguns de seus clipes, a narração continua:
"AWA, hoje com 29 anos e 7 anos de carreira, construiu um currículo com feitos astronômicos. Estourou músicas em nível global, venceu grammys, teve a turnê nacional mais bem sucedida da década e esse ano, esteve no palco do SuperBowl ao lado da amiga e superestrela Sofía. Os dois chegaram no topo das paradas globais com "Juicio Final", um dos grandes hits do ano. O cantor, dono de três discos, constrói uma base de fãs bem consistente desde que começou a ganhar ascenção: AWA foi até a semifinal do BBMD21, edição histórica do reality onde conquistou o amor do público brasileiro e fez uma aliança insuperável com a vencedora, Sofia. Desde ali, AWA tem marcado grandes momentos da cultura pop brasileira, sempre se mantendo discreto e longe de grandes holofotes na sua vida pessoal."
"Muita gente me chamou de louco por eu desativar meu instagram na época do reality. As pessoas pensavam que eu tava perdendo a oportunidade da minha vida, mas felizmente consegui continuar presente e fiz muitos comerciais e aparições, até finalmente conseguir começar minha carreira como artista. Eu precisava dessa barreira entre vida pessoal e vida artística, porque já tinha me exposto demais. É o reality mais assistido do planeta. E embora eu tenha amado, ser assistido de forma tão próxima não é uma coisa que combina comigo. As pessoas já me conheciam, sabiam do meu jeito, meus defeitos, já tinham suas opiniões formadas. Dali pra frente eu queria que fosse arte, e apenas arte, que fosse opinada e consumida vindo de mim. E posso dizer hoje que deu certo."
"Já no disco de estréia, ele chegou ao topo das rádios brasileiras com o hit 'Cadeado'. Cantou ao lado de lendas como Lazuli e Tieta, gravou um disco ao vivo, participou de festivais. Mas o que parecia ser um conto de fadas, começou a se tornar um pesadelo no álbum seguinte..."
"Durante o Ribuliço foi tudo perfeito, incrível mesmo. Eu tive o Iuri, meu ex-marido, como produtor do disco e meu agente também. A gente cuidou de tudo juntos, além da equipe de relações públicas que eu já tinha. Quando começamos o Marés, os problemas começaram... Eu queria seguir o mesmo ritmo calmo que segui no primeiro disco, mas fui pressionado a fazer mais e mais. Ele dizia que era uma oportunidade única, que eu precisava sacrificar algumas coisas se eu quisesse ser uma estrela e eu respondia "Iuri, eu não quero ser. Eu não preciso ser. Não preciso de mais que isso". Mas aconteceram situações de ele assinar contratos com minha assinatura, me confirmar em entrevistas sem minha autorização... Ele descartou cerca de 30 músicas pra esse disco. A minha versão era bem diferente da versão final, a que foi lançada e que todos amam. Eu também amo, mas tenho uma relação complicada com esse álbum."
"AWA saiu em turnê com o Marés e ainda fez um cruzeiro promovendo o disco. Mas a situação não procedeu bem. O cantor fala que recebeu menos da metade dos lucros e o restante, Iuri dizia que gastava com a publicidade da turnê, dinheiro esse que nunca foi declarado ou comprovado. Ele estendeu o período do cruzeiro por mais uma temporada, e foi quando AWA perdeu o aniversário da mãe."
"Ali foi a gota d'água pra mim. Não consegui perdoar ele por isso, e eu não tinha como bancar a multa contratual caso eu não fizesse os shows porque eram navios internacionais, era realmente muito caro... No fim, a gente se separou. Voltei pra minha casa em Castanhal e ele ficou morando no meu apartamento no Rio de Janeiro. Isso foi por umas duas, três semanas. Nesse tempo separados eu resolvi gravar outro disco, em segredo com amigos próximos. Lancei "A Gente Se Ajeita" só cinco meses depois do Marés e ninguém entendeu nada, nem ele. Ele ficou creditado no álbum porque usamos alguns arranjos antigos feitos por ele, mas não participou no processo."
O Fantástico mostra cenas de produção do álbum e cenas de AWA no grammy, quando venceu pelo mesmo.
"O terceiro disco, justamente o que não teve influência do até então marido, se tornou o álbum mais aclamado da sua carreira até o momento. Tem uma nota grande pela crítica e pra muitos é considerado um dos melhores discos da década, em âmbito mundial. Depois disso, a situação perdeu o controle..."
"A recepção do álbum pegou ele totalmente de surpresa. Eu voltei pro Rio porque precisava promover na Ana Maria, e quando fui pro meu apartamento, tava tudo uma bagunça. Completamente revirado. Tudo quebrado, rasgado, não tinha um móvel de pé. Ele destruiu tudo e deixou uma carta no chão se despedindo, junto com a aliança. Eu achei que ia terminar ali, mas seria muito fácil (AWA começa a embargar a voz e fica com os olhos marejados). Eu chamei a polícia na hora, mas ele voltou pro apartamento antes. Ali nós tivemos uma briga em que ele me agrediu ... (Pausa). Ele fugiu e eu resolvi prestar boletim de ocorrência só pelos danos da casa. Foi muito, muito difícil."
"AWA diz que dali em frente, eles nunca mais se viram. Ele desistiu de promover o disco e ficou recluso de volta em sua cidade natal, Castanhal no Pará, até que o andamento do pedido de divórcio chegasse ao fim. O processo demorou alguns meses e no mesmo dia em que foi oficializado, a notícia saiu nos jornais. Dois dias depois, AWA lançou um pequeno EP chamado "jamais", encerrando a história".
"Eu nunca tive uma recaída tão forte na vida. Fui de dois álbuns vencedores do grammy pra um... marasmo. Quando lancei o "jamais", eu só queria que o assunto acabasse logo e que eu pudesse sumir. Era tudo muito constrangedor pra mim, de forma tão pública. As três músicas são muito fortes e foram gravadas em momentos muito delicados pra mim... Eu sumi logo depois. Vi um AWA em depressão e sem nenhuma perspectiva de futuro. Não fazia ideia do que seria dali pra frente então só sumi e voltei a viver uma vida normal."
"O apoio incondicional dos fãs e de amigos da indústria foi crucial pra que o cantor voltasse a sentir confiança e a voltar pro seu tão merecido palco."
"Lembro que quando anunciaram Sofia no SuperBowl, eu comemorei demais. Liguei pra ela, choramos juntos, passamos a noite falando sobre o passado e o presente. E no fim da ligação ela disse "Você tem que estar lá comigo". E eu disse "Claro, vou estar lá no primeiro lugar da platéia" e ela falou "Não, comigo. Em cima do palco. Tem que ser você, só pode ser você." Eu não acreditei. Primeiro eu ri, depois chorei. Peguei um avião pra Espanha e vivi por lá até o grande dia. Participei de todos os ensaios. Aquilo trouxe de volta um brilho em mim que eu já não sentia a muito tempo, e ela sabe disso. Sempre vou ser eternamente grato. Foi mesmo histórico, uma celebração linda da cultura latina. Depois daquilo eu comecei a produção do meu próximo disco, gravamos Juicio Final e bom... (risos). Uma reviravolta inesperada mas muito bem vinda, né?"
A parte documental acaba e Renata Ceribelli e AWA aparecem juntos, agora em uma entrevista que mostra de fato o rosto dos dois. Renata começa perguntando:
R: Você escolheu continuar longe das mídias sociais. O que te levou a essa decisão?
AWA: Eu percebi que era o mais conveniente pra mim, Renata. E ainda acho isso. Nossa música estourou e de um jeito ou de outro, meu nome estava sendo falado de forma positiva de novo. De forma que envolvesse a minha música e não uma fofoca. Isso foi o que me motivou, foi o que me trouxe propósito de novo. Lembrei como eu amava escreve e mais ainda cantar. Lembrei que amava ver a reação das pessoas com alguma música minha. Eu precisava sair desse vazio e começar uma etapa nova, deixando o drama pra trás. Eu chorei muito no reality, mas juro que drama não combina comigo (risos). Eu sou leve. Ou melhor, eu sempre quis ser leve. Isso é parte do processo pra isso.
R: Você começou seu novo trabalho com "Vampiro".
AWA: Isso mesmo, lancei meu primeiro single solo depois de quase um ano (risos). "Vampiro" é um pop mais animado, que me leva pra raiz do meu começo. Eu precisava disso. É claro que vão ter músicas tristes no disco porque é meu estilo, mas quis abrir a era com uma coisa mais UP dessa vez. É uma música pra cantar alto mesmo com os amigos, sabe? Não vejo a hora de cantar num show. Não vejo a hora de cantar esse álbum inteiro num show.
R: Você quer sair em turnê de novo, depois da "Marès?" Já faz um tempinho.
AWA: Quero, mas vai ser diferente agora. Eu não quero exagerar. Preciso fazer no meu ritmo e do meu jeito, agora sob o meu controle. Mas isso é um plano não muito breve. Tenho outros planos por agora que envolvem apenas agradar os meus fãs. Esquece carreira internacional, premiações e tudo mais. Eu vou fazer só o meu dessa vez, é o meu jeito. Eu perdi um auge e agora tô em busca de um de novo, agora na minha melhor versão.
R: O que você pode dizer sobre esse seu quarto álbum? É do seu jeito?
AWA: Todos os meus são, mas esse é bem eu. Traz uma mudança interessante na minha sonoridade e eu tomei alguns riscos até que necessários pra coisa ficar interessante de novo. O álbum é inspirado em "A Hora da Estrela", da nossa grande Clarice Lispector, e é um álbum conceitual. Tem história com início, meio e fim. Todas as músicas foram pensadas pra estar nele. Não posso revelar o nome ainda, mas está bem breve. Cês sabem que eu não consigo me aguentar muito tempo (risos).
"Um exemplo de sucesso, pessoa, de talento, mas acima de tudo, de força. AWA volta agora com uma mensagem: nunca é tarde pra voltar pro que você mais ama."