[LATIN] SOFÍA X NO ES TARDE
Jun 6, 2024 21:57:55 GMT
Post by adrian on Jun 6, 2024 21:57:55 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA JUICIO FINAL & NO SÉ CUANDO SE ACABÓ]
Sofía entrou no palco do programa argentino No Es Tarde acenando para a plateia que comemorava a sua chegada. Ela também abraçou os apresentadores ao se aproximar da bancada em que ficaria lara a entrevista. Ela veestia um terno da cor preta: a parte superior da vestimenta cobria apenas a metade acima do umbigo e calça possuía pedras brilhantes em toda a sua extensão. Demorou pouco mais de um minuto para que o publico, composto majoritariamente por fãs da cantora, pudessem fazer silêncio para que a entrevista, enfim, pudesse começar.
[TÂNIA] Nossa, seus fãs são realmente barulhentos! No seu lugar eu teria muito orgulho de uma fan base como essa.
[SOFÍA] Eu tenho! Amo todos eles e não poderia estar mais de ter construído uma base de fãs que estão sempre dispostos à apoiar o meu trabalho, sendo ouvindo as músicas como me acompanhando nos programas em que participo. Aliás, acredito que essa é uma das poucas vezes em que estou junto deles para uma entrevista.
[ROBERTO] Nós fizemos questão de que todes estivessem aqui para prestigiar sua idolat, mas também, terão oportunidade de fazer perguntas para você. Então se prepara que daqui há pouco será a vez deles conversarem com você.
O público grita e começa a aplaudir.
[TÂNIA] Bem, em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer por sua presença no programa de hoje, sabemos que você está cansada dos últimos shows no Peru e ainda assim você viajou para nos encontrar pessoalmente. Eu queria saber de você como é o sentimento depois de mais de vinte shows na América Latina.
[SOFÍA] Eu que agradeço pelo convite de vocês e jamais pensaria em declinar. Ontem foi o último show antes de finalizarmls essa etapa latina da turnê e, sinceramente, estou cansada, mas, ao mesmo tempo, me sinto renovada por toda a energia que me foi compartilhada nos últimos dois meses pelos milhares de fãs que me acompanharam todas as noites. Eu, particularmente, sou uma artista que ama fazer shows e turnês e nada mais gratificante que ver estádios lotados e que, a cada música, as vozes se amplificam e o sentimento perde qualquer barreira que os possa estar impedindo de sair. E é por isso que gosto tanto de estar nos palcos: nenhuma mensagem em rede social vai suprir a presença que sinto dos meus fãs nos shows. Depois do álbum finalizado foi a primeira coisa que pensei: “ok, agora temos de pensar na turnê”.
[ROBERTO] Nem consigo imaginar o trabalho que deve ter dado fazer mais de vinte shows nesses dois meses. Como você se preparou para essa primeira etapa?
[SOFÍA] Eu tenho medo de iniciar algumas coisas, então busquei dar o melhor de mim nesses primeiros shows. É o momento que o público descobre a setlist, vê as coreografias e tudo isso traz um julgamento. Se positivo, vai te dar confiança ; se negativo, te atinge e te deixa insegura. Toda vez que tenho que lançar um lead single, o primeiro single de um álbum, é um período repleto de dúvidas e questionamentos. O mesmo acontece nesses primeiros shows. O primeiro mesmo foi no Brasil, em São Paulo, e vocês não sabem o quanto eu estava nervosa para que tudo saísse perfeito. Havia uma autocobrança muito grande de minha aprte. Passei dias sem dormir e vendo quais eram os planos, questionando se era o melhor que eu poderia oferecer mesmo, enfim. Isso tudo após meses de preparação física, vocal e material. Fazer uma turnê é muito caro, principalmente se for focada em estádios, então havia – e ainda há – uma preocupação grande em ter público suficiente para pagar todas as despesas e etc. Foram shows maravilhosos, mas não nego que estava amedrontada em todos eles [risos].
[TÂNIA] Imagina se não estivesse nervosa o que entregaria, garota. Eu e minha filha, que é muito sua fã, estivemos presentes em um dos shows aqui na Argentina e vimos todo o seu poder em cima de um palco. Talvez você não saiba, mas a sua inspira e dá fôlego. Como dá para ver, eu sou uma pessoa mais velha e a minha geração musical é outra, mas em você eu pude enxergar um pouquinho de todos os meus ídolos reunidos. Eu cantei até mesmo as músicas que não sabia cantar. Você tem noção disso?
[SOFÍA] Oh, você não sabe o quanto eu fi o feliz de ouvir isso de alguém. Não apenas pelo elogio, óbvio, mas por saber que consigo te tocar e te fazer lembrar de artistas que você goste, mesmo sendo de uma geração diferente. Nós recebemos muitos admiradores de cinquenta anos ou mais e me impressiona o alcance que a minha música tem. Eu estou muito satisfeita de poder proporcionar tal alegria para tantas gerações diferentes.
[ROBERTO] Você consegue se encontrar com eles no pós-show?
[SOFÍA] No pó-show temos um meet & greet com quem adquiriu os ingressos, mas tento sempre falar com aqueles que estão me esperando na saída dos estádios ou na entrada do hotel. No encontro depois dos shows tiramos fotos e conversamos bastante, mas é, infelizmente, um público reduzido para não causar tumulto. Eu amo essa troca com eles e sempre que há oportunidade eu aproveito.
[TÂNIA] Então vamos aproveitar qje estamos frente a frente com dezenas deles por aqui. A nossa produção vai escolher algumas pessoas para te fazer uma pergunta. Quem for selecionado pode se levantar, se apresentar e fazer o questionamento.
[SOFIA – FÃ] Oi, Sofía! Então, eu me chamo Sofia. Pois é, mas sem o acento. Em primeiro lugar quero te dizer que amo você com todas as minhas forças. Acompanho desde El Mismo Sol e não consigo mensurar o orgulho que tenho do seu crescimento. Hoje eu tenho 19 anos e te ouço desde os 12. Cresci com você sendo uma inspiração. Obrigado por tudo! A minha pergunta é: agora você está indo para outros continentes fazer mais shows, qual a principal diferença de fazer show aqui, na LATAM, e na Ásia, que é seu próximo destino?
[SOFÍA] Hoje vocês estão querendo me fazer chorar, não é mesmo? Eu quem agradeço por todo o apoio de anos, querida. Amo você! Sou grata a cada um que me ajudou a chegar até onde estou hoje. Respondendo a sua pergunta, a maior diferença é o público. Acho que já falei sobre isso de como a forma que nos colocamos no palco, nós artistas, mudam conforme o lugar e as pessoas que estão nos assistindo. É comum, por exemplo, que na América Latina os fãs sejam mais animados, cantem mais, pulem mais. Lá fora isso não acontece; óbvio que há exceções, mas é uma experiência geral e unânime eu posso dizer. E isso não é algo ruim, não me entendam mal. Amo que cada país me recebe de uma maneira diferente e acho que isso qje é mágico em viajar por tantos lugares com as nossas turnês. Eu, pessoalmente, aprendo muito sobre o comportamento humano nesses momentos.
[JORGE – FÃ] Mami! Te amo tanto, MEU DEUS! Acho que vou desmaiar! Não gente, é brincadeira. Eu amo você, Sofí. Você é minha inspiração máxima. Te tenho como uma figura materna! Enfim, minha pergunta é: tá solteira ou não tá?
[SOFÍA] Menino, eu tenho idade para ser tua irmã, que figura materna o quê [risos]. Olha, estou solteira sim. Não tenho tempo para relacionamentos sérios agora, viajar tanto é prejudicial a qualquer relacionamento. Então prefiro me resguardar e resguardar a outra pessoa também. É uma escolha, tá bem? Hoje estou mais interessada em pensar no meu bem-estar e em não machucar outras pessoas.
[TÂNIA] Falando em relacionamento, houve uma polêmica nesta semana que se passou em relação à EMÍ. Estavam comparando ela com você e começou a se formar uma onda de hate absurda sobre ela, dizendo que ela só estava se escorando em você. O que você pensa disso?
[SOFÍA] Eu fiquei muito irritada quando vi esses comentários, não só por serem absurdos, mas injustos também. Ela me proibiu de comentar nas redes sociais por achar que isso só daria mais munição para esses ataques, mas já que me foi perguntado acho que é a hora certa para me posicionar. EMÍ é uma garota brilhante e muito talentosa. Já ouviram o álbum dela? Não irei suportar qualquer comentário negativo contra ela. Nosso relacionamento só ficou público depois do sucesso de Mujer Bruja e isso não influiu em absolutamente nada para a carreira de nenhuma das duas. Não ganhei mais pontos em charts por namorar ela, nem ela por me namorar. Um relacionamento homossexual é sempre visto com desconfiança e as pessoas se sentem a vontade para despejar suas frustrações em quem sequer eles acompanham. Se acompanhassem saberia o talento desse menina e que não precisa se escorar ou copiar ninguém para ter sucesso.
[ROBERTO] Ela é novata na indústria e sabemos o quão destrutivas podem essas “críticas”. Hoje você já conseguiu se impor na indústria e se blindar desse tipo de ataque, suponho.
[SOFÍA] É mais difícil quando você está começando, mas não deixa de ser desgastante lidar com esse tipo de comentário. Não significa que todes tenham que gostar do que fazemos, muito pelo contrário, mas o que queremos é que nossos trabalhos, corpos e vida pessoal sejam respeitadas. Não é nenhuma crítica ao estilo, a narrativa: é ódio em sua forma mais pura e destrutiva. Há um problema em quem está na internet de achar que estão falando sozinhos ou algo do tipo. Isso dá a liberdade, ou assim eles pensam, em soltar as maiores atrocidades do mundo como se fosse algo normal. Em termos comparativos já não sou mais tão afetada por isso, mas ainda dói quando eles ofendem a mim ou à minha família de forma gratuita. Não tem como se acostumar com esse tipo de violência.
[ROBERTO] Infelizmente a internet abriu portas que hoje são àquelas que dão entradas a um mundo em que o ódio é rei.
[SOFÍA] Essa discussão é, às vezes, perigosa, pois pode parecer que estamos defendendo censura ou algo do tipo, mas é necessário colocar isso em pauta: nem tudo é de bom tom ser postado. Você quer ser uma merda de pessoa? Seja, mas seja no buraco que é a sua casa. Ninguém é obrigado a ler que você é uma prostituta apenas por vestir uma roupa x; ninguém é obrigado a ler que você deve ser a desgraça da família e semelhantes. Isso são exemplos leves do que já sofri na internet.
[TÂNIA] Há uns bons anos você era julgada por alguns por ser, nas palavras deles, explosiva demais.
[SOFÍA] Eu buscava responder à altura, na verdade. Então quando eu me sentia violentada, que eram todas as vezes, me expressava da mesma forma. Não sou do tipo que quando alguém bate em um lado de seu rosto, “dá a outra face”. A depender da pessoa eu dou um socão na cara dela para aprender a ser gente, mas como isso não é possível na internet, só tento atacar com palavras.
[REGINA – FÃ] Sofía, eu quero te dizer que te amo mais que tudo e que quero ser como você um dia. A minha pergunta é referente aos motivos que te levaram a escolher Juicio Final como single.
[SOFÍA] Que fofa, Regina! Obrigado por todo amor e carinho que você tem por mim, anjo. Sou realmente muito grata. Então, sobre a escolha se deu por alguns motivos: o primeiro é a minha paixão pela canção. Sou uma amante fervorosa da letra e, para mim, todas as parcerias que já fiz com Awa são mais que dignas de serem trabalhadas como merecerem ser. Fiz questão de dizer que seria um dos singles do álbum, não sabia qual, mas já foi escolhido. Outra motivação é a mensagem que ela passa. Estamos no mês de junho e acho que ela combina com o momento.
[ROBERTO] Falando sobre o seu novo single, ele já estava dando o que falar mesmo antes do videoclipe ser lançado. Dizem até que você descumpriu um acordo que tinha com a igreja e por isso eles estavam furiosos com você. Como foi isso?
[SOFÍA] As pessoas adoram colocar meu nome em polêmicas desnecessárias. Em primeiro lugar, não quebramos nenhum acordo que tínhamos com a Igreja. Foram meses de negociações e não jogaríamos a confiança dos clérigos no lixo dessa maneira tão estúpida. O que aconteceu é que tivemos que mudar algumas cenas que iam estar no clipe, mas não foram gravadas dentro da igreja. Nenhuma das cenas as quais reclamaram de, supostamente, ter “contaminado a igreja de pecado” foi realmente gravada lá dentro. Uma parte delas foi gravada em um museu. E todas as modificações que fizemos eram apresentadas aos responsáveis e nenhuma foi vetada, pelo contrário. E fiquei sabendo que esse boato foi espalhado por um grupo independente da comunidade religiosa que nada tinha a ver com o clipe. Apesar de não ser exatamente o que pensam de uma “pessoa religiosa”, eu tenho muito respeito pela religião alheia.
[TÂNIA] Qual é a sua relação, hoje, com a religião?
[SOFÍA] Não tenho nenhum credo religioso, mas acredito sim que há forças maiores que regem esse mundo. Fui criada em um lar católico, então estou mais voltada a essa cultura, embora não seja praticante e critique muito a instituição e seus dogmas. Novamente, respeito todas as religiões. As críticas que faço são baseadas nos posicionamentos que muitas têm, em especial as cristãs, sobre a vida e as formas pelas quais as pessoas decidem viver a sua própria. O respeito perdura até que algum direito seja manchada por credos religiosos.
[ROBERTO] O clipe tem chamado muita atenção devido as referências contidas nele. Você poderia explicar melhor para nós todas elas, por favor? Por exemplo, o que significa a visão de você correndo no campo verdejante para fugir do fogo daquela árvore imensa?
[SOFÍA] Então, isso faz parte de representar dois momentos: a do início da vida e a do fim da vida como a conhecemos. A árvore simboliza a vida, mas como já sabemos pela clássica história de Adão e Eva, foi de uma árvore que os seres humanos se perderam. Há uma dupla significação aí de vida e morte. O fogo é justamente a materialização da morte, da destruição. A corrida significa uma tentativa de fugir desse destino que aguarda os pecadores, mas no curta nós tentamos desmistificar essas histórias comuns que nos contaram desde que éramos crianças. Afinal, tudo é uma construção histórica, social e cultural que nos condiciona a acreditar em determinados elementos. O próprio inferno é, desde a idade média, uma forma de controle do corpo e da mente.
[TÂNIA] O fogo é um elemento presente em muitos momentos dessa sua era. Há alguma motivação ou simbolismo para isso?
[SOFÍA] Há sim! Ao mesmo tempo que o fogo te queima e te machuca, ele também é capaz de iluminar caminhos. É por isso que ele aparece bastante nos meus clipes e nas performances também. Em “Mujer Bruja”, por exemplo, há essa associação do fogo como destruidor, mas há, também, elementos positivos que, como falei, são aqueles de fornecer luz e abrir caminhos. Ao meu ver, faz sentido que seja o elemento dominante.
[TÂNIA] Há uma cena que me deixou muito intrigada que foi aquela em que você está rodeada por pessoas com aparelhos celulares, tira a roupa e depois derruba eles no chão. O que isso significa exatamente?
[SOFÍA] A ideia era a de mostrar dois momentos. Por muito tempo achei que deveria chamar a atenção das pessoas que estavam em minha volta para ser socialmente aceita, mas isso me despiu das minhas próprias defesas. Era como se estivesse, deliberadamente, tirando todas as roupas e permitindo que se aproximassem de mim de qualquer forma. Mas, como no clipe, não era bem assim. Chegou um momento em que percebi que não era isso que desejava. Estar despida na frente de tantas pessoas, sendo julgada era difícil para aguentar e dei um basta nisso. Essas coisas são mais comuns hoje, com o advento da internet.
[TÂNIA] Alguns fãs também já especulam sobre o lançamento de um novo álbum devido à declarações recentes suas. Isso procede?
[SOFÍA] Álbum novo não, mas uma versão deluxe do HASTA QUE SALGA EL SOL sim. É algo que venho pensando há alguns meses e agora está finalmente saindo do papel. Quero dar continuidade a celebração da cultura latina, então podem esperar mais músicas repletas de ritmos regionais como a salsa, o tango e outros que ainda não estão certos, mas, que se fizerem sentido, também entrarão no álbum.
[FRIDA – FÃ] Você pretende lançar novas colaborações na versão deluxe do álbum?
[SOFÍA] Sim! Tem uma canção em especial que, tenho certeza, vocês irão adorar. É uma parceria muito pedida por todes vocês há muito tempo. É uma mistura do pop, de reggaeton e da salsa. Me inspirei em cantores que eram ídolos dos meus pais para essa canção, em específico. Nenhum convite foi feito ainda, mas já estou com nomes em mente para se agregarem ao que estou preparando. Nessa era, em especial, sinto que devo trazer mais das minhas raízes e daqueles que fazem parte da minha vida também.
[TAYLOR – FÃ] Há pouco tempo você tinha falada de estar pensando sobre o seu quinto álbum, era mentira?
[SOFÍA] Pensar eu estou pensando no quinto, no sexto e no sétimo, mas não tem nada definitivo. O que comentei foi um desejo meu de me aproximar de ritmos como o rock, o pop-rock e o pop-punk para o meu quinto álbum, mas isso não é uma sentença e nem quis dizer que já estava desenvolvendo ele. É muito cedo para abandonar a era atual, pessoal. Tenho planos ainda mais grandiosos para essa jornada que estamos trilhando hoje.
[TÂNIA] Bem, Sofía. Nós somos realmente gratos pela sua presença e por seu carinho com toda a nossa equipe. Agora, queremos te convidar para o nosso palco e cantar seus dois últimos trabalhos: No Sé Cuando Se Acabó e Juicio Final.
Sofía se dirigiu a um palco que estava ali próximo e foi acompanhada pela banda do programa para jma performance especial. A primeira canção a ser interpretada foi No Sé Cuando Se Acabó. Acompanhada apenas de um violão e de sua voz, a artista aproveitou do público que ali estava para cantar junto a faixa. A sua voz, apesar de cansada, ecoava angelicalmente entre o seu público. Juicio Final também foi cantada em versão acústica. Após o findar da apresentação o público a aplaudiu e ela se despediu.