[LATIN] SOFÍA X MAIS VOCÊ
Apr 18, 2024 23:33:19 GMT
Post by adrian on Apr 18, 2024 23:33:19 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA LA REINA PERDIDA & PRIVATE TEACHER]
A matéria iniciava exibindo imagens dos últimos shows de Sofía, incluindo a sua apresentação no SUPERBOWL e no Waterbomb. A voz da repórter Blogueirinha narrava os fatos marcantes da artista, como uma espécie de introdução ao público que não a conhecia. Um câmera da Globo estava documentando toda a viagem da artista. Era um domingo, dia 14, quando a artista entrou em um avião em direção ao Brasil, partindo da França. Sofía conversava normalmente com sua equipe enquanto estava sendo gravada.
[SOFÍA] Sabe, não estava em meus planos gravar outro documentário tão cedo, mas estou gostando disso [risos]. Olá, pessoal do Mais Você! Me chamo Sofía e estou prestes a embarcar para o Brasil, que já considero como uma casa para mim. A minha nova turnê vai começar em São Paulo, no Allianz. Espero ver todes vocês lá!
Assim que entrou no avião, Sofía se sentou em uma poltrona e pôs seus óculos de leitura. Da sua mochila pegou um livro de capa colorida e que o vulto de três pessoas estampavam a capa. O câmera perguntou do que se tratava.
[SOFÍA] É um livro que narra a história de um casal de homens gays que decidem experimentar, pela primeira vez, uma casa de swing. Eles se divertem e tal, mas um deles se apaixona por um dos bartenders da casa que eles foram. Então o livro gira em torno desse triângulo amoroso barra (/)trisal.
[CÂMERA] Não imaginava que você gostasse desse tipo de leitura.
[SOFÍA] Eu amo! Pode parecer muito bobo, e é, mas é a realidade em forma pura. O romance é muito mais que as situações clichês que vemos em filmes, né? Ao mesmo tempo que essa leitura me faz sentir repulsa e raiva pela quebra de compromisso, sou levada a refletir de onde vem todo esse incômodo. Há um destaque óbvio: não tem como impedir que as pessoas sintam-se atraídas por outras, mas desde que não haja uma quebra de acordo, existe de fato algum problema? Não é o que acontece no livro.
Um disclaimer apareceu na tela avisando que a partir dali teria spoiler.
[SOFÍA] Esse que se apaixonou começa a trair o companheiro com o bartender. Vale lembrar que ambos eram monogâmicos e não tinham acordo nenhum que permitisse esse tipo de liberdade. Enfim, o moço descobre e o circo tá feito. Há muitas alusões a situações reais que, com certeza, todos nós já vivemos ao longo de nossas vidas. Isso não é exclusivo de casais gays, obviamente. O quanto de histórias de casais heterossexuais que passam pelo mesmo, e às vezes pior! Não à toa que as mulheres, quando se relacionam com homens, são as que mais sofrem com traição e vivências.
[C MERA] Como você deduziu tudo isso a partir desse livro?
[SOFÍA] Eu tenho uma imaginação fértil e sou intelectualmente engajada nas questões de gênero.
[C MERA] O que mais você gosta de ler enquanto viaja?
[SOFÍA] Sou apaixonada por livros de romance policial. Assim que descobri Agatha Christie, nossa! Sei que tem toda uma problemática envolvendo o seu nome, então tenho muito cuidado quando estou fazendo a leitura.
O câmera a questiona a respeito da “problemática” da autora inglesa.
[SOFÍA] Em uma edição de seus livros mais famosos, Agatha fez uso da n-word para se referir aos personagens negros da história. Não sei o que acontece com essas mulheres brancas inglesas que escrevem livros, são muito complicadas. E essa palavra hoje é socialmente inaceitável por ser utilizada como algo para rebaixar pessoas pretas. Enfim, nós pessoas brancas devemos ter responsabilidade sobre isso. Não acredito que a solução seja parar de ler, com exceção daquela vadia que escreveu a história do menino bruxo, mas ler e criticar a posição da autora. Uma obra literária nunca está desvinculada do autor. Assim como a música.
A viagem continuou tranquila. Ora a câmera mostrava o céu pela janela do avião, ora mostrava Sofía e os demais membros da equipe dormindo. A imagem cortou para o exato momento que uma câmera externa capturava o pouso da aeronave. Sofía desembarcou e foi recebida por um grupo de fãs, cerca de 200, que pediram fotos e lhe deram flores. A artista atendeu todos que podia no curto momento que tinha disponível. Ela se despediu de todos e agradeceu pelo carinho que tinha com ela. Uma van os estavam esperando na porta do aeroporto e, sobre gritos de amor, ela se dirigiu ao hotel em que ficaria hospedada em São Paulo.
No dia seguinte, Sofía era gravada se arrumando para os ensaios que aconteceriam no Allianz Park. Ela seria acompanhada pela equipe do programa com o intuito de documentar todos os seus passos para exibir uma matéria. A artista se mostrou sempre muito simpática com a equipe. Em um momento chegou a chamar o cinegrafista para tomar café com ela.
[SOFÍA] Vem, moço! Eu pago, não se preocupe!
Em seguida, estavam todos posicionados no interior da van na direção do estádio. Sofía segurava um tablet em suas mãos enquanto lia o que parecia ser um roteiro. Ao ser questionada sobre o quê aquilo se tratava, a cantora respondeu que era a sua preparação para os shows.
[SOFÍA] Veja, eu escrevo tudo o que penso em fazer em formato de texto para poder me situar melhor dentro do palco. Os shows precisam de preparação para saírem da forma que você planejou. Uma das muitas coisas que aprendi sendo performer é que o estudo é essencial. A maneira como nos colocamos, nos posicionamos é determinante na forma pela qual o público nos recebe. Tudo isso é levado em consideração na experiência do espectador. Há um trabalho árduo de meses que eu e minha equipe desenvolvemos para que tudo saia perfeitamente.
A van estacionou e estavam todos dentro do estádio ao qual seriam realizados os shows na cidade. O palco estava sendo montado pela equipe de infraestrutura. A cantora acompanhou parte do processo, sendo assegurada por um capacete de obra e acompanhada pelo técnico de engenharia. Ele explicava algumas coisas técnicas e Sofía fingia entender. Ela estava mais interessada em começar de fato os ensaios. Logo em seguida, ela se encontrou com todo o seu balé, que contava com cerca de cinquenta bailarinos. Eles discutiram um pouco a respeito das canções, o público não pode ouvir a conversa.
No lado de fora, outra van havia chegado ao estádio. Do veículo desceu a repórter do dia: Blogueirinha. A webceleb interagia com a câmera e apontava para o estádio indicando que era ali que Sofía se encontrava.
[BLOGUEIRINHA] E hoje nós vamos conhecer mais de perto uma artista internacional! E não gente, não sou eu. A celeb da vez é a cantora espanhola, Sofía.
A produção interrompe e a corrige a respeito da nacionalidade de Sofía: mexicana.
[BLOGUEIRINHA] Ah, ela é mexicana? Quem vê não diz. No México não se fala mexicano? Então por que ela fala e canta em espanhol? Eu, hein, garota que não se decide.
Ela entrou no estádio já entrevistando alguns dos funcionários que estavam ali.
[BLOGUEIRINHA] Oie! Tudo bem com o senhor? Então, hoje estou aqui para entrevistar uma mega estrela da música mundial. Sofía. O senhor a conhece?
[PORTEIRO] Não. Nunca nem vi para ser sincero [risos]
[BLOGUEIRINHA] Iiiiih, parece que não é tão mundial assim, né.
Ela se dirigiu para uma auxiliar de limpeza que estava ali perto e a abordou.
[BLOGUEIRINHA] A senhora conhece a cantora Sofía? Dizem que ela é mundialmente conhecida.
[TRABALHADORA 1] Eu sei quem é por que minha filha é muito fã. Eu não sou fã, mas é por preferir outros artistas. Por conta da idade, né!
[BLOGUEIRINHA] Eu sou jovem e não conheço ela.
[TRABALHADORA 1] Você é jovem?
As duas riram e Blogueirinha foi atrás de outros funcionários. Ela achou duas mulheres que trabalhavam no administrativo do estádio.
[BLOGUEIRINHA] Oie! Vocês conhecem a Sofía? Estou fazendo uma pesquisa antes de entrevistar ela e atrás agora o saldo é negativo para ela.
[MULHER 1] Conheço! Inclusive, estou ansiosa para o show de sexta e sábado. Sou muito fã dela?
[BLOGUEIRINHA] Porra! Você vai nos dois? Me dá um ingresso aí. Não consegui comprar. Esgotou em pouco tempo [risos]. Tenho uma amiga de Honório (Gurgel) que diz que é famosa mundialmente, mas só faz show em boate e ainda, sim, não lota.
Todas riem.
[MULHER 2] É só para quem tem demanda, né.
[BLOGUEIRINHA] E você, é fã dela também?
[MULHER 2] Claro! Vou em todos os shows aqui em São Paulo e ainda vou ver ela no Rio.
[BLOGUEIRINHA] Caraca! Quanto custou essa brincadeirinha aí? Os ingressos não tão baratos, né!
[MULHER 2] Tão, sim, mulher. Tu que é pobre.
[BLOGUEIRINHA] Classista! Eu tenho dinheiro, só não gasto com coisas vãs.
Blogueirinha, então, seguiu para o gramado. No caminho encontrou alguns funcionários que, diferentemente dos demais, não quiseram conversar com ela. Assim que avistou Sofía, começou a sussurrar para a câmera.
[BLOGUEIRINHA] Olha lá! Aquela baixinha de franja é a Sofía. Vamos lá conhecer um pouco dela!
Ela se aproximou de Sofía. Sofía não a viu chegando e só olhou para trás quando um de seus dançarinos apontou para ela. Blogueirinha e Sofía se abraçaram.
[BLOGUEIRINHA] Meu Deus! Você não sabe o quanto eu queria te conhecer. Sou muito sua fã. Você poderia me dar um autógrafo?
Blogueirinha tirou de seu bolso uma carteira de trabalho em branco e apresentou para a artista.
[SOFÍA] Isso é uma carteira de trabalho?
[BLOGUEIRINHA] É sim! Peguei de um dos seus fãs lá fora.
As duas riram e se abraçaram no mesmo momento. Sofía puxou a blogueira para conhecer toda a sua equipe de bailarinos.
[BLOGUEIRINHA] Vem cá, me conta aqui, eu também sou cantora e famosa. Por que você não me chamou para abrir os seus shows? Te garanto que ia bombar de público!
[SOFÍA] Mas os shows tão lotados, amor.
[BLOGUEIRINHA] Iria lotar mais ainda.
[SOFÍA] Ah, entendo. Na próxima eu te chamo, então. Fica esperando que você é a segunda opção.
[BLOGUEIRINHA] O QUÊEEEEEE? COMO VOCÊ SE ATREVE, GAROTA?
Sofía gargalhou.
[BLOGUEIRINHA] Vou ignorar tudo o que você disse, ok?! Vamos lá. O que você está sentindo em se apresentar pela primeira vez aqui no Brasil?
[SOFÍA] Bem, não é a primeira vez que estou fazendo show aqui. Já fiz vários outros shows, mas estou bem feliz por estar de volta ao Brasil. É a minha segunda casa, praticamente. Sou tão bem acolhida pelo povo brasileiro, sabe?
[BLOGUEIRINHA] E é? Eu também sou. Já lotei vários estádios aqui no Brasil.
[SOFÍA] Que bom, amor! Fico feliz.
[BLOGUEIRINHA] Enfim, como estão os preparativos para os shows aqui no Brasil?
[SOFÍA] Eu estou muito animada para começar estes shows. Estou trabalhando neles há meses. Organizamos uma estrutura de palco incrível. A minha turnê passada foi gigantesca e essa será ainda maior. Estamos com cinquenta dançarinos(as) para poder realizar esse espetáculo. É a turnê que eu mais me sinto orgulhosa em fazer parte.
[BLOGUEIRINHA] Na última turnê você tirou um dinheiro bacana, né. Você espera ultrapassar a arrecadação?
[SOFÍA] Isso é o de menos. É óbvio que dinheiro é bom, afinal, ninguém vive de vento. Não recebi esse dinheiro todo, obviamente, temos muitas contas a pagar. No mais, eu me importo que as pessoas gostem de mim e que tenham vontade de me ver. A bilheteria é resultado desse trabalho de conexão com o meu público. Eu não olho muito para número, por isso contratei pessoas que olham por mim.
[BLOGUEIRINHA] Por que começar os shows no Brasil? Nenhum lugar te quis antes?
[SOFÍA] O Brasil é um dos países mais calorosos que eu já frequentei. Desde que participei do reality sinto que essa nação é a minha casa. Sou tão bem recepcionada pelos fãs que me respeitam, sabe. Sou muito feliz por poder começar aqui no Brasil, foi uma escolha minha. A última etapa da turnê de DESENCANTO também iniciou-se aqui. Eu lotei um estádio em dez dias, em um país que não é o meu. Você tem noção disso? Então nada mais justo de ser aqui que vamos iniciar essa nova etapa.
[BLOGUEIRINHA] Você já foi assaltada aqui em São Paulo?
[SOFÍA] Só quando eu resolvo tomar café no aeroporto, mas de resto, não. Eu sei que a cidade tem altos índices de violência, mas até agora nunca aconteceu nada comigo, nem com a minha equipe.
Blogueirinha e Sofía continuaram a conversar enquanto passeavam pelo gramado. As duas pareciam estar se dando bem quando foram chamados pela equipe do programa para dar continuidade a entrevista em uma sala localizada no próprio estádio. Na sala estavam posicionadas duas poltronas e uma mesa preta, de tamanho médio, separava os dois assentos. Cada uma assumiu o lugar destinado pela produção.
[BLOGUEIRINHA] Bom, a Globe me contratou para te entrevistar nos moldes de como eu faço no meu programa De Frente Com Blogueirinha. Você, com certeza, já ouviu falar dele, né?!
[SOFÍA] Para falar a verdade, não. Nunca ouvi falar. É novo?
[BLOGUEIRINHA] Estou nele há mais de sete anos!
[SOFÍA] Ah. Parabéns. Eu não conheço, mas me sinto muito feliz em poder participar do seu projeto.
[BLOGUEIRINHA] Hum! É claro que está. Não é todo dia que você tem uma repórter do meu nível te entrevistando. Vamos começar para o que o público está louco para saber. Como está o seu relacionamento com a Emília?
[SOFÍA] Ah, sim. Que assunto batido, gente. Emília e eu hoje somos grandes amigas que se amam. Estivemos juntas na semana passada para preparar o seu álbum de estreia.
[BLOGUEIRINHA] Não rolou nem um beijinho?
[SOFÍA] Estávamos trabalhando, Blogueirinha. Nesses momentos específicos, eu não estou pensando em nada além do trabalho. Todo o processo de composição e produção é desgastante.
[BLOGUEIRINHA] Mas porque você tá ajudando ela no álbum? Ela não sabe fazer as coisas sozinha? Você sabe que ela tem fama de escorada, né?
[SOFÍA] Que horror! Eu sou uma das pessoas que agencia a carreira da Emília, por isso estou diretamente envolvida no álbum dela. Desde o SHOWDOWN nós falávamos sobre como poderia ser a estreia dela. Por exemplo, ela dizia que eu era uma inspiração, mas não seguiria o mesmo estilo musical que eu. Ela adora reggaeton e música urbana no geral, mas o amor dela é o pop/rock. Então o disco dela vai seguir nessa direção, sempre foi assim. Emília teve uma dificuldade para se colocar na indústria no início, mas considero que esses obstáculos estão ultrapassados. Uma menina tão talentosa como ela merece todas as coisas boas que, com certeza, virão.
[BLOGUEIRINHA] O relacionamento de vocês vai virar música? É comum fazer isso na música, né.
[SOFÍA] Uma música sobre o nosso relacionamento? Não sei, não tenho nada em mente por agora. Foi um período curto, mas ótimo. Talvez, se vier alguma ideia, eu faça uma música, mas desde que não seja algo apelativo. Não faz meu tipo.
[BLOGUEIRINHA] Por quê?
[SOFÍA] Por que não faz meu tipo? Ah, não sei dizer bem. Gosto de ouvir, mas não de escrever. É um pouco distante da minha realidade artística. Eu escrevo sobre amores, mas sempre em uma perspectiva mais real e menos teatralizada. Gosto que saíam de mim naturalmente.
[BLOGUEIRINHA] Você não escrevia as suas músicas antes, né?
[SOFÍA] Então, é uma situação complicada. Eu tinha um time de compositores que me auxiliava na construção dos meus álbuns. Em cada um deles eu tinha uma história para contar, mas nunca me sentia apta a compor as letras por mim mesma. Então todas as letras, apesar de serem baseadas em minha vida, eram escritas por outras pessoas.
[BLOGUEIRINHA] Então por qual motivo você colocava seu nome como compositora?
[SOFÍA] Eu acho que composição não é apenas escrever. Estava a par de todo o processo, escolhia as canções, modificava algo quando precisava. Eu mesma organizo a ordem das faixas para poderem contar uma história minimamente coesa. Então, sim, eu me sentia compositora. Todo mundo era pago e todo mundo estava ciente. Mas, por fim, entendi que se eu quisesse crescer como artista, eu tinha que tomar as rédeas 100% do meu trabalho.
[BLOGUEIRINHA] Você se sentiu pressionada?
[SOFÍA] Bastante. Quando você está junto de artistas que compõe e você não, meio que te colocam em um lugar de inferioridade. Não que seja [risos], mas essa é uma realidade. Eu fiquei muito sentida quando teve a premiação para compositores; me senti muito excluída. E nessa mesma premiação eu apresentei Mujer Bruja, a minha primeira composição. Estava lá afirmando que eu poderia ser tão boa quanto. Ainda tenho muito a evoluir, claro.
[BLOGUEIRINHA] Eu adoro Mujer Bruja. Uma das minhas músicas preferidas suas.
[SOFÍA] Fico feliz que tenha gostado!
[BLOGUEIRINHA] Eu sou neta de wicca, né, então eu me senti representada pela figura da bruxa. A minha vó morreu antes de parir a minha mãe: a minha mãe veio do inferno, subiu as escadas, engravidou no caminho e eu também nasci no inferno. Sou neta das bruxas que conseguiram queimar.
Sofía não respondeu, apenas fez uma careta demonstrando confusão. As duas riram.
[BLOGUEIRINHA] Vem cá, você é vegana também, né? Será que o couro dessas poltronas é vegano?
[SOFÍA] Eu espero que sim [risos].
[BLOGUEIRINHA] Eu também, sabe. A minha dieta é vegano-cis-hetero-vegetariana. Eu como de tudo.
[SOFÍA] A sua dieta é o quê?
[BLOGUEIRINHA] Isso não importa, vamos continuar [risos]. Você foi participante de um reality e hoje é uma das maiores cantoras do mundo. Como você se sente olhando para trás e vendo que começou do nada e agora é alguém importante?
[SOFÍA] Eu comecei sendo alguém sim. Não era tão famosa, mas tinha uma identidade própria que estava se desenvolvendo. Quando entrei no BBMD eu sabia que aquilo poderia mudar a minha vida e carreira, só não sabia a dimensão que seria. E hoje eu enxergo como uma oportunidade única que abracei e saí vitoriosa dela. O programa foi interrompido antes da final, mas eu me considero campeã.
[BLOGUEIRINHA] Assunto polêmico, hein? Por que o reality acabou antes do previsto?
[SOFÍA] Eu não descobri até hoje [risos].
[BLOGUEIRINHA] Você voltaria para um reality?
[SOFÍA] Como participante? Não, jamais. Meu tempo para isso já foi. O BBMD foi uma experiência única, de fato. Estou mais para acompanhar realities. Mas, assim, eu super toparia trabalhar como jurada ou algo do tipo. Hoje já me sinto pronta para ajudar jovens artistas a darem os primeiros passos na carreira. Se rolar um convite para algo assim, aceitaria de boas.
[BLOGUEIRINHA] Ah, é? Pois bem! Chegou a hora do quadro em que você vai julgar as apresentações de outros artistas, ok?
[SOFÍA] Isso estava no roteiro?
[BLOGUEIRINHA] Não, mas agora está. Podemos começar?
[SOFÍA] Como vai funcionar?
[BLOGUEIRINHA] Bem, eu vou te mostrar uma performance e você deve comentar se gostou ou não do que foi apresentado e explicar o motivo. Ok?!
[SOFÍA] Ok!
[BLOGUEIRINHA] Começaremos por… a banda UNi com a música Just You In Mind. Foi lá no EMAs. Você tava lá, né? Então nem vamos assistir novamente.
[SOFÍA] Eu adoro esses garotos, tem uma energia bacana. Dançam muito bem. A música é divertida. Enfim, gostei bastante.
[BLOGUEIRINHA] Você não é muito do k-pop, né?
[SOFÍA] Não sou uma grande fã, mas algumas músicas e artistas têm lugar nas minhas listas de fim de ano.
[BLOGUEIRINHA] Quais artistas de k-pop estão na sua lista de fim de ano?
[SOFÍA] Alguns.
[BLOGUEIRINHA] Não tem nenhum nem?
Ela e Sofía riram.
[BLOGUEIRINHA] Continuando. Outra do EMAs: Baby apresentando Videology. É assim que se pronuncia, né?
[SOFÍA] Essa eu não assisti no momento, infelizmente. Vendo agora, eu gostei muito dela. Que energia incrível, né? Adorei a vibe da música. Parece que ela saiu diretamente de uma revista teen dos anos 2000. Amei. Me lembrou algumas canções de Hair, o musical.
[BLOGUEIRINHA] Alguma dica para ela?
[SOFÍA] Não sei… não corte o cabelo?! [risos]
[BLOGUEIRINHA] Vamos acabar por aqui, o quadro não tá divertido não [risos]. Vamos para o nosso bate-bola. A dinâmica é a seguinte: eu faço uma pergunta e você responde com a primeira palavra que vem a sua mente, ok?
[SOFÍA] Ok!
[BLOGUEIRINHA] Um sonho?
[SOFÍA] O comunismo.
[BLOGUEIRINHA] Ihhhh! A Globe nunca mais te chama, hein. Um michê?
[SOFÍA] Lucca [risos].
[BLOGUEIRINHA] Um michê bom?
[SOFÍA] O Alec, então [risos].
[BLOGUEIRINHA] Fiquei sabendo que ele gosta de leite italiano por você. Tô doida para ir para a Itália experimentar.
[SOFÍA] O Lucca te apresenta, amiga [risos]. Um beijo, amigo! Adoro você.
[BLOGUEIRINHA] Uma cantora harmonizada?
[SOFÍA] A Plastique.
[BLOGUEIRINHA] Uma cantora desarmonizada?
[SOFÍA] Você.
As duas riram.
[BLOGUEIRINHA] Um país favorito?
[SOFÍA] México. É a minha casa.
[BLOGUEIRINHA] Não, não pode ser. Estamos no Brasil e você tem que dizer que ama o país. Vamos novamente. Um país favorito?
[SOFÍA] Espanha.
[BLOGUEIRINHA] Ai, que saco, garota! Se não sabe brincar não me dá entrevista não. A produção me enganou, dizendo que eu seria a estrela de uma entrevista, e estou aqui fazendo sala para uma falsa latina!
[SOFÍA] Falta latina?
[BLOGUEIRINHA] Uma nacionalidade que não te pertence?
[SOFÍA] Você tá brincando comigo, né? [risos]
[BLOGUEIRINHA] É claro que sim! Continuando. Uma música?
[SOFÍA] La Reina Perdida.
[BLOGUEIRINHA] Uma música boa?
[SOFÍA] Mujer Bruja.
[BLOGUEIRINHA] Um desafio?
[SOFÍA] Ser entrevistada por você.
[BLOGUEIRINHA] E com isso encerramos o nosso quadro! Obrigado, querida por ser tão simpática comigo. Foi um prazer te entrevistar. Há alguma mensagem para o seu público?
[SOFÍA] Claro! Eu amo esse país e sempre irei amá-lo. Eu sei que nem todos são como você, Blogueirinha, e por isso eu vou relevar tudo o que você insinuou. Agora, por favor, SEGURANÇAS!
Blogueirinha foi retirada do local, carregada por seguranças enquanto gritava “FALSA LATINA” para Sofía. A cantora voltou para o gramado rindo e sendo acompanhada pelo cinegrafista do programa. Todos os dançarinos a aguardavam em cima do palco quando ela chegou.
[SOFÍA] Em breve estaremos de volta aos palcos e eu não poderia estar mias feliz de ter todos vocês novamente comigo. Tenho certeza que faremos um show do qual possamos nos orgulhar pelo resto de nossas vidas. Obrigado por tudo e por todo o apoio que vocês dão a este sonho que não é só meu, mas de vocês também. Até que o sol saía, seremos um só.
Todos aplaudem e correm para abraçar a artista. Após isso, há uma breve passagem de tempo para o dia seguinte. Já na frente do estádio encontravam-se alguns fãs que teriam a oportunidade de presenciar os ensaios do show. A equipe da artista se precaveu juridicamente para que nada fosse vazado por nenhum dos convidados. Além disso, todos os dispositivos eletrônicos foram proibidos. No estádio estavam cerca de cento e cinquenta [150] pessoas aguardando o início do show. Todos vibraram quando Sofía apareceu no palco. A artista vestia uma roupa de moletom confortável e um boné, tudo da cor branca. Assim que viu seus fãs, ele correu para a beirada do palco para interagir com todes eles.
[SOFÍA] Ah, que prazer enorme poder vê-los todos aqui. Sei que vocês não conseguiram entradas para os shows, então nós nos desdobramos para conseguir chamar alguns dos fãs que não poderiam estar presente. Nós teremos um momento para conversar, é claro, mas não esqueçam que estamos em um ensaio. E ó: tudo sigiloso!
Um fã aleatório gritou.
[FÃ] DE SIGILO EU ENTENDO, MAMI! NÃO SE PREOCUPE.
Sofía riu, embora não tenha entendido o que o homem queria dizer com aquilo. Os ensaios começaram com Sofía e seus dançarinos dançando. Aparentemente, o show teria um momento de dança. O público gritava euforicamente a cada passo dado por Sofía e seu balé. Todos os profissionais pareciam se divertir com a emoção e alegria emanada pelo público no gramado.
[SOFÍA] Qual música vocês querem que eu ensaie primeiro?
Todos, em uníssono, falaram “La Reina Perdida” e assim aconteceu. Uma estrutura metálica, semelhante a utilizada no EMAs, foi posicionada no centro do palco e Sofía subiu até o alto. Era uma gaiola dourada que, em cima, havia uma cadeira. Sofía posicionou-se no alto enquanto no interior da gaiola duas dançarinas se posicionaram. A banda de Sofía acompanhava o ensaio, então os instrumentais também foram ao vivo. Enquanto cantava, Sofía parecia estar mais preocupada em observar o andamento da apresentação. Durante o primeiro refrão ela interrompeu o canto para poder que os bailarinos fora da gaiola colocassem mais energia em seus movimentos. Diferentemente da performance no EMAs, Sofía desceu da parte superior sozinha pisando nas grades da gaiola. O ensaio continuou durante quinze minutos ininterruptos até serem abertas as primeiras perguntas para o público. Sofía sentou no palco enquanto bebia água e escutava os questionamentos do público.
[FÃ] Sofí, qual das músicas do HASTA QUE SALGA EL SOL você está mais ansiosa para cantar ao vivo?
[SOFÍA] Eu adoro cantar La Reina ao vivo. É uma das minhas favoritas, de longe. Mas das que eu ainda não apresentei ao vivo, eu diria que Juicio Final e Espada. São duas canções que eu amo muito, considero as minhas melhores composições, inclusive. Essas duas estão no meu radar, mas vou amar performar todas.
[FÃ] Como foi o processo de seleção das músicas para a setlist?
[SOFÍA] Depois de quatro álbuns e quatro EPs é difícil [risos]. Muita coisa acaba ficando de fora, mas como é uma turnê voltada para este último álbum, fiz questão de que todas as doze faixas estivessem presentes na setlist. No mais, todos os meus álbuns estarão sendo representados, com certeza. Sei que alguns estão cansados, mas Nochentera e Berlín não podem faltar [risos].
[FÃ] Sofí, você vai convidar algum artista além da Blanca para os shows aqui no Brasil?
[SOFÍA] Eu queria muito, mas acho que não vai dar, infelizmente.
[FÃ] Diva, dentre as músicas que estão na setlist, qual você não aguenta mais?
[SOFÍA] El Mismo Sol [risos]. Eu amo ela, foi o meu primeiro single, mas poxa… às vezes é complicado [risos].
[FÃ] São Paulo ou Rio?
[SOFÍA] Eu amo as duas cidades, sabe? Sou apaixonada pelo Brasil inteiro, na verdade. Como já falei, me sinto em casa toda vez que venho aqui.
Sofía retomou os ensaios com um de seus maiores sucessos, Mujer Bruja. A artista se posicionou na frente de um grupo de bailarinos homens que, num instante, a ergueram para o ar. Ela tentou se levantar, mas desequilibrou. Com o auxílio de seus dançarinos, Sofía conseguiu ficar de pé sobre os ombros de um dançarino e iniciou o ensaio. A voz de Emília foi substituída pela de uma backing vocal.
[FÃ] Qual das parcerias do HQSES você mais gostou de gravar?
[SOFÍA] Sem querer assumir uma posição de “isentona”, mas todas. Mujer Bruja foi a primeira dos feats e eu tenho um carinho especial por ela, não posso negar. Compartilhar os vocais com Emília foi incrível. O Awa eu já conhecia, obviamente. É a nossa terceira ou quarta colaboração, então vocês já devem saber que amo compartilhar as minhas músicas com esse amigo querido. E o Rique foi um artista que conheci nesse processo de produção e foi incrível! É sério, todas as colaborações até aqui eu amei.
[FÃ] Você disse que teríamos feats com artistas asiáticos, cadê?
[SOFÍA] Vocês são muito apressados [risos]. Vem em breve, pessoal. Não depende de mim, mas deles. Eu fui convidada, apenas. Mas saibam que o que está por vir é fruto de muito amor. E não só com artistas asiáticos, hein.
[FÃ] É verdade a história de que você e a Emília vão cantar metal juntas?
[SOFÍA] Vamos cantar juntas, mas não é metal [risos]. É rock, mas não chega a ser tão pesada. Há semelhanças, então acho que por isso a associação com o metal, mas é algo bem mais leve, ok? É uma composição minha, a qual tive o prazer de ceder para a Emí. Em breve vocês terão mais informações.
[FÃ] E o deluxe, mãe?
[SOFÍA] Que mãe, o quê, garoto. Eu, hein [risos]. Tenho idade para ser tua filha. Brincadeira! Estou trabalhando nele ainda, mas deve vir no início do segundo semestre, eu acho. Não vou dar uma data de certeza, mas muito provavelmente quando iniciarmos os shows nos Estados Unidos será lançado. Podem esperar muita latinidade e novas parcerias! Quero muito expandir esse mundo que abri com o Hasta Que Salga El Sol.
Os ensaios continuaram com músicas mais recentes da artista. Era nítido o seu envolvimento com os números de dança, sempre prestando atenção no balé e em seus passos. A cada pedaço da coreografia executado por Sofía o seu público gritava agitado. O fim do dia de ensaios veio com o cair da noite. Agora, a equipe principal de Sofía estava jantando em um restaurante próximo ao hotel. No lado de fora do estabelecimento, um grupo de cerca de cinquenta fãs aguardavam a artista comunicar-se com eles. Embora cansads, Sofía se dirigiu para o lado de fora e bateu um papo descontraído com os seus admiradores que ali estavam. Entre risadas e abraços, o cinegrafista do programa capturava todo o amor que os fãs e a musa nutriam um pelo outro. Ao final, Sofía acabou pagando jantar para todos os que estavam lá.
No dia seguinte. Sofia estava a caminho dos estúdios Globo para o cenário em que o Mais Você era gravado. Ela tomaria café da manhã com a Ana Maria Braga e conversaria sobre carreira. Assim que chegou aos portões, o carro em que estava foi assaltado por um grupo de fãs que gritavam seu nome. O cinegrafista dentro do carro captou a apreensão da artista com a abordagem inesperada. Foram vários minutos até que a sua passagem fosse liberada por seus fãs. Durante os próximos três minutos as imagens mostravam Sofía nos corredores do estúdio sendo tietada por funcionários. Em um camarim especial ela foi preparada com maquiagem e cabelo para entrar ao vivo com Namaria. Ela foi filmada batendo na porta do estúdio. A transmissão para o ao vivo foi feita com a apresentadora abrindo a porta e recebendo a estrela para o café da manhã. Ambas se sentaram à mesa repleta de doces e salgados veganos.
[ANA MARIA] É um prazer enorme receber você aqui no programa, Sofía. Para quem não a conhece, o que acho difícil, ela é uma das artistas mais proeminentes do mundo da música atualmente. Mexicana, Sofía mostrou ao mundo que a música latina transcende fronteiras.
[SOFÍA] Obrigado pelo carinho, querida! O prazer é todo meu em estar aqui.
[ANA MARIA] Não é a primeira vez que você vem ao Brasil, certo?
[SOFÍA] Não! Já vim ao Brasil muitas vezes e amo esse país.
[ANA MARIA] Ah, é? E como você desenvolveu essa relação com o país?
[SOFÍA] Tudo começou quando participei de um reality-show aqui. Estava no início da minha carreira e senti um amor que nunca antes havia sentido. O Brasil me acolheu como se eu fosse daqui.
[ANA MARIA] Acho que o povo brasileiro é realmente muito acolhedor. Você teve problemas para chegar até aqui? Fiquei sabendo que o seu carro foi encurralado, é isso mesmo? [risos]
[SOFÍA] Foi [risos]. Estávamos no portão quando o pessoal se reuniu na frente do carro gritando o meu nome e balançando o veículo. Eu, normalmente, sou acostumada com abordagens de fãs, mas essa foi diferente. Não pareciam que eram fãs, sabe?
[ANA MARIA] Sei! A Blogueirinha diz que eles são os desocupados da Globo. Aliás, gostaria de pedir perdão por ter mandado ela para te entrevistas. Me disseram que ela era a mais capacitada para entrevistar uma artista internacional. Mas aquele papelão [risos]
[SOFÍA] Não precisa se preocupar, eu adorei! É bom ser recebida com tanto carinho, apesar da Blogueirinha não parecer gostar muito de mim. Foi uma experiência muito divertida.
[BLOGUEIRINHA] É claro que foi divertida!
A Blogueirinha entrou no estúdio e sentou na mesa junto de Sofía e Ana Maria.
[ANA MARIA] O que você tá fazendo aqui, posso saber?
[BLOGUEIRINHA] Vim ver a minha amiga, Sofía, oras. E eu estava com fome também, então vim tomar café com vocês.
[SOFÍA] Sem ser convidada?
[BLOGUEIRINHA] Mas eu fui convidada! Pela alta cúpula. Se não receberam o aviso, apenas lamento.
[ANA MARIA] Enfim, tudo bem. Fazer o quê, não é mesmo. Sofía, amanhã a sua turnê tem início e é esperado um público de 60 mil pessoas. Como é se apresentar para tanta gente?
[BLOGUEIRINHA] É difícil, Namaria. Nossa, é um trabalho árduo…
[ANA MARIA] Você já se apresentou para 60 mil pessoas, Blogs?
[BLOGUEIRINHA] Não, mas…
[ANA MARIA] Então vamos ouvir quem realmente entende do assunto. Sofía.
[SOFÍA] Eu já estou acostumada, para falar a verdade. Desde os últimos shows já venho me apresentando para um grande número de pessoas. E como ela disse, não é fácil, mas estar em cima dos palcos é sempre a mesma sensação de esforço e, ao final, a alegria vem e te arrebata. Eu amo estar em turnê. Eu amo sentir o público vibrar a cada palavra cantada. Nossa!
[ANA MARIA] Come um bolinho, filha. Amanhã o dia vai ser longo.
[BLOGUEIRINHA] E para mim, não vai oferecer não, Ana?
[ANA MARIA] Pode pegar, oras. Estou oferecendo porque ela é visita e você já é de casa. Até demais, inclusive.
[SOFÍA] É de milho o bolo? Nossa, eu amo o bolo de milho brasileiro.
[BLOGUEIRINHA] Lá onde você mora tem milho?
[SOFÍA] Bastante! Temos milhos amarelos, azuis, vermelhos, laranjas. Nossa biodiversidade é gigante.
[BLOGUEIRINHA] E desde quando milho tem cor?
[SOFÍA] Desde sempre, eu hein.
[ANA MARIA] Sofía, você gosta de cozinhar?
[SOFÍA] Eu amo! Não tenho muito tempo, mas sempre que consigo estou fazendo minhas próprias refeições .
[ANA MARIA] Você é vegana, né?
[SOFÍA] Sim! Há seis anos eu me tornei vegana.
[ANA MARIA] Como foi esse processo?
[SOFÍA] Foi difícil no início, mas consegui lidar bem com isso no decorrer dos anos. Eu sou muito feliz com essa decisão. Escolhi esse caminho por entender que era a melhor forma de me posicionar politicamente. Através da alimentação eu sinto que posso lutar por um mundo mais justo.
[ANA MARIA] Ah, mas não sente falta?
[SOFÍA] Não, foi uma decisão consciente e da qual não pretendo voltar atrás. Estou muito feliz assim. Ser vegana me auxiliou a ser uma pessoa melhor. E profissional também.
Elas continuaram a conversar sobre amenidades quando Blogueirinha resolveu inserir o assunto polêmico: intrigas.
[BLOGUEIRINHA] Vem cá, Sofía. A sua fama no mundo da música não é muito boa, né?
[SOFÍA] Já se foi o tempo que eu era odiada, Blogs. Agora só desgostam de mim, mas bem menos que antes.
[BLOGUEIRINHA] Tava vendo aqui que você deu um golpe na Tieta, quando entrou no reality e não abriu os shows para ela. Como que foi isso?
[ANA MARIA] Nossa, isso aconteceu mesmo?
[SOFÍA] Não foi bem assim. O convite rolou e eu esqueci da turnê. Não havíamos assinado contrato ou algo do tipo ainda, então a Tieta nem a equipe dela me lembraram. E aí tudo por água abaixo. Foi um erro meu e me arrependo muito de ter feito furado com ela. Mas não me arrependo de ter ido pro reality.
[BLOGUEIRINHA] Então você acha bonito o que fez com ela? Hoje ela tá na pobreza por sua culpa!
[SOFÍA] Mas a Tieta não tá na pobreza!
[BLOGUEIRINHA] Qual foi o último hit dela?
[SOFÍA] É… não sei.
[BLOGUEIRINHA] Viu? Você é uma destruidora de carreiras!.
[SOFÍA] Ei!
[ANA MARIA] Enfim, vamos para outro assunto. Como você se sente sendo um grande exemplo para milhares de jovens artistas?
[SOFÍA] Eu fico satisfeita em saber que a minha música é capaz de influenciar os novos artistas. A minha arte transcende espíritos e almas. Espero poder contribuir ainda mais para a nova geração da música. Eu sou tão grata por tudo e por todos que me amam!
[BLOGUEIRINHA] Não são muitas pessoas, né?
[SOFÍA] São muitas pessoas!
[ANA MARIA] Agora, Sofía, como seus pais se relacionam com toda a sua fama? Te pergunto isso porquê você é jovem, talvez, muito ligada à família.
[SOFÍA] Meus pais levam isso bem tranquilamente, na verdade. Eu achei que seria pior. Apesar do meu pai ser artista, ele sempre foi bastante reservado. Não era acostumado com isso, mas agora ele já tem seus próprios fãs e adora compartilhar suas fotos sem camisa no Instagram. A minha mãe ama também!
[BLOGUEIRINHA] O seu pai gosta de ficar pelado é? Qual o Insta dele?
[SOFÍA] Não te interessa!
[BLOGUEIRINHA] Mal educada!
[ANA MARIA] Calma, meninas! Não vamos brigar. Sofía, sei que você tem muito trabalho a fazer ainda e a sua equipe já pediu para encerrarmos. Você poderia encerrar com música?
[SOFÍA] É claro!
[ANA MARIA] Agora, Sofía, como seus pais se relacionam com toda a sua fama? Te pergunto isso porquê você é jovem, talvez, muito ligada à família.
[SOFÍA] Meus pais levam isso bem tranquilamente, na verdade. Eu achei que seria pior. Apesar do meu pai ser artista, ele sempre foi bastante reservado. Não era acostumado com isso, mas agora ele já tem seus próprios fãs e adora compartilhar suas fotos sem camisa no Instagram. A minha mãe ama também!
[BLOGUEIRINHA] O seu pai gosta de ficar pelado é? Qual o Insta dele?
[SOFÍA] Não te interessa!
[BLOGUEIRINHA] Mal educada!
[ANA MARIA] Calma, meninas! Não vamos brigar. Sofía, sei que você tem muito trabalho a fazer ainda e a sua equipe já pediu para encerrarmos. Você poderia encerrar com música?
[SOFÍA] É claro!
Sofía sentou em um banco de madeira posicionado no centro do palco para cantar versões acústicas de La Reina Perdida e Private Teacher. Ao seu lado, um homem com um violão tocava. Os seus vocais ecoavam fortemente pelo estúdio e encantavam a todos que estavam ali. Ana Maria e Blogueirinha filmavam a apresentação por seus celulares enquanto assistiam Sofía a cantar. A cantora parecia estar a vontade no palco. Assim que finalizou, Sofía agradeceu pela oportunidade e saiu do estúdio em direção ao estádio.