RAVEN (레이벤) - NEVERMORE [1ST MINI ALBUM]
Mar 13, 2022 13:00:05 GMT
Post by andrewschaefer on Mar 13, 2022 13:00:05 GMT
Data de Lançamento: 27 de Abril de 2021
Duração: 21 minutos e 25 segundos
Gêneros: K-Pop, K-Rock, Pop/Rock, Acoustic Pop/Rock
Gravadora: MAP&S Entertainment
Composição: Kim Ji-Sook, Lee Ah-hyun (Alice), Kim Seoyeon, Kang Ji Won, Hyuk Shin
Produção: Yone, Hyuk Shin, Seo Yong Bae, Kim Do Hoon, Han Jae-ho
O girlgroup RAVEN faz o seu primeiro comeback com o mini-álbum NEVERMORE, o primeiro do grupo. O mini-álbum contém o pré-single APOKALYPSE!, a title Petrify e outras faixas inéditas. Surpreendentemente, a sonoridade do projeto é um tanto inusitada, trazendo músicas com influência do rock e do heavy metal. A escolha da sonoridade foi feita para que combinasse com os temas sombrios que serão tratados, além de que o projeto marca o começo da Era de Trevas com o Eclipse Final no Planet Raven, planeta destruído por Alice, Jisook, Seoyeon, Kim Hwa e Moon Yoon e onde elas atualmente vivem sozinhas.
De acordo com algumas superstições antigas, a quantidade de corvos que você vê voando no céu prevê o futuro. Quando se vê apenas um corvo, significa azar, perdas, mortes ou uma mudança catastrófica. No clipe de APOKALYPSE!, vê-se apenas um corvo logo ao final, portanto entende-se que seriam estes os temas tratados pelo grupo futuramente, com o seu primeiro mini-álbum.
O nome do material foi inspirado no poema narrativo "The Raven" do famoso escritor estadunidense Edgar Allan Poe. No poema, um homem perturbado lamenta a morte de Lenore, uma mulher amada, enquanto discute com um corvo que havia entrado na sua casa durante a madrugada e continuava dizendo incessantemente uma única palavra: "Nevermore". Essa repetição também é notada no mini-álbum. Assim como a obra, esse disco é bastante sombrio e traz o tema da morte com uma perspectiva diferente, narrando desde o momento em que as meninas causaram o apocalipse do Planeta Raven, e consequentemente mataram todos ao seu redor, passando pela sensação de liberdade até o momento de arrependimento e luto.
A maior lição que este mini-álbum tem para nos ensinar é sobre encontrar o equilíbrio. Nunca é bom guardar todos os seus sentimentos de raiva para você, pois isso só vai te fazer se afastar de si mesmo e você eventualmente perderá o controle de sua própria mente; assim como também não é bom explodir de ódio, ou seja, falar tudo o que pensa para todo mundo sem medir suas palavras, pois isso vai acabar te afastando de todas as outras pessoas, te deixando sozinho no mundo, e pode ser tarde demais quando você perceber o que fez, então tudo o que te restará será erguer a cabeça e recomeçar.
"Cansadas de suprimir suas emoções, Alice, Jisook, Seoyeon, Kim Hwa e Moon Yoon causaram o apocalipse em uma explosão de raiva. Agora elas as únicas sobreviventes em um mundo que elas mesmas destruíram."
TRACKLIST
Contra-capa do case
ÁLBUM FÍSICO
Contém:
- 1 CD em um estojo (case) de acrílico
- Primeiras 18 páginas do Book of Revelation
- 1 pôster do grupo (20cm x 35cm)
- 1 Photobook de 12 páginas
- 1 Photocard aleatório (Alice, Jisook, Seoyeon, Kim Hwa ou Moon Yoon)
O Book of Revelation é um livro colecionável que explica mais sobre o conceito do RAVEN, de suas músicas, seu universo e o planeta onde elas vivem. A cada comeback com um lançamento físico do grupo, serão enviadas também páginas novas do livro, que você pode encaixar na capa (enviada neste lançamento) e ir completando aos poucos um guia completo para esse mundo.
CD
PHOTOBOOK
Capa do photobook
Fotos
ALICE (앨리스)
JISOOK (지숙)
SEOYEON (서연)
KIM HWA (김화)
MOON YOON (문윤)
Fundo do photobook
PHOTOCARDS
ALICE (앨리스)
JISOOK (지숙)
SEOYEON (서연)
KIM HWA (김화)
MOON YOON (문윤)
POSTER
BOOK OF REVELATION
O mini-álbum começa com um prólogo que carrega o nome de Armageddon. Armageddon é o nome do lugar onde ocorre a batalha final de Deus contra a raça humana, sendo assim precede o apocalipse. Na Bíblia, esse lugar é um monte, mas no mapa previamente divulgado do Planeta Raven, Armageddon é um vulcão ativo próximo à Ghost Town. Essa faixa possui uma base eletrônica que transmite uma vibe épica e vai crescendo aos poucos até "explodir" no meio.
O debut single do grupo, APOKALYPSE!, integra o projeto como primeira faixa de longa duração, servindo como um pré-single para a era. A música, de sonoridade mais eletrônica, possui batidas fortes que eventualmente se assemelham a trombetas (referência bíblica ao apocalipse) mixadas e alteradas. Liricamente, a faixa é uma verdadeira explosão de raiva causadora de um apocalipse, sendo o começo de todo o universo do RAVEN. É cantado sobre como elas estavam cansadas de guardar seus sentimentos de raiva até não conseguirem mais se controlar e destruírem tudo ao seu redor no Planeta Raven. A todo momento, a música fala sobre trazer escuridão com um eclipse final, o que fará mais sentido no decorrer do mini-álbum.
Line Distribution
#1 Jisook - 48.5 (27,99%)
#2 Alice - 43.1 (24,87%)
#3 Seoyeon - 29.8 (17,20%)
#4 Kim Hwa - 28.5 (16,45%)
#5 Moon Yoon - 23.4 (13,50%)
Essa é uma pequena intro dançante antes da title. Carrega o nome de Stolen Sun ("Sol Roubado"), antecipando a escuridão que virá nas próximas faixas graças aos acontecimentos da música anterior, que tirou todo o brilho do Planeta Raven, roubando seu Sol com o eclipse final e trazendo a Era de Trevas a esse mundo.
Petrify é a title do mini-álbum. A música complementa o tema tratado anteriormente, explicando mais a fundo a causa do apocalipse e sendo muito conceitual, referenciando a locais já conhecidos no Planeta Raven. A faixa deixa a entender que o eu-lírico era o tipo de pessoa que não mostrava muito as suas emoções e parecia ter o coração de pedra, mas na verdade ele estava perdido no labirinto de sua mente (Mind Maze) e era frágil como diamante. A decisão de realmente petrificar o seu coração para não sentir mais nada vem após esse cansaço de sempre ouvir a razão e suprimir seus sentimentos. Conforme explicado no Book of Revelation, as meninas simplesmente tinham perdido o acesso às suas emoções pois o corvo roubou seu coração. A música condensa bem todos os temas tratados durante o mini-álbum, levando o ouvinte até mesmo à parte em que se percebe o erro mas já é tarde demais. Sendo uma música muito dançante e com influência do rock, mas ainda do k-pop, se consagra como o início da escuridão no mundo.
Line Distribution
#1 Jisook - 33.5 (22,96%)
#2 Alice - 31.1 (21,32%)
#3 Seoyeon - 29.1 (19,95%)
#4 Moon Yoon - 26.9 (18,44%)
#5 Kim Hwa - 25.3 (17,34%)
O principal tema de NEVERMORE, quinta faixa do projeto, é a liberdade. A música possui o mesmo nome do mini-álbum e ressignifica o poema The Raven de Edgar Allan Poe. A letra fala sobre nunca mais se sentir preso e finalmente se sentir livre como um pássaro voando sobre as montanhas, ou seja, sem mais auto-repressão de sentimentos. Entretanto, no poema, o corvo sempre respondia "Nevermore" para tudo e um dos sentidos do termo na obra é nunca mais ver Lenore, sua mulher amada. Com isso, a letra brinca com um duplo sentido. Da mesma forma, que elas nunca mais vão se sentir presas, elas nunca mais vão ver as pessoas que amam e nunca mais vão ter o seu mundo de volta. A letra traz termos que se referem à morte e ao luto enquanto ainda se parece cantar sobre a liberdade, representando uma confusão por parte das artistas, que ainda estavam perdidas no labirinto da mente nessa faixa. É uma música de sonoridade completamente heavy metal, que se conecta ao rock da faixa anterior, mas é ainda mais sombria.
Line Distribution
#1 Jisook - 31.9 (26,65%)
#2 Kim Hwa - 30.6 (25,56%)
#3 Alice - 28.5 (23,81%)
#4 Seoyeon - 14.7 (12,28%)
#5 Moon Yoon - 14.0 (11,70%)
Ghost é provavelmente a faixa mais sombria do projeto, tanto em sonoridade, que segue uma espécie de rock acústico experimental com uma atmosfera obscura e super incomum, quanto na letra, que finalmente narra o momento de percepção de seus erros e de compreensão da culpa. Para o conceito do grupo, é o momento em que elas recuperam o seu coração e sanidade emocional. Após tudo que fizeram para se sentir bem, as meninas ainda se sentem mal e são assombradas por um fantasma que as faz entender tudo o que aconteceu e como ter causado o apocalipse para se libertarem de si mesmas não foi uma boa atitude, pois elas acabaram machucando muitas pessoas e, com isso, se machucaram também. Apesar do arrependimento, é tarde demais e não tem muito o que fazer. O fantasma, que pode ser interpretado como sua consciência as lembrando dos acontecimentos e erros do passado, ininterruptamente as assombra até o final da faixa, quando elas aceitam a culpa. É interessante destacar que nessa faixa, Kim Hwa recita a estrofe final do poema The Raven de Edgar Allan Poe, que traz um enorme conteúdo conceitual para a faixa, comparando o corvo com esse fantasma que sempre está ali e nunca vai embora, pousado em um busto de Pallas (Atenas), deusa grega da sabedoria, sabedoria esta que se consegue com tempo e experiência, ou seja, cometendo erros.
Line Distribution
#1 Jisook - 42.5 (24,59%)
#2 Alice - 37.2 (21,53%)
#3 Kim Hwa - 37.0 (21,41%)
#4 Seoyeon - 30.5 (17,65%)
#5 Moon Yoon - 25.6 (14,81%)
Encerrando o mini-álbum com uma típica ballad dramática puxada para o pop/rock acústico, Tears é quase uma lição de moral. "Toda lágrima pesa", diz a letra da música para nos lembrar que não é somente nossas lágrimas têm peso e que devemos sempre encontrar o equilíbrio para evitar tirar lágrimas de outras pessoas também, ou seja, encontrar o equilíbrio para expressar os nossos sentimentos, incluindo os de raiva. A música traz o mundo destruído com uma visão mais depreciativa. Diferentemente de músicas anteriores que encaravam o mundo vazio como um "mundo a explorar", aqui é mostrado um "mundo onde não resta nada". Essa faixa explora o potencial vocal do grupo, não possuindo nenhuma parte com rap. A música termina de forma inconclusiva mas com um final aceitável. Após aprender a lição, compreender e aceitar sua culpa, o que as cinco meninas farão daqui em diante sozinhas nesse mundo pós-apocalíptico?
Line Distribution
#1 Jisook - 34.0 (25,53%)
#2 Alice - 31.5 (23,67%)
#3 Kim Hwa - 27.2 (20,42%)
#4 Seoyeon - 22.0 (16,52%)
#5 Moon Yoon - 18.5 (13,89%)
Total Line Distribution
#1 Jisook - 199.4 (26,45%)
#2 Alice - 171.4 (22,74%)
#3 Kim Hwa - 148.6 (19,71%)
#4 Seoyeon - 126.1 (16,73%)
#5 Moon Yoon - 108.4 (14,38%)
"Quoth the raven - nevermore!"
- Edgar Allan Poe