SOFÍA - 365 DÍAS CON SOFÍA [NETFLIX]
Mar 26, 2024 20:06:39 GMT
Post by adrian on Mar 26, 2024 20:06:39 GMT
Duração: 1 hora e 2 minutos.
Direção: Jorge Mangolez.
[DIVULGAÇÃO PARA LA REINA PERDIDA e MUJER BRUJA] - [CF - NETFLIX]
O documentário se iniciava com a tradicional vinheta de introdução do streaming Netflix. Uma série de imagens díspares foram sendo sobrepostas umas às outras em sequências. Ao fundo, havia uma voz que ecoava. Era Sofía quem falava.
Um ano. O que pode acontecer ao longo de 365 dias? No último ano de minha vida e de carreira pude vivenciar situações as quais muitos de vocês sequer podem imaginar. Inclusive, um que nem eu mesma esperava que aconteceu nos últimos dias. Este é um documentário feito há um ano e finalizado há poucos dias. Te convido para esta viagem comigo.
O SUPERBOWL - A COROAÇÃO DE SOFÍA
A câmera buscava mostrar todo o comprimento do estádio em que, horas mais tardes, iria acontecer o show histórico de Sofía no SUPERBOWL. O vídeo se iniciava com a logo dos patrocinadores do evento. A primeira cena era a de Sofía logo após o fim do show chorando no colo de sua mãe. Ao seu redor, amigos e a equipe de bailarinos se juntaram em um abraço coletivo e gritaram em comemoração ao sucesso da apresentação. A câmera captava o rosto da artista em detalhes enquanto ela se preparava para falar.
[SOFÍA] Pessoal, isso foi incrível! Eu não sabia que…
A frase foi interrompida por um soluço de choro. Sofía caiu no choro e foi acolhida rapidamente por sua mãe e seu pai. Eles falavam baixinho para ela se acalmar e que toda a equipe estava esperando um pronunciamento dela.
[SOFÍA] Perdão, galera, estou muito emocionada por tudo o que fizemos hoje. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por todos os que trabalharam comigo para isso acontecer. Sem vocês eu não conseguiria. Não existe Sofía sozinha, mas apenas com essa equipe maravilhosa. Nós fizemos história nesta noite. Obrigado por tanto!
Sofía foi rapidamente abraçada pela equipe que ali estava. Um total de mais de cem pessoas que se reuniram em volta da estrela. A câmera captou o abraço de cima e foi afastando do local. Como se retrocedesse, o vídeo nos levou aos momentos iniciais de preparação para o show, a partir do convite.
O CONVITE - 1 ANO ATRÁS
Sofía estava junto de sua empresária sentada em uma mesa de mogno preta quando a porta do escritório bate e um homem que parecia ansioso entra. Ele vestia um terno preto, mas utilizava por baixo do paletó uma camisa em que o rosto de Sofía estava estampado. As suas mãos tremiam compulsivamente.
[SOFÍA] Carlos, pelo amor de Deus! O que é isso? Se acalme. - Sofía levantou de onde estava e levou o homem para uma poltrona.
[CLAIRE] Carlos, pare com esse comportamento. Sofái e eu estávamos convencendo um assunto sé… - Ela foi interrompida por um grito agudo do homem.
[CARLOS] SUPERBOWL! ELES QUEREM VOCÊ NO SUPERBOWL! - Enquanto falava, apontava o dedo indicador para Sofía.
[SOFÍA] O QUÊ? - Sofía também gritou.
Carlos e Sofía correram para um abraço. Claire os olhos com olhar de repreensão, mas em seus lábios estava posto um sorriso sincero. Após momentos de comemoração, Carlos conseguiu se acalmar e foi montada uma reunião de emergência entre a equipe da artista.
[CARLOS] Então, eu não sei como isso aconteceu, mas o fato é que Sofía foi oficialmente convidada para ser a próxima performer do SUPERBOWL. Estava em ligação com um dos chefões da NFL e ele revelou detalhes: a audiência estava caindo, ano a ano, e precisava de uma estrela, uma popstar. E, depois de muito deliberarem, colocaram o seu nome na mesa. Eles não têm o costume de escolherem artistas não estadunidenses para o show, mas, como você alcançou níveis globais, eles decidiram por você.
[SOFÍA] Cara, eu não consigo acreditar que isso é real, sério. Foram tantos anos e agora… isso. Eu não sei o que dizer, mas é claro que eu quero. Imagina, poder levar a minha música latina para o principal evento esportivo dos Estados Unidos.
[CARLOS] Sobre isso, querida, temos um problema. Eles meio que disseram que a apresentação tem que ser um pouco menos identitária, para não afastar o público conservador.
A sala ficou em completo silêncio e todos estavam perplexos. Sofía franziu o cenho e olhou para a mesa na qual seus braços estavam encostados.
[SOFÍA] Então, infelizmente, não será possível que eu participe. Há uma coisa que eu admiro muito: princípios. Não vou vender uma imagem que não me convém. Eu sou latina, quero cantar músicas que reflitam a minha identidade. Esse tipo de discurso, de agradar ao público conservador, é balela. Com quem você tava falando? O Donald Trump?
Toda a equipe riu.
[CARLOS] Sofía, é uma oportunidade única para você. E para nós também. Você tem a chance de fazer história.
[SOFÍA] Carlos, eu já faço história. Sei que é uma oportunidade incrível, mas não gostaria de vender a mim e a minha alma para agradar homem branco de direita. Não vou me sujeitar a isso nessa etapa da minha carreira.
Após minutos de silêncio, Claire pigarreou chamando a atenção de todos para si.
[CLAIRE] Estive em contato com a NFL e já deixei claro que sujeitar Sofía à algo que não esteja de acordo com a sua identidade não seria possível. E, talvez, eu também tenha insinuado que não seria do interesse dos patrocinadores que ela venda uma imagem que não a sua. Estamos tratando de um assunto sério! Sofía não é mais artista para se subjugar a si própria para agradar outrem.
Dois dias se passam desde a conversa inicial no escritório. Na cena seguinte, toda a equipe estava reunida em torno da mesma mesa.
[CARLOS] Boas notícias! A Claire, com todo seu jeitinho passivo-agressivo, conseguiu que a exigência fosse derrubada. O caminho a ser trilhado neste SUPERBOWL está totalmente em suas mãos, Sofía!
[SOFÍA] Sendo assim, mãos à obra!
BASTIDORES DA DESENCANTO WORLD TOUR
Sofía estava sentada no banco de um carro junto à sua equipe de três pessoas: Claire, empresária; Carlos, amigo e publicitário e Jimena, também empresária. A sua cabeça repousava sobre o vidro de uma das janelas do veículo. Vestia uma roupa totalmente de moletom e lia um livro enquanto passeava por uma estrada deserta. Algo na estrada chamou a sua atenção: no meio de uma paisagem quase que desértica, ela avistou uma árvore muito verde no topo de uma pequena colina. A câmera frisou o seu olhar encantado com aquela natureza quase que milagrosa.
[SOFÍA] Olhem! Até em momentos desesperadores há esperança!
Os demais ocupantes do veículo visualizaram a árvore e se entreolharam. Sofía percebeu e ficou desconfortável.
[CLAIRE] Sofía, você sabe que tem a oportunidade de adiar os shows. Nem sempre você tem que estar bem. Os fãs querem ter ver; mas, querem te ver bem.
[CARLOS] Isso! Não dá para ser a fodona tendo devaneios com um mato verde no meio do nada. Assim, entendo toda a questão da natureza, mas vamos parar um pouco com a loucura, meu amor. Não dá para ser assim.
[SOFÍA] Eu estou bem! De verdade. Apenas estou refletindo sobre a vida. Só isso!
[CLAIRE] Sofía, você teve diagnótisco de ansiedade há poucos dias. Sabemos como a sua cabeça deve estar, mas isso não significa que você tenha que se matar de trabalhar. O seu trabalho depende de como você gere a sua capacidade emocional de lidar com tudo isso. Sofía é um nome artístico de peso, mas também é o nome de uma mulher que tem seus momentos de fragilidade.
Sofía não olhou para nenhum de seus companheiros de viagem. Havia apenas lágrimas que desciam copiosamente de seu rosto. Eles haviam chegado ao AccorHotels Arena, na cidade de Paris, local em que seria realizado um dos shows da turnê. Assim que chegou no camarim, a cantora parecia estar perdida. Não exalava confiança. Sofía não era mais aquela cantora enérgica. Parecia um pássaro perdido e machucado. Enquanto passava por ela com uma maleta de maquiagem, Carlos pegou em sua mão e a levou até a mesa para poder maquiá-la. A cena que se seguiu era emocionante. Enquanto era maquiada, toda a equipe parecia trabalhar em velocidade avançada, apenas Sofía permaneceu no "tempo correto". Enquanto o pincel deslizava sobre seu rosto em apenas milésimos de segundos, ela chorava; as lágrimas não desciam, pois eram amparadas por um lenço segurado por mãos masculinas. Durante trinta segundos era apenas isso que se via. E não havia som. Era apenas a dor de Sofía exposta.
Já no palco, Sofía não transparecia todo aquele turbilhão de sentimentos que a acometeu momentos antes do show. Ela estava animada, pulando sobre o palco e dançando como se não houvesse amanhã. Ela parecia separar a vida profissional da pessoal. Ao fim do show, todos voltaram para o hotel onde estavam hospedados. Sofía foi na direção do restaurante para poder comer algo antes que fosse deitar. Ela sentou em uma mesa reservada para ela e sua equipe.
[CARLOS] Sofía, querida, você não pode ficar assim depois de um espetáculo como esse. Você viu como estava no palco? Nem parecia essa pessoa toda borocoxô que estou vendo agora.
[SOFÍA] Obrigado, eu acho. Carlos, estou apenas refletindo sobre o que vem acontecendo nos últimos dias. Tem sido tão intenso. E me sinto pressionada para entregar nada menos que a perfeição. É isto. A ansiedade me corrói por dentro, me mata a cada segundo. Já não sei mais quem sou. Ontem, eu...
[CARLOS] Você...?
[SOFÍA] Fiz aquilo [neste momento ela faz menção de levar dois de seus dedos a boca] que você sabe. Há muitos anos que não fazia, mas ultimamente... me sinto cada vez menos apta a ser uma popstar. Não tenho corpo para isso, não tenho nem cabeça. O que estou fazendo da minha vida, sabe? É tudo tão pesado. Eu sinto que não vou conseguir aguentar por tanto tempo.
[CARLOS] Porque você não nos contou ontem? Não somos apenas aqueles que trabalham para você, Sofía, mas também somos seus melhores amigos.
[SOFÍA] Eu sei, mas tem coisas que é difícil para falar. É doloroso lidar consigo mesma tentando se matar. Afinal, é isso que estou fazendo: me matando aos poucos. É silencioso. E por isso ainda mais cruel.
A porta se abriu e era Claire quem entrava. O seu rosto parecia indicar raiva.
[CLAIRE] Eu sequer imagino o que você está sentindo, Sofía. Não imagino sofrer toda essa dor física e psíquica. Não sei o que se passa em cada átomo do seu corpo. O que eu sei é que estou em frente de uma das mulheres mais fortes e potentes que já conheci. Essa merda de doença não pode te parar.
Clairre correu e abraçou Sofía. Os três se abraçaram. Após um momento triste, seguido por uma trilha sonora depressiva, os três se largaram e ficaram encarando um ao outro. Até que, de repente, Sofía pegou uma caderneta e se pôs a escrever furiosamente. Carlos e Claire apenas olharam atônitos. Nenhum deles teve coragem de interromper o que a artista fazia.
[CARLOS] Sofí? O que você está fazendo? Sabe que estamos sendo gravados, certo?
Sofía sorriu e olhou para a câmera que estava sendo segurada por uma mulher prostrada mais ao canto do quarto.
[SOFÍA] Bem, achei que poderia escrever algo sobre isso. Dizem que escrever é quase como se uma parte da nossa alma fosse transplantada para cada frase. Essa música se chama ANA. Ela é divertida, mas fala sobre anorexia. Quem sabe, algum dia, ela possa vir a luz do dia e inspirar outras garotas e garotos a lutar contra a anorexia. Ana... um nome que é tão simples e ordinário, mas que, na verdade, pode representar tantas coisas ruins.
[CLAIRE] É. Definitivamente você não deveria falar isso enquanto tem uma câmera apontada para você.
Todos riram e a cena cortou para uma próxima.
CANCELAMENTO DE EDÉN - ÁLBUM ELETRÔNICO DE SOFÍA
Sofía estava reunida em uma sala de escritório com uma equipe de pouco menos de dez pessoas. Todos pareciam estar apreesnvios. Ela estava em uma posição na mesa retanular que poderia ser vista por todos os que estavam em sua volta sem qualquer dificuldade. O semblante da artista era sério, embora demonstrasse certa apreensão ao morder seus lábios naturalmente rosa. Ela respirou fundo e, quando ia falar, parece que as palavras não queriam sair. Ela olhou para um copo de água que estava a sua frente, o pegou e bebeu do líquido que ali estava. Ela respirou fundo e começou, enfim, a falar.
[SOFÍA] Bom dia, pessoal. Eu marquei esta reunião para comunicar uma decisão que assumi há poucos dias. Não havia compartilhado com ninguém, pois ainda estava pensando em como vocês irão receber a notícia. Eu sei que já temos tudo pronto para o lançamento de EDÉN... gravamos o clipe de La Reina Del Pop, mas eu tive conversa com alguns amigos e, pensando melhor, talvez não seja a hora para este projeto vir ao mundo. Comunico a todos que o lançamento do álbum será cancelado. Começaremos tudo do zero com uma proposta nova: quero resgatar minhas raízes latinas.
Ninguém havia se manifestado. Todos pareciam aterrorizados com a ideia de começar a trabalhar em um novo álbum ou com a decisão abrupta da artista. A tensão no ar era tanta que parecia ser palpável. Um pigarro veio de um homem, branco, de meia idade. O seu semblante era o de uma pessoa irritada. Era um dos grandes nomes da X ENTERTAINMENT.
[X] Veja. E com base em quê você acha que pode tomar uma decisão dessas sem comunicar aos seus superiores? Sofía é um nome grande, mas não detém todo o poder nesta gravadora. O álbum está pronto e será lançado. Quer você queira ou não!
[SOFÍA] Senhor, cujo nome eu desconheço, a minha decisão está tomada. E, caso esteja insatisfeito, o convido a ir dar uma volta no inferno. Pouco me interessa a sua opinião ou as suas ameaças. O meu nome é maior que o dessa gravadora. Não me subestime.
[X] Quanta audáci...
[SOFÍA] Cale a boca! Eu sou a dona de minha própria carreira. Você não é a Norma Claire que roubou os masters dos artistas da ROCKET. Você não é ninguém! E, aliás, quem te chamou aqui? Tanto você como seus amiguinhos engravatados são uma escória para a música. Não sabem de nada e querem opinar. Visam apenas o lucro e não ao amor pela arte que os artistas colocam em suas músicas. Eu sei muito bem o que fizeram com a Emília.
[X] Emília? O que nós fizemos com ela?
[SOFÍA] Estão boicotando todas as tentativas de lançamento dela. Mas saiba que, se depender de mim, ela terá as suas produções lançadas. Nem que eu tenha que comprar a empresa. E você sabe que eu posso fazer isso. Então, se você quiser se manter nessa indústria, recomendo que saia agora desta sala e nunca mais olhe para mim novamente. O seu nome e a sua persona já não são mais bem-vindos. Fora!
A face do homem estava em um tom multicolor próximo do vermelho vivo. Ele estava atônito com a postura de Sofía em desafiar o seu comando. Estava tremendo quando saiu da sala e mal conseguiu fechar a porta, pois, a própria cantora a fechou sem nenhuma cerimônia.
[SOFÍA] Quem estiver contrário à minha decisão também está convidado a sair desta sala. Explicarei os motivos dela agora.
Ninguém saiu e todos a escutavam.
[SOFÍA] Eu decidi dedicar o meu próximo álbum à celebração da latinidade. Eu penso que pode ser um disco divertido e com diversos ritmos latino-americanos. Cumbia, reggaeton, dembow, funk. Enfim. Esse é o meu plano. E eu quero compor todas as canções. Do início ao fim, serei eu a responsável pelas faixas que levarão meu nome a partir de agora.
[FUNCIONÁRIA 1] Sofía, eu acho a ideia ótima, mas nós temos um trabalho completo já pronto. Vamos jogar tudo isso fora de uma hora para a outra?
[SOFÍA] Não precisamos jogar fora, mas não será lançado. Nosso foco será na produção deste novo álbum. Deixem em stand-by. Acredito que uma hora ou outra voltaremos a ele, inclusive, tendo a oportunidade de melhorá-lo com maior maturidade.
[CLAIRE] Sofía, querida, correndo o risco de ser demitida, mas acho que a sua decisão é, para dizer o mínimo, burra. São doze canções gravadas e produzidas. Temos videoclipes já prontos! Estávamos em contato com a Live Nation para a turnê! Isso é simplesmente ridículo.
[SOFÍA] Eu não pedi opinião, Claire. Esse será a decisão tomada e pronto. Quem não quiser seguir comigo, entendo e respeito. Terão todos os seus direitos garantidos, mas esse álbum não vai sair.
[FUNCIONÁRIA 2] Ok! Então como iremos fazer? Quais os seus planos?
[SOFÍA] Que bom que você perguntou! Eu já pensei em um nome. O álbum se chamará HASTA QUE SALGA EL SOL e será um disco que contará apenas com músicas animadas. Quando eu lembro da minha infância e adolescência penso em coisas felizes, apesar de muitas coisas ruins que aconteceram. Quero celebrar as coisas boas, mas não deixando de lado a infelicidade que nos assola. Eu proponho que possamos adotar uma perspectiva de superação, de amor à vida.
Neste momento a cena pareceu se dissipar e as próximas mostraram a equipe trabalhando em ideias para a parte visual do álbum. Enquanto isso, Sofía era filmada em sua casa recebendo amigos e produtores para a elaboração das músicas que iriam compor o seu disco. Em todas as cenas mostradas a artista parecia estar mais que satisfeita com a decisão tomada. Ela ria enquanto compunha; ria enquanto cantava, dançava e, até mesmo, quando comia.
BASTIDORES DA DESENCANTO WORLD TOUR
Sofía estava sentada no banco de um carro junto à sua equipe de três pessoas: Claire, empresária; Carlos, amigo e publicitário e Jimena, também empresária. A sua cabeça repousava sobre o vidro de uma das janelas do veículo. Vestia uma roupa totalmente de moletom e lia um livro enquanto passeava por uma estrada deserta. Algo na estrada chamou a sua atenção: no meio de uma paisagem quase que desértica, ela avistou uma árvore muito verde no topo de uma pequena colina. A câmera frisou o seu olhar encantado com aquela natureza quase que milagrosa.
[SOFÍA] Olhem! Até em momentos desesperadores há esperança!
Os demais ocupantes do veículo visualizaram a árvore e se entreolharam. Sofía percebeu e ficou desconfortável.
[CLAIRE] Sofía, você sabe que tem a oportunidade de adiar os shows. Nem sempre você tem que estar bem. Os fãs querem ter ver; mas, querem te ver bem.
[CARLOS] Isso! Não dá para ser a fodona tendo devaneios com um mato verde no meio do nada. Assim, entendo toda a questão da natureza, mas vamos parar um pouco com a loucura, meu amor. Não dá para ser assim.
[SOFÍA] Eu estou bem! De verdade. Apenas estou refletindo sobre a vida. Só isso!
[CLAIRE] Sofía, você teve diagnótisco de ansiedade há poucos dias. Sabemos como a sua cabeça deve estar, mas isso não significa que você tenha que se matar de trabalhar. O seu trabalho depende de como você gere a sua capacidade emocional de lidar com tudo isso. Sofía é um nome artístico de peso, mas também é o nome de uma mulher que tem seus momentos de fragilidade.
Sofía não olhou para nenhum de seus companheiros de viagem. Havia apenas lágrimas que desciam copiosamente de seu rosto. Eles haviam chegado ao AccorHotels Arena, na cidade de Paris, local em que seria realizado um dos shows da turnê. Assim que chegou no camarim, a cantora parecia estar perdida. Não exalava confiança. Sofía não era mais aquela cantora enérgica. Parecia um pássaro perdido e machucado. Enquanto passava por ela com uma maleta de maquiagem, Carlos pegou em sua mão e a levou até a mesa para poder maquiá-la. A cena que se seguiu era emocionante. Enquanto era maquiada, toda a equipe parecia trabalhar em velocidade avançada, apenas Sofía permaneceu no "tempo correto". Enquanto o pincel deslizava sobre seu rosto em apenas milésimos de segundos, ela chorava; as lágrimas não desciam, pois eram amparadas por um lenço segurado por mãos masculinas. Durante trinta segundos era apenas isso que se via. E não havia som. Era apenas a dor de Sofía exposta.
Já no palco, Sofía não transparecia todo aquele turbilhão de sentimentos que a acometeu momentos antes do show. Ela estava animada, pulando sobre o palco e dançando como se não houvesse amanhã. Ela parecia separar a vida profissional da pessoal. Ao fim do show, todos voltaram para o hotel onde estavam hospedados. Sofía foi na direção do restaurante para poder comer algo antes que fosse deitar. Ela sentou em uma mesa reservada para ela e sua equipe.
[CARLOS] Sofía, querida, você não pode ficar assim depois de um espetáculo como esse. Você viu como estava no palco? Nem parecia essa pessoa toda borocoxô que estou vendo agora.
[SOFÍA] Obrigado, eu acho. Carlos, estou apenas refletindo sobre o que vem acontecendo nos últimos dias. Tem sido tão intenso. E me sinto pressionada para entregar nada menos que a perfeição. É isto. A ansiedade me corrói por dentro, me mata a cada segundo. Já não sei mais quem sou. Ontem, eu...
[CARLOS] Você...?
[SOFÍA] Fiz aquilo [neste momento ela faz menção de levar dois de seus dedos a boca] que você sabe. Há muitos anos que não fazia, mas ultimamente... me sinto cada vez menos apta a ser uma popstar. Não tenho corpo para isso, não tenho nem cabeça. O que estou fazendo da minha vida, sabe? É tudo tão pesado. Eu sinto que não vou conseguir aguentar por tanto tempo.
[CARLOS] Porque você não nos contou ontem? Não somos apenas aqueles que trabalham para você, Sofía, mas também somos seus melhores amigos.
[SOFÍA] Eu sei, mas tem coisas que é difícil para falar. É doloroso lidar consigo mesma tentando se matar. Afinal, é isso que estou fazendo: me matando aos poucos. É silencioso. E por isso ainda mais cruel.
A porta se abriu e era Claire quem entrava. O seu rosto parecia indicar raiva.
[CLAIRE] Eu sequer imagino o que você está sentindo, Sofía. Não imagino sofrer toda essa dor física e psíquica. Não sei o que se passa em cada átomo do seu corpo. O que eu sei é que estou em frente de uma das mulheres mais fortes e potentes que já conheci. Essa merda de doença não pode te parar.
Clairre correu e abraçou Sofía. Os três se abraçaram. Após um momento triste, seguido por uma trilha sonora depressiva, os três se largaram e ficaram encarando um ao outro. Até que, de repente, Sofía pegou uma caderneta e se pôs a escrever furiosamente. Carlos e Claire apenas olharam atônitos. Nenhum deles teve coragem de interromper o que a artista fazia.
[CARLOS] Sofí? O que você está fazendo? Sabe que estamos sendo gravados, certo?
Sofía sorriu e olhou para a câmera que estava sendo segurada por uma mulher prostrada mais ao canto do quarto.
[SOFÍA] Bem, achei que poderia escrever algo sobre isso. Dizem que escrever é quase como se uma parte da nossa alma fosse transplantada para cada frase. Essa música se chama ANA. Ela é divertida, mas fala sobre anorexia. Quem sabe, algum dia, ela possa vir a luz do dia e inspirar outras garotas e garotos a lutar contra a anorexia. Ana... um nome que é tão simples e ordinário, mas que, na verdade, pode representar tantas coisas ruins.
[CLAIRE] É. Definitivamente você não deveria falar isso enquanto tem uma câmera apontada para você.
Todos riram e a cena cortou para uma próxima.
CANCELAMENTO DE EDÉN - ÁLBUM ELETRÔNICO DE SOFÍA
Sofía estava reunida em uma sala de escritório com uma equipe de pouco menos de dez pessoas. Todos pareciam estar apreesnvios. Ela estava em uma posição na mesa retanular que poderia ser vista por todos os que estavam em sua volta sem qualquer dificuldade. O semblante da artista era sério, embora demonstrasse certa apreensão ao morder seus lábios naturalmente rosa. Ela respirou fundo e, quando ia falar, parece que as palavras não queriam sair. Ela olhou para um copo de água que estava a sua frente, o pegou e bebeu do líquido que ali estava. Ela respirou fundo e começou, enfim, a falar.
[SOFÍA] Bom dia, pessoal. Eu marquei esta reunião para comunicar uma decisão que assumi há poucos dias. Não havia compartilhado com ninguém, pois ainda estava pensando em como vocês irão receber a notícia. Eu sei que já temos tudo pronto para o lançamento de EDÉN... gravamos o clipe de La Reina Del Pop, mas eu tive conversa com alguns amigos e, pensando melhor, talvez não seja a hora para este projeto vir ao mundo. Comunico a todos que o lançamento do álbum será cancelado. Começaremos tudo do zero com uma proposta nova: quero resgatar minhas raízes latinas.
Ninguém havia se manifestado. Todos pareciam aterrorizados com a ideia de começar a trabalhar em um novo álbum ou com a decisão abrupta da artista. A tensão no ar era tanta que parecia ser palpável. Um pigarro veio de um homem, branco, de meia idade. O seu semblante era o de uma pessoa irritada. Era um dos grandes nomes da X ENTERTAINMENT.
[X] Veja. E com base em quê você acha que pode tomar uma decisão dessas sem comunicar aos seus superiores? Sofía é um nome grande, mas não detém todo o poder nesta gravadora. O álbum está pronto e será lançado. Quer você queira ou não!
[SOFÍA] Senhor, cujo nome eu desconheço, a minha decisão está tomada. E, caso esteja insatisfeito, o convido a ir dar uma volta no inferno. Pouco me interessa a sua opinião ou as suas ameaças. O meu nome é maior que o dessa gravadora. Não me subestime.
[X] Quanta audáci...
[SOFÍA] Cale a boca! Eu sou a dona de minha própria carreira. Você não é a Norma Claire que roubou os masters dos artistas da ROCKET. Você não é ninguém! E, aliás, quem te chamou aqui? Tanto você como seus amiguinhos engravatados são uma escória para a música. Não sabem de nada e querem opinar. Visam apenas o lucro e não ao amor pela arte que os artistas colocam em suas músicas. Eu sei muito bem o que fizeram com a Emília.
[X] Emília? O que nós fizemos com ela?
[SOFÍA] Estão boicotando todas as tentativas de lançamento dela. Mas saiba que, se depender de mim, ela terá as suas produções lançadas. Nem que eu tenha que comprar a empresa. E você sabe que eu posso fazer isso. Então, se você quiser se manter nessa indústria, recomendo que saia agora desta sala e nunca mais olhe para mim novamente. O seu nome e a sua persona já não são mais bem-vindos. Fora!
A face do homem estava em um tom multicolor próximo do vermelho vivo. Ele estava atônito com a postura de Sofía em desafiar o seu comando. Estava tremendo quando saiu da sala e mal conseguiu fechar a porta, pois, a própria cantora a fechou sem nenhuma cerimônia.
[SOFÍA] Quem estiver contrário à minha decisão também está convidado a sair desta sala. Explicarei os motivos dela agora.
Ninguém saiu e todos a escutavam.
[SOFÍA] Eu decidi dedicar o meu próximo álbum à celebração da latinidade. Eu penso que pode ser um disco divertido e com diversos ritmos latino-americanos. Cumbia, reggaeton, dembow, funk. Enfim. Esse é o meu plano. E eu quero compor todas as canções. Do início ao fim, serei eu a responsável pelas faixas que levarão meu nome a partir de agora.
[FUNCIONÁRIA 1] Sofía, eu acho a ideia ótima, mas nós temos um trabalho completo já pronto. Vamos jogar tudo isso fora de uma hora para a outra?
[SOFÍA] Não precisamos jogar fora, mas não será lançado. Nosso foco será na produção deste novo álbum. Deixem em stand-by. Acredito que uma hora ou outra voltaremos a ele, inclusive, tendo a oportunidade de melhorá-lo com maior maturidade.
[CLAIRE] Sofía, querida, correndo o risco de ser demitida, mas acho que a sua decisão é, para dizer o mínimo, burra. São doze canções gravadas e produzidas. Temos videoclipes já prontos! Estávamos em contato com a Live Nation para a turnê! Isso é simplesmente ridículo.
[SOFÍA] Eu não pedi opinião, Claire. Esse será a decisão tomada e pronto. Quem não quiser seguir comigo, entendo e respeito. Terão todos os seus direitos garantidos, mas esse álbum não vai sair.
[FUNCIONÁRIA 2] Ok! Então como iremos fazer? Quais os seus planos?
[SOFÍA] Que bom que você perguntou! Eu já pensei em um nome. O álbum se chamará HASTA QUE SALGA EL SOL e será um disco que contará apenas com músicas animadas. Quando eu lembro da minha infância e adolescência penso em coisas felizes, apesar de muitas coisas ruins que aconteceram. Quero celebrar as coisas boas, mas não deixando de lado a infelicidade que nos assola. Eu proponho que possamos adotar uma perspectiva de superação, de amor à vida.
Neste momento a cena pareceu se dissipar e as próximas mostraram a equipe trabalhando em ideias para a parte visual do álbum. Enquanto isso, Sofía era filmada em sua casa recebendo amigos e produtores para a elaboração das músicas que iriam compor o seu disco. Em todas as cenas mostradas a artista parecia estar mais que satisfeita com a decisão tomada. Ela ria enquanto compunha; ria enquanto cantava, dançava e, até mesmo, quando comia.
ENCONTRO DE SOFÍA E EMÍLIA NO PÓS-SHOWDOWN
Sofía estava sentada em frente a uma parede em que estavam coladas placas de certificação dos seus singles e álbuns. Ela olhava quase sem piscar. Algo, entretanto, chamou a sua atenção. Emília entrava pela porta segurando uma caixa de presente. Naquele momento, a jovem argentina estava competindo no reality-show SHOWDOWN. Na noite anterior, Sofía e ela realizaram uma apresentação conjunta no palco do programa. As duas combinaram de se encontrar depois para conversarem melhor. Assim que a viu, Emília esboçou um sorriso e correu ao encontro da mexicana. Ela pareceu notar que a sua ação pudesse parecer desesperada tarde demais. Quando já estavam uma em frente à outra elas engataram um abraço.
[EMILIA] Eu mal posso acreditar que depois de ontem ainda estamos aqui, sabe? Você é a minha maior referência, Sofía. Obrigada por tudo o que fez por mim ontem a noite. Eu nem sei como agradecer.
[SOFÍA] Você pode me agradecer se continuar sendo essa artista maravilhosa que você é. O seu futuro será brilhante, Emília. Fico feliz de saber que estou servindo de exemplo para a nova geração da música latina.
As duas continuaram conversando enquanto se dirigiam para um restaurante a pé. Na rua, ambas eram fotografadas pelos transeuntes. Com muita simpatia, tanto Emília quanto Sofía atenderam a todes que as abordarem. Ao chegar no restaurante que haviam combinado, pediram uma mesa mais reservada e sentaram.
[SOFÍA] Bem, eu acho que vou querer um brioche vegano com creme de castanhas defumada. E você?
[EMÍLIA] Serei muito julgada se pedir um croque madame?
Sofía sorriu e balançou a cabeça negativamente. Elas fizeram o pedido e enquanto aguardavam continuaram conversando.
[EMÍLIA] Sabe, fui até rever sua participação no BBMD para saber como deveria me posicionar lá. Mas, chegando lá no palco e com a convivência, já soube que seria impossível imitar os passos de alguém.
[SOFÍA] Não precisa imitar ninguém, querida. Em realities todos assumimos uma persona única, mesmo sendo esta falsa ou verdadeira. E os programas se diferenciam bastante um do outro. Gostaria de ter participado do SHOWDOWN. O BBMD foi um reality que o que mais importava era a construção de polêmicas. E isso eu fazia bem, mas…
Os pratos haviam chegado à mesa. Enquanto comiam o assunto de relacionamentos amorosos veio à tona.
[EMÍLIA] Você namora?
[SOFÍA] Não. Estou dando um tempo em relações mais sérias, mas vez ou outra busco me aconchegar nos braços de algum cara, ou mulher que me pareçam especiais.
Emília pareceu se assustar, contudo, havia um quê de curiosidade - talvez desejo - em seu olhar.
[EMÍLIA] Você é bissexual, né. Por um instante havia esquecido disso. Lembro horrores daquele seu beijo com a Tieta, mas como vocês se odiavam imaginei que pudesse ser uma jogada de marketing.
[SOFÍA] Eu não venderia isso, sabe? Não é da minha índole. Tieta e eu estávamos no ápice da nossa rixa e resolvemos através de outros caminhos. Mas e você? Namorando?
[EMÍLIA] Não, mas adoraria.
A câmera foi se distanciando até que a figura das duas fosse apenas um borrão. Um dia se passou e Sofía estava no México a trabalho. Enquanto ela e sua equipe buscavam traçar estratégias para os próximos passos de sua carreira, ela parecia muito mais interessada nas mensagens que recebia de seu celular. Claire, impaciente, se posicionou na retaguarda da cantora e a assustou quando falou:
[CLAIRE] Imagine o que a Sofía iria dizer se estivéssemos compenetrados no celular enquanto realizamos uma reunião mega importante. Sabe, você é quem manda aqui, mas nós gostaríamos de sua atenção nas decisões que tomaremos. Não vai ser a Emília que vai te dar ideias.
Carlos levantou a cabeça e sorriu instantaneamente.
[CARLOS] Emília? Eu sabia que aqueles barulhos que ouvi no quarto vizinho não eram apenas pornô francês.
Sofía estava envergonhada, porém, encontrou forças para reclamar com a sua equipe.
[SOFÍA] Chega! Está bem. Não precisam falar mais nada. E por favor, quanta indelicadeza falar da minha vida pessoal sem qualquer permissão da minha parte.
Então a reunião continuou como se nada houvesse acontecido, mas Sofía ainda parecia estar alheia ao que estava sendo discutido por seus colegas.
Outros dias se passam. Meses. Cenas intercaladas de Sofía no estúdio, da sua equipe, de ensaios eram exibidas na tela. Dois meses se passaram. Sofía estava em estúdio gravando LA REINA PERDIDA que, futuramente, seria um dos singles do álbum. Ao finalizar a gravação, ela se dirigiu à mesa de controle e ouviu o que havia gravado e as ideias do produtor. Ela estava vestindo uma roupa de moletom cinza e usava óculos enquanto relia algumas anotações em um pequeno caderno que guardava consigo. Impaciente, ela se jogou em um sofá ali próximo.
[SOFÍA] Este álbum tem sido tão revelador para mim, sabe? Por tantos motivos. Tem sido brutal todo esse processo de composição e ajuste. Às vezes acho que não nasci para ser compositora. Não é apenas escrever, mas imprimir um misto de emoções e sentimentos que dói de tão carregados. Nunca foi tão difícil ser cantora.
Ninguém nunca disse que seria fácil, querida. Acredito que somos próximos o suficiente para eu te dizer isso: te acho foda para um caralho. Você enfrentou e passou por tantas coisas nesses anos de carreira. Deu até um golpe na Tieta!
[SOFÍA] Ai, não!
Os dois riram.
Falando sério. Este é o seu melhor momento artístico, cara. Se reinventando no quarto álbum de estúdio, buscando sua essência e não se vendendo a qualquer pop genérico. Estamos falando, pela primeira vez em muito tempo, de uma potência latina. Você tem noção do impacto da sua música para todos nós que queremos conquistar um espaço nesse mundo?
[SOFÍA] Assim você não me ajuda, Big. Estou sentindo um peso enorme em cima de mim. Já ouviu falar que o quarto álbum sempre sai mal? E justamente nesse que estou me desafiando enquanto compositora. Fico receosa.
Maldição é só para quem não se garante, Sofi. Sei que você vai conseguir superar todo esse medo. O que você tem que focar é em fazer música boa. E isso nós já estamos fazendo.
[SOFÍA] Obrigado pelo apoio, amigo. Tem sido mais fácil ter pessoas como você, me auxiliando em todo o processo. Mal posso acreditar que estamos tão perto do lançamento. Claro que faltam uns 10 meses, mas está mais perto que nunca.
Inclusive, você já conversou com o AWA para aquela música que você escreveu?
[SOFÍA] Já sim! Estamos finalizando os últimos detalhes, mas está certo para gravarmos nos próximos meses. Estou tão apaixonada por ela, Big. É tão emocional. Lembrei de tantas coisas. Sinto tanto orgulho de ter escrito algo tão profundo, tão sincero e tão bom! Tenho certeza que essa será uma das favoritas dos fãs.
Ter vocês dois em uma única faixa já é certeza de sucesso, querida. Ela tem muito potencial para encantar. Sabe, desde EDÉN gosto muito da sua visão em relação ao sagrado. Ao mesmo tempo que parece conhecer, faz piada e se posiciona. Ressignifica.
[SOFÍA] Vivi muito tempo na igreja, então eu obviamente absorvi alguns vícios. Como o de trazer para qualquer situação preceitos religiosos. Mas tento não transformar isso em algo como se eu fosse evangelizar meu público. O pessoal da igreja que a minha avó frequenta sempre lamenta que eu seja uma “vadia” e que tenha me entregado de bandeja para o lado mundano. É violento, mas só consigo rir com tanta confiança de que ela, Dona Margarida, que fofoca todos os dias, é a régua moral a qual todos devemos ouvir.
Dona Margarida é? [risos] Ela vai falar horrores de você depois de saber que foi mencionada no documentário.
Os dois riram e a cena foi cortada. Na tela, indica-se que o tempo avançou. Estávamos agora no set de gravações do videoclipe de MUJER BRUJA.
Os dois riram e a cena foi cortada. Na tela, indica-se que o tempo avançou. Estávamos agora no set de gravações do videoclipe de MUJER BRUJA.
BEHIND THE SCENES - MUJER BRUJA
Emília e Sofía estavam paradas em uma clareira cobertas por um cobertor grosso enquanto conversavam com diretor a respeito das gravações do vídeo. Elas pareciam estar satisfeitas com o trabalho.
[SOFÍA] Poxa, eu sabia que ficaria bom, mas não imaginei que seria tanto. O que você acha, Lía?
[EMÍLIA] Eu amei! Todo o conceito está bem representado na tela.
Outras imagens dos bastidores do videoclipe se sobrepuseram umas a outra. Sofía e Emília formavam uma dupla divertida. Todos ali pareciam se divertir e se inspirar na harmonia em que as duas artistas demonstravam no trabalho. A equipe era mostrada trabalhando durante toda a madrugada para a ambientação sombria que o clipe havia mostrado. A coreografa também trabalhava com os dançarinos para as cenas de dança. Os bastidores da cena mais polêmica do videoclipe foi mostrado, a do corpo pendurado pelos pés.
[EMÍLIA] Cara, eu acho muito poético, mas não vão pensar que é um incentivo ao suicídio? Entendo todo o conceito de ser um casulo de borboleta, mas todos nós sabemos como é a internet.
[SOFÍA] Talvez. Mas eu quero apostar que vão entender o conceito. Não é tão difícil, certo? Basta apenas um pouco de criatividade e bom senso para pensar que a intenção não é incentivar o suicídio.
As duas artistas se afastaram do set para se alimentarem em uma mesa composta por diversos pratos preparados pela produção.
[EMÍLIA] Sofí, como você está esperando a recepção do público? Estou nervosa. Não sei se o público me conhece e tenho medo de te afundar por isso.
[SOFÍA] Querida, não se preocupe com isso. Vamos fazer o nosso melhor. Os números são resultados disso. Se nem a Alexa me fez desistir, não será agora que irei. E, assim, se flopar, é normal. Nem sempre vamos lançar grandes sucessos, às vezes vai ser #1 na Bubbling Under e tá tudo bem.
[EMÍLIA] Mas vai ser o primeiro single do álbum. Eu acho que tem que estrear em grande estilo.
[SOFÍA] E vou estrear, oras. Estarei com uma grande amiga e isso já basta. Se fizer sucesso, ótimo. Se não, ótimo também. Estamos juntas nisso aqui, Emília. Agradeço pela preocupação e apoio, mas vamos pensar no agora e no depois, apenas o universo sabe o que vai acontecer. Temos que estar confiantes em tudo o que estamos fazendo agora.
Na continuação das gravações, Sofía e Emília estavam entrosadas uma à outra. Suas cenas eram fascinantes. Havia algo no ar, entretanto, uma tensão sexual visível. Elas riam, se tocaram e riram novamente. Assim que as gravações foram pousadas, elas deram um beijo rápido instintivamente, quase como se não tivessem sido gravadas por dezenas de câmeras. Percebendo a situação, elas disfarçam, mas já era tarde demais. O envolvimento amoroso das duas era claro. Então, Sofía reuniu todos em um círculo e resolveu revelar.
[SOFÍA] Bem, pessoal, acredito que não seja surpresa, mas Emília e eu estamos tendo um relacionamento. Decidimos falar porque já não conseguimos mais esconder [risos]. Contudo, gostaríamos que isso não fosse à público por enquanto. Estamos ainda nos resolvendo e queremos ser sólidas quando anunciarmos para o público.
Todos aplaudiram e as duas pareciam confiantes o bastante para dar um beijo demorado em frente a equipe. Os gritos e as palmas eclodiram instantaneamente. Após a revelação o ambiente pareceu ficar mais leve.
As cenas seguintes abordaram o término do relacionamento das duas. Sofía estava viajando para o Brasil, no fim do ano [2027], para os últimos shows da turnê. Ela parecia feliz enquanto digitava no celular. Carlos, que a acompanhava, sorriu e brincou com a artista que ela estava realmente apaixonada por Emília. Sofía riu e revirou os olhos, mas nada falou. Os dois chegaram ao estádio Allianz Park, em São Paulo, para os ensaios do show. Antes de iniciarem o ensaio, Carlos e Sofía conversaram.
[SOFÍA] Sabe, eu tenho uma atualização da minha vida amorosa para te contar.
[CARLOS] E o que você está esperando? Conta logo.
[SOFÍA] Emi e eu não estamos mais juntas. No final, percebemos que somos duas grandes amogas, mas não o suficiente para levarmos esse romance para outro nível. Era divertido, mas não passava disso. Em comum acordo decidimos manter apenas nossos laços de amizade.
[CARLOS] Poxa, já estava prestes a pedir para que vocês duas me adotassem. Mas você está bem com isso?
[SOFÍA] Sim, claro! Foi o melhor para nós duas.
A conversa se encerrou ali e as imagens que se sucederam foram as de Sofia ensaiando no palco pelo estádio. Ela vestia uma roupa confortável e um boné em sua cabeça. Enquanto cantava buscou explorar toda a dimensão da plataforma montada para a sua apresentação. Cerca de trinta dançarinos a acompanharam para os shows.
Na continuação das gravações, Sofía e Emília estavam entrosadas uma à outra. Suas cenas eram fascinantes. Havia algo no ar, entretanto, uma tensão sexual visível. Elas riam, se tocaram e riram novamente. Assim que as gravações foram pousadas, elas deram um beijo rápido instintivamente, quase como se não tivessem sido gravadas por dezenas de câmeras. Percebendo a situação, elas disfarçam, mas já era tarde demais. O envolvimento amoroso das duas era claro. Então, Sofía reuniu todos em um círculo e resolveu revelar.
[SOFÍA] Bem, pessoal, acredito que não seja surpresa, mas Emília e eu estamos tendo um relacionamento. Decidimos falar porque já não conseguimos mais esconder [risos]. Contudo, gostaríamos que isso não fosse à público por enquanto. Estamos ainda nos resolvendo e queremos ser sólidas quando anunciarmos para o público.
Todos aplaudiram e as duas pareciam confiantes o bastante para dar um beijo demorado em frente a equipe. Os gritos e as palmas eclodiram instantaneamente. Após a revelação o ambiente pareceu ficar mais leve.
As cenas seguintes abordaram o término do relacionamento das duas. Sofía estava viajando para o Brasil, no fim do ano [2027], para os últimos shows da turnê. Ela parecia feliz enquanto digitava no celular. Carlos, que a acompanhava, sorriu e brincou com a artista que ela estava realmente apaixonada por Emília. Sofía riu e revirou os olhos, mas nada falou. Os dois chegaram ao estádio Allianz Park, em São Paulo, para os ensaios do show. Antes de iniciarem o ensaio, Carlos e Sofía conversaram.
[SOFÍA] Sabe, eu tenho uma atualização da minha vida amorosa para te contar.
[CARLOS] E o que você está esperando? Conta logo.
[SOFÍA] Emi e eu não estamos mais juntas. No final, percebemos que somos duas grandes amogas, mas não o suficiente para levarmos esse romance para outro nível. Era divertido, mas não passava disso. Em comum acordo decidimos manter apenas nossos laços de amizade.
[CARLOS] Poxa, já estava prestes a pedir para que vocês duas me adotassem. Mas você está bem com isso?
[SOFÍA] Sim, claro! Foi o melhor para nós duas.
A conversa se encerrou ali e as imagens que se sucederam foram as de Sofia ensaiando no palco pelo estádio. Ela vestia uma roupa confortável e um boné em sua cabeça. Enquanto cantava buscou explorar toda a dimensão da plataforma montada para a sua apresentação. Cerca de trinta dançarinos a acompanharam para os shows.
Mais uma vez a cena é cortada. Estávamos agora em um carro. Nele, estavam Sofía e Carlos no banco de trás. Claire, a empresária, no banco ao lado do motorista. Eles pareciam estar animados.
[CARLOS] Então, amiga, já pensou em quais convidados para o show no SUPERBOWL? Imagina um Lucca, uma Tieta. Nossa! Ia ser demais.
[SOFÍA] Sabe, eu não queria artistas tão grandes neste show. Eles podem ter um show próprio logo, logo, então para mim não faz sentido. Estava pensando em chamar alguns amigos menores, que ainda não tem um público muito grande. Blanca e Emília, por exemplo. Gostaria que as duas viessem comigo. AWA e Rique também seriam boas adições. Talvez o Vittor.
[CLAIRE] O Vittor? Vocês não se falam há… cinco anos? Não sei se ele aceitaria.
[CARLOS] Aquela mona não seria louca de recusar.
[SOFÍA] Há boas chances, Carlos. Infelizmente não nos falamos há muito tempo. Nem tenho o número dele. Mas gostaria que ele pudesse estar junto de mim. Fazer as pazes, celebrar a nossa cultura…
[CLAIRE] Bem, isso é fácil de resolver. Entrarei em contato com a equipe dele e peço uma reunião. Ai vocês dois se abraçam e aquela ladainha toda de pessoas que se odeiam, mas precisam fingir que não.
[SOFÍA] Você sabe que isso tá sendo gravado, né? E outra, não odeio o Vittor. Sinto uma admiração incrível por ele.
[CARLOS] Ele ainda namora aquele gostoso do Ícaro? Meu sonho.
Sofía riu enquanto olhava para a tela do celular. Nele estava sendo exibida a capa do quarto álbum de estúdio de Sofía, HASTA QUE SALGA EL SOL.
[SOFÍA] Eu gosto dessa capa. Diz muito e não diz nada.
[CLAIRE] Você pode dizer se não gostou, sabe.
Todos riram.
[SOFÍA] Eu gostei, só estou querendo dizer que é simples e, por isso mesmo, poderosa.
ENSAIOS - HASTA QUE SALGA EL SOL
Sofía entra no estúdio de ensaio, cheia de energia e entusiasmo para sua próxima interpretação. Ela está usando roupas confortáveis que permitem movimentos livres enquanto dança ao ritmo de Mujer Bruja. O estúdio está decorado com luzes coloridas e um sistema de som poderoso que preenche o ambiente com batidas vibrantes. Antes de começar a cantar, a cantora faz alguns exercícios de aquecimento vocal para garantir que sua voz esteja pronta para a intensidade da música. Ela respira fundo várias vezes e faz escalas para aquecer suas cordas vocais.
Com a música começando a tocar, Sofía começa a se mover no ritmo, deixando seu corpo animar-se com a batida. Ela incorpora movimentos de dança sensuais e cheios de energia, no ritmo perfeito com a música. Ao seu lado, cerca de dez dançarinos que a acompanhavam. Enquanto canta, a cantora se concentra em transmitir emoção e paixão através de sua voz. Ela ajusta sua técnica conforme necessário para garantir que cada nota seja clara e poderosa, mantendo o público envolvido e animado. Sofía demonstra o seu desenvolvimento em sua presença de palco, praticando expressões faciais e gestos que complementam a energia da música. Ela sorri, pisca os olhos e interage com a câmera imaginária, visualizando o público diante dela.
A cantora também trabalha na conexão com sua equipe de apoio, incluindo músicos, dançarinos e técnicos de som. Eles se comunicam por meio de olhares e gestos, garantindo que todos estejam alinhados e sincronizados durante a apresentação. À medida que o ensaio avança, ela faz ajustes na coreografia e na dinâmica vocal para aprimorar a apresentação. Ela experimenta diferentes variações, explorando novas maneiras de tornar a atuação ainda mais cativante. A energia no estúdio é contagiante, com todos os envolvidos contribuindo para criar uma atmosfera vibrante e profissional. A cantora recebe dicas e truques dos dançarinos para os passos mais complicados.
[DANÇARINA 1] Sofía, você está ficando cada vez melhor na dança. Nunca vi alguém se sair tão bem enquanto dança e canta
[SOFÍA] Obrigada! Estou me esforçando. As músicas novas exigem muito do corpo, não é? Não sei onde estava com a cabeça de fazer um álbum só com ritmos dançantes.
[DANÇARINA 1] Ah, assim que é bom. Nas baladas só vai dar você. Trinta minutos só de HASTA QUE SALGA EL SOL.
Ao final do ensaio, a cantora se sente confiante e preparada para levar sua performance ao público. Ela agradece a todos pela colaboração e se despede com um sorriso de ponta a ponta.
GRAMMYs 2027
A cena é cortada e estamos em outro ambiente. Era a festa pós-GRAMMYs organizada pela equipe de Sofía por seus prêmios e pela interpretação. Estavam reunidas cerca de trinta pessoas. A sala estava decorada com balões das cores branca e rosa, presentes na capa do álbum de Sofía. Sofía foi filmada entrando no ambiente e sendo aplaudida por todos.
[SOFÍA] Obrigado, pessoal! Essa noite não seria tão especial sem vocês ao meu lado. Não imaginava que pudéssemos sair tão premiados.
Sofía chorou e foi acolhida por Claire, sua empresária.
[CLAIRE] Você merece, garota. Isso é fruto de seu trabalho e amor incondicional pela arte. Esse é mais um grande passo na sua carreira. Muito mais te espera daqui para frente.
[CARLOS] Agora nós temos a ARTISTA DO ANO conosco, galera!
Todos aplaudiram e a festa começou. A trilha sonora eram as canções do quarto álbum de estúdio de Sofía. A artista se deslocou para uma das mesas em que estavam expostos diversos pratos de comida. Enquanto comia, sua empresária se posicionou ao seu lado.
[CLAIRE] Que viagem, né? Nós duas desde o início preocupadas com o aluguel. E veja agora: estamos dando uma festa particular, com uma equipe de trinta pessoas, após você ganhar três prêmios no GRAMMYs. Isso que eu chamo de glow up.
[SOFÍA] Oh, amiga! Isso tudo aqui eu devo a todos vocês. E a você, principalmente. Tudo o que conquistei, ou melhor, nós conquistamos é fruto de trabalho duro. Estou muito emocionada por tudo o que fizemos. Essa noite foi… incrível.
[CLAIRE] Claro que está. De agora em diante, é só para frente, Sofí. Não daremos mais nenhum passo para trás. Somos mais fortes juntos. Esse álbum que virá, penso eu, que será o fechamento e o início de um novo ciclo.
[SOFÍA] Estou com medo, para ser bem sincera. Há tanto em jogo a partir de agora. Ter reconhecimento é muito bom, mas a responsabilidade que vem depois…
Sofía suspirou pesadamente. Claire a abraçou de lado. A câmera ficou paralisada na imagem das duas juntas por cerca de quinze segundos, música triste ao fundo. Carlos apareceu de supetão entre elas, as assustando.
[CARLOS] Que depressão é essa? Vamos nos preparar que o nosso próximo desafio é a sabatina de promoção do álbum.
SEMANA DE LANÇAMENTO DE HASTA QUE SALGA EL SOL
Em torno de uma mesa em formato de U estava reunida toda a equipe de marketing de Sofía. Ao todo, incluindo a cantora e seus dois amigos, eram quinze pessoas. Era uma reunião para decidir as ações de promoção do quarto álbum de estúdio de Sofía.
[SOFÍA] Bom dia, pessoal! Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todes aqui presentes pela presença e pelo esforço desprendido nos últimos meses. Estamos a uma semana do lançamento do disco e eu não poderia estar mais feliz. Nós podemos iniciar nossa reunião de estratégia agora.
[CLAIRE] Estamos lidando, hoje, com um álbum que em sua pré-venda acumula mais de 900 mil cópias vendidas. A previsão é a de que o período que antecede o lançamento alcance 1 milhão e 200 mil cópias. A ideia é que possamos, na semana de estreia, garantir ao menos mais 300 mil cópias. Sugestões?
[CARLOS] Outdoor. Aqueles bem coloridos, sabe? Poderíamos colocar nas principais cidades de todo o mundo. Colocar o rosto de Sofía na Times Square. Talvez até uma notinha paga na IDOL News.
[SOFÍA] Será que pagando, a IDOL News finalmente divulga os meus lançamentos? Eis a questão.
Todos riram.
[CARLOS] Canalhas!
[EQUIPE 1] Acho que podemos estampar a capa do álbum em panfletos, paredes e outdoor. Não sei se teríamos tempo hábil para fazê-lo em todos os continentes, por isso acredito que tenhamos que focar em um ou duas regiões de foco. Como falei na reunião passads, a Ásia está muito focada em seus próprios artistas; divulgar por lá, talvez, agora não seja a melhor opção.
[SOFÍA] Concordo. Espero muito poder crescer lá, mas não acredito que ações divulgadas lá agora serão realmente efetivas. Podemos começar aos poucos, por exemplo, com uma participação no M!COUNTDOWN.
[EQUIPE 2] O programa é uma ótima vitrine, mas só ele não garante resultados grandes.
[SOFÍA] Pessoal, atenção aqui. Eu gostaria que o foco total, pelo menos na primeira semana, seja em países latinos. Para mim, faz muito mais sentido tendo o álbum o conceito de trazer minhas raízes regionais.
[EQUIPE 3] Mas você já é gigante lá.
[SOFÍA] Se você acha, qual o sentido de começarmos por outro lugar? Ao meu ver, faz mais sentido focar onde já estamos consolidados e, apenas depois, expandir para mundo afora.
[CLAIRE] Concordo! Então ficamos decididos: a América Latina será o nosso foco principal. Sugestões de atividades que podemos realizar? Lembrem que teremos o WATERBOMB no domingo.
[EQUIPE 1] Com o festival já teremos uma grande projeção mundialmente, não? Além disso, os visualizers farão parte do pacote de divulgação. Acredito, também, que a entrevista da COSMOPOLITAN MEX deve ser suficiente para esta primeira semana, não?
[CARLOS] Vamos ter aquelas performances ao vivo?
[SOFÍA] Sim. Estarei gravando algumas canções no estúdio já amanhã.
As cenas são exibidas em velocidade acelerada e nada mais se pôde ouvir.
APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL WATERBOMB
As cenas do WATERBOMB foram gravadas por um câmera que estava nos bastidores e acompanhou toda a preparação de Sofía nos momentos anteriores à sua entrada no show. A cantora demonstra estar preocupada com o atraso de horas para o seu show. O público já havia reclamado em voz alta para que a estrela entrasse em cena. Sofía parecia chorar discretamente enquanto olhava, através de um tablet, as câmeras posicionadas na estrutura do palco que mostrava o público.
Em preto e branco, uma cena antiga mostrava as origens do problema de atraso de Sofía. O primeiro momento de tensão aconteceu quando, ainda no hotel, uma horda de fãs cercou o hotel para conseguirem captar imagens da artista.
[CARLOS] Nossa! Mas é muita gente. Nem imaginava que tanta gente conseguiria avião para cá. Claire, venha aqui! Qual a sua estratégia? Você é a mais inteligente de nós três.
[CLAIRE] Isso está nos tomando mais tempo do que deveria. Eles não sabem que temos prazos a cumprir?
[SOFÍA] Calma! Eu posso ir até lá e…
[CARLOS] Amor, não pode. Já estamos no limite. Temos prazos a cumprir.
No lado de fora do hotel, os fãs gritavam pela cantora. Ela e a sua equipe estavam apreensivos quando o motorista que os levaria ao local do show entrou no quarto dizendo que tinha uma ideia. Eles os acompanharam até o estacionamento onde havia dois veículos idênticos estacionados. Um deles receberia uma boneca inflável que simularia o vulto de Sofía. O outro estava reservado para a cantora.
[MOTORISTA] Vamos soltar que você sairá pelo portão de saída, mas o carro vai estar vazio. Quer dizer, com o outro motorista e a boneca. Todos eles devem ir para lá e nós saímos pela outra entrada. Ok?
Todos assentiram e aguardaram até que a notícia se espalhasse entre os acampados. O sinal positivo foi emitido pelo motorista de Sofía. Os três saíram por uma entrada alternativa. Naquele local apenas poucas pessoas restavam. Eles perceberam o veículo, mas foi tarde demais para que pudessem alcançá-lo. Já no carro, a câmera encontrou uma Sofía abatida e sendo consolada por seus dois colegas de trabalho. Ela estava triste por não atender a todos e receosa de como isso iria impactar na sua relação com os fãs enganados. Em seguida, estavam todos no backstage do WATERBOMB quando, de repente, o som de uma explosão assustou a todos. Em pouco menos de um minuto, um funcionário do festival chegou à porta alegando que diversos canos de água haviam estourado e que parte do cenário estava completamente inundado.
[CARLOS] Que inesperado, não é mesmo? Um festival que tem água no nome, estar tendo problemas com… água.
[SOFÍA] Carlos, isso não é hora para brincadeiras. Alguém pode ter se ferido.
A preocupação da cantora logo foi resolvida: o mesmo funcionário relatou que ninguém havia se ferido e o público sequer notara o acontecido. Sofía respirou pesado e sentou, mais tranquila. O problema com os canos levou horas para ser resolvido e atrasou o show da cantora em mais de três horas. Mas, quando subiu no palco, todos os problemas pareceram sumir. Sofía sabia bem o que fazer no palco para encantar os seus fãs. A escolha das músicas, o cenário e tudo o que compunha a plataforma hipnotizou o público que parecia não ligar para o atraso. O fim do show foi acompanhado por gravações aéreas de um drone. Após o fim do concerto, Sofía e equipe comemoraram nos bastidores. Brindes e fotos foram constituíram o momento do pós-êxtase. Juntos, fizeram história. A voz de Sofía ecoou como narradora.
Waterbomb! Que festival amado. Obrigada pelo carinho e pela disposição que todos tiveram comigo. Até a próxima.
BEHIND THE SCENES - LA REINA PERDIDA
O documentário acompanharia agora as gravações do videoclipe de La Reina Perdida, o segundo single do quarto álbum de estúdio da artista. A primeira cena a ser gravada foi uma das que apareceram por último no vídeo: o momento em que estava saindo do consultório e ia em direção ao seu carro. Ao todo, cerca de trinta pessoas acompanharam a gravação. Sofía estava sorridente e empenhava-se para entregar o melhor de si para a câmera. Em seguida, estávamos na clareira em que Sofia estava nos primeiros segundos do videoclipe. Enquanto corria entre os arbustos, uma câmera se movimentava com o auxílio de um trilho de ferro situado durante todo o percurso de 600 m.
Para a representação das duas vilas mostradas no vídeo, a primeira destruída e a segunda sem qualquer dano, foram utilizadas maquetes e o auxílio de tecnologia digital para transformar a imagem da vila em algo próximo da destruição. A vila verdadeira seria a locação das demais cenas. Sofía aparentava estar animada e dava tudo de si para que as gravações ocorressem perfeitamente sem nenhum empecilho. No momento musical do videoclipe, na qual cerca de cem dançarinos foram mobilizados para as cenas de dança. Sofía em um momento da gravação se afastou e foi conversar com o diretor do videoclipe para expor algumas de suas frustações.
[SOFÍA] Angelito, preciso falar com você. Estou com medo de que o roteiro não esteja bom o suficiente. Eu acredito muito nele, mas não sei. Será que é realmente o ideal? Estou confusa. É claro que agora não podemos modificar nada mais, mas isso não sai da minha cabeça.
Em suas mãos segurava um copo contendo pouco mais de 300 mL de café puro e sem açúcar. Seus dedos apertavam o objeto com força. O seu rosto demonstrava a sua apreensão. Sem esperar, o diretor pôs uma de suas mãos em seu ombro e esquerdo e o acariciou brevemente e com a cabeça fez com que ela olhasse para a equipe.
[DIRETOR] Veja, estão todos felizes e comentando sobre o quão leve e divertida tem sido as gravações. O seu roteiro é incrível, querida. Não tenha medo, sei que é fácil falar, mas enfrente de cabeça erguida e confiando no seu trabalho. Estamos aqui apenas para lapidar o diamente que é tudo isso que você escreveu e idealizou.
Sofía pareceu relaxar e seus ombros caíram junto a um suspiro profundo. Ela voltou a cena e as câmeras mostravas que ela estava realmente disposta a dar tudo de si para que o videoclipe saísse perfeito.
SUPERBOWL
Sofía estava em um banheiro de hotel enquanto olhava para o seu rosto através de um espelho oval. Ela estava ansiosa. E nada mais que justificado, pois, daqui a algumas horas estaria cantando em um dos principais palcos de todo o mundo: o do SUPERBOWL. A sua respiração estava acelerada e seus olhos lacrimejavam. A câmera focou em seus dedos que repousavam na pia do banheiro. Eles bataim freneticamente contra a cerâmica branca que formava o compartimento. Uma batida na porta pareceu despertá-la de seu torpor ansioso. A porta se abriu e quem entrava era sua mãe. A mãe de Sofía adentrou ao quarto falando coisas que a artista parecia não entender. A mulher mais velha percebeu que a sua filha estava calada e logo entendeu.
[MÃE] Venha aqui, querida!
Como uma criança, Sofía se aconchegou entre os braços de sua mãe. Ela se pôs a chorar copiosamente enquanto o seu cabelo era acariciado pelos dedos experientes da mulher. Enquanto o som do choro de Sofía era reproduzido, a câmera distanciava-se do banehiro e focava na bagunça do quarto de hotel de Sofía. No chão estavam espalhados papeis que continham letras de diversas canções de Sofía; na parede, estavam colados croquís de roupas que pudesem ser utilizadas no show. As duas mulheres saíram do banheiro e se deitaram na cama que, por sua vez, estava atolada de papel.
[MÃE] É um momento incrível, né? Eu sabia do seu potencial, mas não imaginava que você se tornaria tão grande, hija. O mundo já é seu e agora você se encaminha para dominar todo o universo. A minha princesa. A minha pequena. Te amo tanto, querida. Você merece tudo isso que conquistou.
[SOFÍA] Obrigado, mãe! Não sei o que seria de mim sem o seu apoio e o do papa. Estou tão nervosa com esse show. Estou tão cansada também. Em todos esses anos de carreira nunca senti um peso como esse, nem mesmo nos primórdios. Eu desejei tanto isso, mas agora que consegui será que... será que eu deveria estar ocupando esse lugar? Me sinto uma impostora, mãe.
[SOFÍA] Angelito, preciso falar com você. Estou com medo de que o roteiro não esteja bom o suficiente. Eu acredito muito nele, mas não sei. Será que é realmente o ideal? Estou confusa. É claro que agora não podemos modificar nada mais, mas isso não sai da minha cabeça.
Em suas mãos segurava um copo contendo pouco mais de 300 mL de café puro e sem açúcar. Seus dedos apertavam o objeto com força. O seu rosto demonstrava a sua apreensão. Sem esperar, o diretor pôs uma de suas mãos em seu ombro e esquerdo e o acariciou brevemente e com a cabeça fez com que ela olhasse para a equipe.
[DIRETOR] Veja, estão todos felizes e comentando sobre o quão leve e divertida tem sido as gravações. O seu roteiro é incrível, querida. Não tenha medo, sei que é fácil falar, mas enfrente de cabeça erguida e confiando no seu trabalho. Estamos aqui apenas para lapidar o diamente que é tudo isso que você escreveu e idealizou.
Sofía pareceu relaxar e seus ombros caíram junto a um suspiro profundo. Ela voltou a cena e as câmeras mostravas que ela estava realmente disposta a dar tudo de si para que o videoclipe saísse perfeito.
SUPERBOWL
Sofía estava em um banheiro de hotel enquanto olhava para o seu rosto através de um espelho oval. Ela estava ansiosa. E nada mais que justificado, pois, daqui a algumas horas estaria cantando em um dos principais palcos de todo o mundo: o do SUPERBOWL. A sua respiração estava acelerada e seus olhos lacrimejavam. A câmera focou em seus dedos que repousavam na pia do banheiro. Eles bataim freneticamente contra a cerâmica branca que formava o compartimento. Uma batida na porta pareceu despertá-la de seu torpor ansioso. A porta se abriu e quem entrava era sua mãe. A mãe de Sofía adentrou ao quarto falando coisas que a artista parecia não entender. A mulher mais velha percebeu que a sua filha estava calada e logo entendeu.
[MÃE] Venha aqui, querida!
Como uma criança, Sofía se aconchegou entre os braços de sua mãe. Ela se pôs a chorar copiosamente enquanto o seu cabelo era acariciado pelos dedos experientes da mulher. Enquanto o som do choro de Sofía era reproduzido, a câmera distanciava-se do banehiro e focava na bagunça do quarto de hotel de Sofía. No chão estavam espalhados papeis que continham letras de diversas canções de Sofía; na parede, estavam colados croquís de roupas que pudesem ser utilizadas no show. As duas mulheres saíram do banheiro e se deitaram na cama que, por sua vez, estava atolada de papel.
[MÃE] É um momento incrível, né? Eu sabia do seu potencial, mas não imaginava que você se tornaria tão grande, hija. O mundo já é seu e agora você se encaminha para dominar todo o universo. A minha princesa. A minha pequena. Te amo tanto, querida. Você merece tudo isso que conquistou.
[SOFÍA] Obrigado, mãe! Não sei o que seria de mim sem o seu apoio e o do papa. Estou tão nervosa com esse show. Estou tão cansada também. Em todos esses anos de carreira nunca senti um peso como esse, nem mesmo nos primórdios. Eu desejei tanto isso, mas agora que consegui será que... será que eu deveria estar ocupando esse lugar? Me sinto uma impostora, mãe.
A mãe de Sofía a abraçou forte.
[MÃE] Querida, te amo tanto! Você é forte por aguentar tudo isso, sabe? Te admiro pela sua força e coragem. Não se sinta, jamais, não pertencente à este lugar de inferioridade. A minha hija merece tudo isso. Seu show será incrível. Nunca mais se sinta assim, ok? Você é uma estrela, filhota. E não sou só eu que digo isso, mas também os seus milhares de fãs que nunca te deixaram ficar de fora do primeiro lugar em seus corações.
Uma batida na porta chamou a atenção das duas ali presentes. Elas foram levadas por dois seguranças ao estádio no qual o show iria acontecer. Ao chegarem no local, Sofía parecia estar ainda mais nervosa. Dessa vez, seu pai estava junto de sua mulher e filha. Além dos dois, Carlos e Claire acompanhavam o cortejo. Assim que pisou os pés no gramado algo pareceu acender em seu âmago. A câmera captava o seu olhar. Ela analisava milimetricamente a grama esverdeada e o seu sorriso parecia aumentar a medida que cada centímetro do espaço era observado.
[SOFÍA] Olha, que estádio grande! Eu estou emocionada!
Enquanto andavam por todo o campo uma funcionária da NFL explicava como foi montada toda a estrutura do palco para o show. Ao mesmo tempo em que falava, a tela mostrava um desenho da arquitetura na qual se explicava os movimentos a serem realizados na performance. A cena cortou.
[MÃE] Querida, te amo tanto! Você é forte por aguentar tudo isso, sabe? Te admiro pela sua força e coragem. Não se sinta, jamais, não pertencente à este lugar de inferioridade. A minha hija merece tudo isso. Seu show será incrível. Nunca mais se sinta assim, ok? Você é uma estrela, filhota. E não sou só eu que digo isso, mas também os seus milhares de fãs que nunca te deixaram ficar de fora do primeiro lugar em seus corações.
Uma batida na porta chamou a atenção das duas ali presentes. Elas foram levadas por dois seguranças ao estádio no qual o show iria acontecer. Ao chegarem no local, Sofía parecia estar ainda mais nervosa. Dessa vez, seu pai estava junto de sua mulher e filha. Além dos dois, Carlos e Claire acompanhavam o cortejo. Assim que pisou os pés no gramado algo pareceu acender em seu âmago. A câmera captava o seu olhar. Ela analisava milimetricamente a grama esverdeada e o seu sorriso parecia aumentar a medida que cada centímetro do espaço era observado.
[SOFÍA] Olha, que estádio grande! Eu estou emocionada!
Enquanto andavam por todo o campo uma funcionária da NFL explicava como foi montada toda a estrutura do palco para o show. Ao mesmo tempo em que falava, a tela mostrava um desenho da arquitetura na qual se explicava os movimentos a serem realizados na performance. A cena cortou.
Sofía e sua equipe estavam frente à estrutura montada para o show do SUPERBOWL e todos pareciam satisfeitos. Havia três palcos, sendo um deles [o do meio] o maior. Ele podia ser acessado por passarelas que ligam-o aos demais palcos laterais. Estes, por sue vez, eram menores, mas ainda assim o suficiente para que coubessem cerca de vinte pessoas cada. A cantora passava a mão pelas paredes e parecia se animar ainda mais para o show. O palco foi montado no estádio para que os ensaios pudessem ser realizados. Então Sofía se reuniu com o grupo de bailarinos que a acompanharia e falou para todes o quão era grata pela presença e esforço do seu balé. Ao fim do discurso todos bateram palma e foram se preparar. Ao mesmo tempo, os artistas convidados já estavam presentes no local para ensaiar junto à Sofía: Awa, Blanca, Emília, Rique e Vittor. Assim que os viu, Sofía correu para abraçá-los.
Em seguida, todos começaram os trabalhos. A primeira etapa dos ensaios foi entre Awa e Sofía. Os dois cantariam em um palco giratório, por isso precisavam de uma maior ambientação ao local em que iriam se apresentar. Tanto ele quanto ela se divertiram com o desequílibrio. Sofía não se aguentava e ria toda vez que Awa caía ao chão. Demorou quase uma hora para que ambos pudessem encontrar um ponto de equilíbrio que os permitissem cantar sem cair. Ao lado, Emília e Rique ensaiavam para a canção que iriam dividir os vocais. Blanca e Vittor também estavam se preparando.
Foi a vez de Sofía ensaiar para quando, em um dos momentos do show, fosse erguida por seus dançarinos e precisasse continuar cantando. Após optar por cantar ao vivo, apenas com uma base pré-gravada, era essencial que ela e sua equipe se esforçassem para que tudo saísse bem. Apesar do esforço físico exigido pela complexidade da performance, Sofía mostrou determinação e preparo para os mais difíceis passos da coreografia. O esforço era tanto que a câmera captou gotas de suor caindo sobre o seu rosto em slow motion. Quando ela e Blanca foram ensaiar juntas, era perceptível o carinho que uma tinha pela outra. Elas interpretaram "Mujer Bruja", cantada originalmente por Emília. A interação entre ambas eras divertida e encatava a todos ali presentes.
Quando da vez que Sofía e Vittor se juntaram no palco principal para cantar A Un Paso de La Luna os dois ficaram bastante emocionados com o retorno da parceria. O documentário mostrou imagem de ambos se abraçando nos corredores do estádio. Sofía chorou quando o abraçou e pediu desculpas por tudo o que fez e falou nos últimos anos. Vittor também o fez, mas não chorou apesar de emocionado. No palco, eles mostraram que haviam superado todas as dificuldades e se articulavam muito bem como uma dupla sobre os holofotes. E, apesar de não estarem juntos no show, Emília e Rique interagiram com Sofía quando estava ensaiando. A mexicana parecia dirigir os dois para que a performance fosse executada com perfeição. O documentário exibia as cenas e os depoimentos de cada um dos artistas.
Sofía e sua equipe estavam reunidos em um restaurante vegano. Estavam apenas os mais próximos da artista e alguns dos dançarinos que quiserem participar da comemoração. Enquanto conversavam, Sofía sorria alegramente e comia tudo o que lhe fosse oferecido. Lhe foi oferecida a oportunidade de discusar para os seus convidados a cerca do incrível show realizado horas atrás.
[SOFÍA] Pessoal! Eu gostaria de falar algumas poucas palavras. Esta noite foi especial para mim por muitos motivos. O primeiro deles é a de que pude compartilhar deste momento grandioso com pessoas tão especiais para mim como amigos, família e a minha equipe tão maravilhosa. Eu dependo de todes vocês e hoje não seria possível sem o apoio e a atenção de todes. O segundo motivo: levamos a cultura latina para um dos maiores palcos do mundo. Estou tão feliz e tão grata por tudo o que fizemos esta noite. Os Estados Unidos nunca mais serão os mesmos. E o Caleb continuará sendo um gigolô fracassado!
Todos riram e bateram palmas em seguida. O documentário caminhava-se para o fim quando, de repente, a tela ficou preta e diversas imagens da carreira de Sofía foram sobrepostas umas as outras enquanto os créditos finais subiam na tela.
Em seguida, todos começaram os trabalhos. A primeira etapa dos ensaios foi entre Awa e Sofía. Os dois cantariam em um palco giratório, por isso precisavam de uma maior ambientação ao local em que iriam se apresentar. Tanto ele quanto ela se divertiram com o desequílibrio. Sofía não se aguentava e ria toda vez que Awa caía ao chão. Demorou quase uma hora para que ambos pudessem encontrar um ponto de equilíbrio que os permitissem cantar sem cair. Ao lado, Emília e Rique ensaiavam para a canção que iriam dividir os vocais. Blanca e Vittor também estavam se preparando.
Foi a vez de Sofía ensaiar para quando, em um dos momentos do show, fosse erguida por seus dançarinos e precisasse continuar cantando. Após optar por cantar ao vivo, apenas com uma base pré-gravada, era essencial que ela e sua equipe se esforçassem para que tudo saísse bem. Apesar do esforço físico exigido pela complexidade da performance, Sofía mostrou determinação e preparo para os mais difíceis passos da coreografia. O esforço era tanto que a câmera captou gotas de suor caindo sobre o seu rosto em slow motion. Quando ela e Blanca foram ensaiar juntas, era perceptível o carinho que uma tinha pela outra. Elas interpretaram "Mujer Bruja", cantada originalmente por Emília. A interação entre ambas eras divertida e encatava a todos ali presentes.
Quando da vez que Sofía e Vittor se juntaram no palco principal para cantar A Un Paso de La Luna os dois ficaram bastante emocionados com o retorno da parceria. O documentário mostrou imagem de ambos se abraçando nos corredores do estádio. Sofía chorou quando o abraçou e pediu desculpas por tudo o que fez e falou nos últimos anos. Vittor também o fez, mas não chorou apesar de emocionado. No palco, eles mostraram que haviam superado todas as dificuldades e se articulavam muito bem como uma dupla sobre os holofotes. E, apesar de não estarem juntos no show, Emília e Rique interagiram com Sofía quando estava ensaiando. A mexicana parecia dirigir os dois para que a performance fosse executada com perfeição. O documentário exibia as cenas e os depoimentos de cada um dos artistas.
Sofía e sua equipe estavam reunidos em um restaurante vegano. Estavam apenas os mais próximos da artista e alguns dos dançarinos que quiserem participar da comemoração. Enquanto conversavam, Sofía sorria alegramente e comia tudo o que lhe fosse oferecido. Lhe foi oferecida a oportunidade de discusar para os seus convidados a cerca do incrível show realizado horas atrás.
[SOFÍA] Pessoal! Eu gostaria de falar algumas poucas palavras. Esta noite foi especial para mim por muitos motivos. O primeiro deles é a de que pude compartilhar deste momento grandioso com pessoas tão especiais para mim como amigos, família e a minha equipe tão maravilhosa. Eu dependo de todes vocês e hoje não seria possível sem o apoio e a atenção de todes. O segundo motivo: levamos a cultura latina para um dos maiores palcos do mundo. Estou tão feliz e tão grata por tudo o que fizemos esta noite. Os Estados Unidos nunca mais serão os mesmos. E o Caleb continuará sendo um gigolô fracassado!
Todos riram e bateram palmas em seguida. O documentário caminhava-se para o fim quando, de repente, a tela ficou preta e diversas imagens da carreira de Sofía foram sobrepostas umas as outras enquanto os créditos finais subiam na tela.