[USA] SOFÍA X COLETIVA DE IMPRENSA [CNN]
Mar 14, 2024 18:53:07 GMT
Post by ABCNEWS on Mar 14, 2024 18:53:07 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA LA REINA PERDIDA & MUJER BRUJA]
Um dia antes da sua apresentação no show do intervalo do SuperBowl, Sofía concede uma entrevista à diversos jornalistas norte-americanos na emissora ABC. Em uma coletiva de imprensa que durou pouco mais de trinta minutos, a artista respondeu perguntas relacionadas diretamente à sua perfomance no evento, bem como rebateu críticas à sua escalação como performer.
1. Sofía, como você recebeu o convite para se apresentar no SUPERBOWL? E o que sentiu no momento?
Receber o convite para o SUPERBOWL foi um momento incrível, cheio de emoção e gratidão. Quando soube da notícia, fiquei verdadeiramente impressionada e emocionada. Foi como se todo o trabalho árduo e dedicação que dediquei à minha carreira tivesse valido a pena naquele momento. Representar a cultura latina em um palco tão importante é uma honra imensa. Senti uma conexão profunda com minha comunidade e uma responsabilidade significativa de fazer justiça à riqueza e diversidade de nossa cultura. Claro, com essa alegria veio uma pressão adicional. Quero dar o meu melhor, não só para entreter, mas também para inspirar e celebrar a nossa cultura. Estou determinada a fazer um show que deixará uma marca positiva e duradoura.
2. Como é ser uma artista latina ocupando um espaço tão grande em um evento estadunidense? Acho que você sabe que esse lugar é almejado por tantos americanos e que nunca chegaram lá.
É uma pergunta importante e que eu levo muito a sério. Eu reconheço que esse lugar é almejado por muitos artistas americanos, mas sei que minha presença neste palco pode representar muito mais do que apenas uma oportunidade para mim. É um momento em que a música se une em torno da diversidade. Acho que chamar artistas de outras regiões, que não a norte-americana, a meu ver, é significativo no tocante à inclusão. Para mim, é uma oportunidade de representar não apenas a mim mesma, mas toda uma comunidade. É uma chance de celebrar a diversidade e a riqueza da cultura latina diante de milhões de espectadores ao redor do mundo. É também um lembrete de que os sonhos podem se tornar realidade para qualquer um, independentemente de sua origem ou das barreiras que possam encontrar. Sinto uma responsabilidade especial em ocupar este espaço, e espero que minha presença possa abrir portas para outros artistas latinos e inspirar jovens talentos a perseguirem seus próprios sonhos, não importa quão grandes possam parecer. Estou determinada a fazer o melhor uso possível dessa oportunidade para promover a inclusão, a diversidade e a representatividade na indústria da música e além.
3. Você imaginou algum dia estar nesse lugar?
À medida que fui crescendo e trabalhando duro para seguir minha paixão, o pensamento de alcançar um lugar tão proeminente como esse começou a se tornar mais tangível. Mas mesmo quando meus sonhos pareciam distantes, eu nunca deixei de acreditar que tudo era possível com dedicação, persistência e um pouco de sorte. Então, estar aqui hoje, prestes a me apresentar no SUPERBOWL, é como ver um sonho se tornar realidade diante dos meus olhos. É uma daquelas coisas que você sempre espera, mas nunca sabe exatamente como será quando finalmente acontecer. Estou incrivelmente grata e emocionada por estar vivendo este momento, e é uma prova de que nunca devemos subestimar o poder dos nossos sonhos.
4. O futebol americano fez parte da sua história? Ou você está apenas ocupando um espaço que não te pertence?
O futebol americano em si não fez parte diretamente da minha história, mas isso não significa que não possa ocupar um espaço significativo nesse contexto. Acredito que este é um evento culturalmente relevante e global, que vai além do esporte em si. É uma plataforma que celebra não apenas o jogo, mas também a música, a cultura e a arte.
Ao ser convidada para me apresentar no evento, estou ocupando um espaço que me foi oferecido pela minha arte e pelo reconhecimento do meu trabalho como artista. Não vejo isso como ocupar um espaço que não me pertence, mas como uma oportunidade de representar a diversidade e a inclusão em um evento tão emblemático.
Acredito que a música tem o poder de unir pessoas de diferentes origens e experiências, e espero que minha participação no SUPERBOWL possa contribuir para isso. Estou comprometida em fazer uma apresentação que ressoe com o público, independentemente de sua relação com o futebol americano, e estou honrada por ter a chance de compartilhar minha música em um palco tão prestigiado.
5. Acho que alguns colegas aqui não conseguem aceitar o seu sucesso. Mas, antes da pergunta, gostaria de parabenizar por chegar aonde chegou. A minha questão vai nessa direção: como Sofía se posiciona frente às críticas de “ocupar” o lugar de um “verdadeiro americano”?
Primeiramente, agradeço sinceramente pelas suas palavras gentis e pelo apoio. Quanto às críticas que recebo, entendo que algumas pessoas possam ter opiniões diferentes sobre minha participação no SUPERBOWL ou em qualquer outro evento de destaque nos Estados Unidos. Respeito a diversidade de pontos de vista e entendo que nem todos vão concordar com a minha presença nesses espaços. No entanto, acredito firmemente que a música é uma linguagem universal que transcende fronteiras e origens. Minha música é uma expressão da minha identidade, da minha cultura e das minhas experiências de vida, e acredito que todos têm o direito de compartilhar suas histórias e talentos, independentemente de onde venham. Além disso, é importante lembrar que a cultura latina sempre teve uma influência significativa na sociedade americana e na indústria da música. Entendo que as críticas fazem parte do caminho para o sucesso, e estou focada em seguir em frente com humildade, respeito e determinação. Meu objetivo é continuar fazendo música que toque as pessoas e inspire positivamente, independentemente das opiniões divergentes que possam surgir.
6. Falando em críticas, a sua apresentação foi alvo de ataques por parte do cantor Caleb Roth. Como você se sentiu ao ver os ataques dele? Sabemos que não é a primeira vez que ele assume postura violenta contra você.
É triste ver que algumas pessoas optam por tentar diminuir os outros em vez de se concentrar em construir algo positivo. No entanto, prefiro não me deixar abalar por esse tipo de comportamento. Prefiro canalizar minha energia para continuar fazendo o que amo e espalhar mensagens de amor, inclusão e celebração da diversidade através da minha música. Ao enfrentar críticas e ataques, mantenho-me focada no apoio e carinho que recebo de tantos outros fãs e colegas de trabalho que valorizam o que faço. Sei que não estou sozinha que o amor e a positividade sempre vão superar o ódio e a negatividade.
7. Apesar de seu sucesso gigantesco, você é uma mulher muito jovem ainda. Como é estar nesse patamar com tão pouca idade?
Eu sei que conquistei um nível de fama elevado, mas eu não considero estar em um patamar superior. Estaria me contradizendo quando digo, por exemplo, de que a música transcende os números. E com isso não estou querendo dizer que não são importantes, afinal foram eles que me trouxeram aqui também de certa forma. Talvez não seja a intenção, mas sinto que isso sempre é motivos para comprar com outros artistas. No mais, como já falei, o SUPERBOWL é um passo inimaginável na minha carreira, o qual eu apenas sonhava, mas não acreditava que seria possível. Estou com um peso nas costas que, sem exagerar, sinto quando estou dançando nos ensaios.
8. Há sempre especulações sobre o que irá acontecer no palco. Você poderia nos adiantar alguma coisa?
Não sei o que posso falar agora, preciso checar com a equipe. Mas posso dizer que estou trabalhando duro para criar uma performance que seja memorável, emocionante e cheia de energia. Estou colaborando com uma equipe talentosa para trazer algo especial para o show. Posso garantir que haverá muita música, dança e momentos emocionantes. Estou preparando uma setlist que espero que todos possam aproveitar, com algumas surpresas pelo caminho. Quero que seja uma experiência que celebre a música, a cultura latina e, acima de tudo, una as pessoas através da música. Então, enquanto não posso revelar todos os detalhes, posso garantir que estamos trabalhando duro para criar um show que valha a pena esperar. Mal posso esperar para compartilhar tudo com vocês no dia do SUPERBOWL!
9. Não é novidade para você se apresentar em estádios, certo? Na sua última turnê você chegou a lotar estádios com capacidade para quase 90 mil pessoas.
Isso! Tive a incrível oportunidade de me apresentar em estádios lotados durante minha última turnê, e foi uma experiência verdadeiramente inesquecível. Ver tantas pessoas reunidas para celebrar a música é algo que nunca vou esquecer. A energia e a emoção da multidão são simplesmente indescritíveis. É uma honra poder levar minha música para espaços tão grandiosos e compartilhar esses momentos especiais com tantos fãs dedicados. Cada apresentação em um estádio é uma lembrança preciosa que guardo com carinho.
Por isso, estou animada para trazer essa mesma energia e emoção para o palco do SUPERBOWL. É uma oportunidade única de levar minha música para um público ainda maior e celebrar a música de uma forma verdadeiramente monumental. Estou ansiosa para criar novas memórias incríveis no dia do evento!
10. Podemos esperar participações de outros artistas?
Sim! Isso eu posso adiantar. Convidei alguns amigos meus para dividir este momento de glória para a cultura latina. Todos sabemos o quão difícil é para pessoas como nós, que viemos de onde viemos, chegar até aqui. Então são todos artistas latinos que eu já colaborei. Então podem esperar a Emília, a Blanca Flores e outros que irei deixar para descobrirem no dia. Mas, talvez, não seja uma surpresa para àqueles que me acompanham. Acredito que o convite veio por enxergarem em mim uma representante da cultura latina, então eu convidei alguns amigos, pois eles também representam essa cultura que é tão rica. O meu nome está lá no cartaz, mas o show será também deles. Espero que todes possam se divertir.
11. Os ensaios estão bombando, então, certo?
Sim, os ensaios estão a todo vapor! Estamos nos dedicando muito para garantir que tudo saia perfeito no dia do show. Estou dançando bastante para garantir que minha performance esteja impecável. A coreografia está exigindo muito de mim, mas estou adorando cada minuto disso. Além dos ensaios de dança, também estamos trabalhando arduamente na parte musical, ajustando os arranjos e garantindo que tudo soe incrível ao vivo. Cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inesquecível para o público.
12. Sabemos que o SUPERBOWL é uma vitrine para todo o mundo, na qual artistas consagrados já se apresentaram, e consolidaram seu nome na história da música. Qual efeito você acha que a sua participação pode imprimir no futuro da música latina?
Minha participação neste evento icônico oferece uma plataforma incomparável para destacar e celebrar a música latina em uma escala global. O alcance e a magnitude deste palco são imensuráveis, proporcionando uma oportunidade única para elevar a visibilidade e o reconhecimento da cultura latina na indústria da música. Por meio desta apresentação, espero inspirar uma nova geração de talentos latinos a perseguir seus sonhos na música, enquanto desafio estereótipos e promovo uma maior representatividade e inclusão na indústria. Este momento é uma chance de deixar um legado significativo e duradouro, deixando claro que a música latina tem um lugar de destaque no cenário mundial da música. Enfim, vejo esta participação como uma oportunidade para fazer história e promover uma mudança positiva no futuro da música latina.
13. Todas as canções apresentadas serão em espanhol? Você não acha que isso possar ser um impedimento para o público principal?
11. Os ensaios estão bombando, então, certo?
Sim, os ensaios estão a todo vapor! Estamos nos dedicando muito para garantir que tudo saia perfeito no dia do show. Estou dançando bastante para garantir que minha performance esteja impecável. A coreografia está exigindo muito de mim, mas estou adorando cada minuto disso. Além dos ensaios de dança, também estamos trabalhando arduamente na parte musical, ajustando os arranjos e garantindo que tudo soe incrível ao vivo. Cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inesquecível para o público.
12. Sabemos que o SUPERBOWL é uma vitrine para todo o mundo, na qual artistas consagrados já se apresentaram, e consolidaram seu nome na história da música. Qual efeito você acha que a sua participação pode imprimir no futuro da música latina?
Minha participação neste evento icônico oferece uma plataforma incomparável para destacar e celebrar a música latina em uma escala global. O alcance e a magnitude deste palco são imensuráveis, proporcionando uma oportunidade única para elevar a visibilidade e o reconhecimento da cultura latina na indústria da música. Por meio desta apresentação, espero inspirar uma nova geração de talentos latinos a perseguir seus sonhos na música, enquanto desafio estereótipos e promovo uma maior representatividade e inclusão na indústria. Este momento é uma chance de deixar um legado significativo e duradouro, deixando claro que a música latina tem um lugar de destaque no cenário mundial da música. Enfim, vejo esta participação como uma oportunidade para fazer história e promover uma mudança positiva no futuro da música latina.
13. Todas as canções apresentadas serão em espanhol? Você não acha que isso possar ser um impedimento para o público principal?
A totalidade das músicas escolhidas são sim em espanhol, afinal, é o meu idioma. Eu não deixaria de cantar a minha lígua por qualquer outra que fosse. Apenas uma, acredito, será em inglês. Esta é uma faixa do meu primeiro álbum, inclusive. Mas, além dela, nenhuma mais. Todas serão em espanhol. E sobre ser um impedimento, não acredito que isso vá acontecer. Me colocam num patamar de artista global, então a língua não se constitui mais como uma barreira para que acessem a minha arte. Tanto é que na última semana estive com uma canção com fortes raízes latinas, LA REINA PERDIDA, no topo da parada europeia. E a mesma música também charteou aqui nos Estados Unidos. Acho que essa barreira nós conseguimos ultrapassar.
14. Você, então, irá revisitar todos os seus álbuns na apresentação?
Isso. Minha história de vida é contada nestes quatro discos; deixar algum de fora seria uma loucura da minha parte. Tem sido renovador revisitar algumas canções antigas que, embora eu cante nas turnês, nesse momento elas têm outro significado.
15. O que a Sofía de hoje poderia dizer para a Sofía de dez anos atrás, por exemplo?
15. O que a Sofía de hoje poderia dizer para a Sofía de dez anos atrás, por exemplo?
Se eu pudesse conversar com a Sofía de dez anos atrás, diria a ela para continuar acreditando nos seus sonhos e no poder da sua paixão pela música. Diria para ela não desanimar diante dos desafios que certamente encontraria pelo caminho, mas sim encará-los como oportunidades de crescimento e aprendizado. Eu lembraria a ela da importância de manter a fé em si mesma, mesmo nos momentos de dúvida ou incerteza. Diria para ela confiar no seu talento e na sua capacidade de superar obstáculos, pois cada passo dado em direção aos seus sonhos a levaria mais perto de alcançá-los. Também encorajaria a Sofía mais jovem a ser autêntica, a abraçar suas raízes e sua identidade com orgulho, pois é isso que a torna única e especial. E, acima de tudo, diria a ela para nunca perder de vista o que realmente importa: o amor pela música e o desejo de compartilhar sua arte com o mundo. Porque, olhando para trás agora, vejo que cada desafio, cada obstáculo e cada momento de dúvida foram apenas partes do caminho que me levou até aqui. E estou imensamente grata por todas as experiências que moldaram a pessoa e a artista que sou hoje.
16. Eu queria insistir na questão do hate. O seu nome foi aclamado, mas também suscitou diversos ataques como a colega citou anteriormente. E não apenas dessa vez, mas em muitos outros momentos ao longo da sua carreira. Isso te afeta de alguma forma para o show de amanhã?
É verdade que ao longo da minha carreira enfrentei críticas e ataques de algumas pessoas. Embora seja doloroso lidar com esse tipo de negatividade, aprendi a não deixar que isso me afete de forma negativa. Em vez disso, escolho me concentrar no apoio e no amor que recebo dos meus fãs e das pessoas que valorizam minha música e minha arte. Para o show de amanhã, estou focada em dar o meu melhor e oferecer uma performance memorável para todos os que estarão assistindo. Não vou permitir que os comentários negativos de algumas pessoas me distraiam ou me abalem. Estou determinada a aproveitar cada momento no palco e compartilhar minha paixão pela música com o mundo.
Além disso, acredito que minha participação no SUPERBOWL é uma oportunidade de espalhar uma mensagem de inclusão e positividade. Quero usar esse momento para inspirar outros a seguirem seus sonhos, independentemente dos obstáculos que possam enfrentar, e para promover a diversidade e a unidade através da música. Então, sim, enquanto os ataques podem ser difíceis de lidar, não deixarei que isso me impeça de brilhar no palco e de fazer o que amo. Estou pronta para fazer deste um momento inesquecível para todos os que estiverem presentes.
17. Eu não queria falar sobre o show, mas sobre o impacto do lançamento de seu último álbum de estúdio. Ele, em apenas duas semanas, já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo. Você esperava?
Eu tinha o desejo que todos gostassem porque esté um álbum muito importante para mim, mas ver toda a campanha para que ouvissem nas plataforma e comprassem a versão física me emocionou demais. Eu sabia que meus fãs era incríveis, mas todo dia aprendo a não subestimá-los. E acho que também conseguimos furar a bolha e atingir outras pessoas que não aquelas que já estavam comigo anteriormente. O meu maior medo seria a recusa a ritmos regionais da América Latina, mas isso não aconteceu, pelo contrário. Fiquei feliz com o retorno dos fãs na internet. É claro que algumas pessoas não gostaram, mas tudo bem, acontece. O que importa é que eu fiz um trabalho ao qual eu imprimi muito da minha essência, respeitando e valorizando a minha cultura.
18. Além do seu nome, outros como Lucca Lordgan, Harmon Moore e Caleb Roth foram citados como potenciais astros a estrelarem o show do intervalo. O que você acha que te levou a ser escolhida?
Para ser sincera, não faço a mínima ideia. Antes do convite eu já tinha ouvido rumores sobre uma possível participação no SUPERBOWL, mas achei que seria apenas para a arquibancada, não o palco principal. Então quando acertamos a performance foi: UAU! Durante três dias eu não consegui comer e dormir direito por estar ansiosa. E passei um bom tempo guardando esse segredo. Acredito que eles tiveram uma boa razão para me chamar, obviamente. O Lucca também merece esse lugar aqui, não tenho dúvidas de que ele faria um show espetacular. A Harmon, apesar de nossas desavenças, tem muito malento. E o Caleb... enfim. Como cantor e compositor, nota 10 dez. Como pessoa, espero que faleça.
19. Você teria uma mensagem para todos os latinos que te amam e estão ansiosos para o seu show?
Para todos os latinos que têm me apoiado e torcido por mim, eu quero expressar minha imensa gratidão e amor. Vocês são a força por trás da minha música e a inspiração para tudo o que faço. Vocês são a minha motivação e minha fonte de inspiração, e é para vocês que eu subirei ao palco amanhã com todo o meu coração e paixão. Espero que cada nota cantada e cada passo de dança traga alegria aos seus corações e os faça sentir orgulho de quem somos e de onde viemos.
20. E, por fim, uma mensagem para os Estados Unidos?
Eu agradeço por me receberem e espero que possam curtir o show como todos. De coração aberto, também é uma noite para celebrarmos a diversidade cultural. Há alguns grupos conservadores neste país que não suportam imigrantes, mas amanhã eles terão uma mulher latina cantando no maior evento esportivo de seu país. Esse país não existiria sem os trabalhadores e trabalhadoras imigrantes que fizeram tudo isso. Não adianta se esconder atrás de preconceitos e ideias ultrapassadas. Nós somos uma força em ascensão, doa a quem doer. Este espaço foi conquistado com muita luta. Aos que estão de coração aberto, venham comigo amanhã; aos conservadores, que vão todos à merda!
16. Eu queria insistir na questão do hate. O seu nome foi aclamado, mas também suscitou diversos ataques como a colega citou anteriormente. E não apenas dessa vez, mas em muitos outros momentos ao longo da sua carreira. Isso te afeta de alguma forma para o show de amanhã?
É verdade que ao longo da minha carreira enfrentei críticas e ataques de algumas pessoas. Embora seja doloroso lidar com esse tipo de negatividade, aprendi a não deixar que isso me afete de forma negativa. Em vez disso, escolho me concentrar no apoio e no amor que recebo dos meus fãs e das pessoas que valorizam minha música e minha arte. Para o show de amanhã, estou focada em dar o meu melhor e oferecer uma performance memorável para todos os que estarão assistindo. Não vou permitir que os comentários negativos de algumas pessoas me distraiam ou me abalem. Estou determinada a aproveitar cada momento no palco e compartilhar minha paixão pela música com o mundo.
Além disso, acredito que minha participação no SUPERBOWL é uma oportunidade de espalhar uma mensagem de inclusão e positividade. Quero usar esse momento para inspirar outros a seguirem seus sonhos, independentemente dos obstáculos que possam enfrentar, e para promover a diversidade e a unidade através da música. Então, sim, enquanto os ataques podem ser difíceis de lidar, não deixarei que isso me impeça de brilhar no palco e de fazer o que amo. Estou pronta para fazer deste um momento inesquecível para todos os que estiverem presentes.
17. Eu não queria falar sobre o show, mas sobre o impacto do lançamento de seu último álbum de estúdio. Ele, em apenas duas semanas, já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo. Você esperava?
Eu tinha o desejo que todos gostassem porque esté um álbum muito importante para mim, mas ver toda a campanha para que ouvissem nas plataforma e comprassem a versão física me emocionou demais. Eu sabia que meus fãs era incríveis, mas todo dia aprendo a não subestimá-los. E acho que também conseguimos furar a bolha e atingir outras pessoas que não aquelas que já estavam comigo anteriormente. O meu maior medo seria a recusa a ritmos regionais da América Latina, mas isso não aconteceu, pelo contrário. Fiquei feliz com o retorno dos fãs na internet. É claro que algumas pessoas não gostaram, mas tudo bem, acontece. O que importa é que eu fiz um trabalho ao qual eu imprimi muito da minha essência, respeitando e valorizando a minha cultura.
18. Além do seu nome, outros como Lucca Lordgan, Harmon Moore e Caleb Roth foram citados como potenciais astros a estrelarem o show do intervalo. O que você acha que te levou a ser escolhida?
Para ser sincera, não faço a mínima ideia. Antes do convite eu já tinha ouvido rumores sobre uma possível participação no SUPERBOWL, mas achei que seria apenas para a arquibancada, não o palco principal. Então quando acertamos a performance foi: UAU! Durante três dias eu não consegui comer e dormir direito por estar ansiosa. E passei um bom tempo guardando esse segredo. Acredito que eles tiveram uma boa razão para me chamar, obviamente. O Lucca também merece esse lugar aqui, não tenho dúvidas de que ele faria um show espetacular. A Harmon, apesar de nossas desavenças, tem muito malento. E o Caleb... enfim. Como cantor e compositor, nota 10 dez. Como pessoa, espero que faleça.
19. Você teria uma mensagem para todos os latinos que te amam e estão ansiosos para o seu show?
Para todos os latinos que têm me apoiado e torcido por mim, eu quero expressar minha imensa gratidão e amor. Vocês são a força por trás da minha música e a inspiração para tudo o que faço. Vocês são a minha motivação e minha fonte de inspiração, e é para vocês que eu subirei ao palco amanhã com todo o meu coração e paixão. Espero que cada nota cantada e cada passo de dança traga alegria aos seus corações e os faça sentir orgulho de quem somos e de onde viemos.
20. E, por fim, uma mensagem para os Estados Unidos?
Eu agradeço por me receberem e espero que possam curtir o show como todos. De coração aberto, também é uma noite para celebrarmos a diversidade cultural. Há alguns grupos conservadores neste país que não suportam imigrantes, mas amanhã eles terão uma mulher latina cantando no maior evento esportivo de seu país. Esse país não existiria sem os trabalhadores e trabalhadoras imigrantes que fizeram tudo isso. Não adianta se esconder atrás de preconceitos e ideias ultrapassadas. Nós somos uma força em ascensão, doa a quem doer. Este espaço foi conquistado com muita luta. Aos que estão de coração aberto, venham comigo amanhã; aos conservadores, que vão todos à merda!