Harmon Moore for Billboard Magazine - Part 1
Mar 8, 2024 0:34:41 GMT
Post by ggabxxi on Mar 8, 2024 0:34:41 GMT
Muito bem vindo(a/e) à sessão de entrevista da Billboard Magazine desse mês! Nessa edição, temos a gigantesca estrela pop Harmon Moore. Vencedora de vários prêmios, incluindo cinco dos grammy awards do ano, a diva se prepara para a primeira turnê de sua carreira, que já será uma grandessíssima turnê mundial, e só pra dar um gostinho do que está por vir, ela enviou mais duas músicas de seu álbum Clueless para as rádios, as faixas "Canvas" e "Like I Would". Nessa entrevista dividida em duas edições, a artista vai nos contar um pouco sobre essas faixas e sobre como estão os preparativos pra gigante Clueless World Tour. Venha conferir!
Q: Como surgiu a inspiração para escrever "Canvas"?
Bom… Eu acho que Canvas nasceu de vários desentendimentos e quando você é a mais nova em uma relação, você sente que tudo é culpa da sua suposta imaturidade, eu acho que minha inspiração veio de quando eu comecei a perceber certos padrões de comportamento vindos de mim.
Q. Qual é a mensagem principal por trás de "Canvas"?
Eu acho que… bom, como vocês já estão acostumados, minhas músicas são mais como relatos ou contos, eu acho que minhas experiências são singulares até certo ponto então não me sinto digna de passar mensagens pra pessoas, mas… bem… Canvas é sobre ser uma pessoa insegura a ponto de não se sentir boa o suficiente pra outra pessoa e então, desejar poder dar sua autonomia de escolha, desejar que a pessoa que você ama possa te mudar à maneira dela.
Q. Qual foi o processo de composição de "Canvas"?
Pra falar a verdade, tudo começou quando toda a metáfora do conceito da música veio de maneira aleatória na minha cabeça, tipo… eu estava andando pela Sunset Boulevard e eu vi um artista de rua pintando quadros. Eu achei aquilo lindo, eu amo esbarrar em artistas aleatoriamente assim, e então eu tive essa ideia… veio o verso “make my body your canvas” na minha cabeça, e pra falar a verdade, acho que é essa espontaneidade que me fez escolher Canvas como minha faixa preferida do álbum. Eu nem queria lançar Like I Would como single mas eles disseram que era um hit esperando pra ser promovido, então eu disse “pode até ser, mas então eu quero a chance de lançar Canvas também!” e é por isso que ela se tornou um single… ninguém além de mim e dos meus fãs mais assíduos e fervorosos acredita nela, mas eu realmente tenho um amor especial por essa música, ela me faz sentir de um jeito que nenhuma outra música me fez sentir desde provavelmente Terabithia’s Rope…
Q. Quais foram os maiores desafios ao criar "Canvas"?
Bom, ela veio naturalmente, mas eu acho que o meu maior desafio foi conseguir ter coragem de descarregar minha insegurança e vulnerabilidade nela, especialmente porque o mundo não tende a lidar muito bem com mulheres vulneráveis hoje em dia e também porque admitir que eu já me senti dessa maneira, desejando ser algo diferente pra agradar outra pessoa, pode criar essa imagem de que eu sou fraca e eu definitivamente não sou.
Q. Como você descreveria o estilo musical de "Canvas"?
Eu não sei dizer… eu não acho que me prendo muito a isso de estilos e gêneros mas talvez eu diria que é um tipo de dream pop moderno ou algo assim? Eu realmente não sei mas bom, parte das inspirações vieram de eu estar escutando bastante dream pop dos anos 70 quando escrevi Canvas e acho que ela tem essa mesma vibe…
Q. Existe alguma história interessante por trás da gravação de "Canvas"?
História interessante… Hm… eu acho… ah, já sei! Tem um adlib bem sintetizado antes dos refrões que é tipo… o Brendon tropeçando dentro da sala de gravação, ficou meio divertido então a gente manteve a voz dele, eu acho que dá pra escutar e entender se vocês prestarem atenção…
Q. Qual foi a reação inicial ao lançamento de "Canvas"?
Bom… eu acho que a reação inicial a Canvas foi o que continua a ser a impressão atual que as pessoas têm da música, ela não parece ser uma música apreciada pela maioria mas é com certeza uma faixa bem importante e decisiva pras pessoas que já passaram pelas experiências que a música narra. Por exemplo, muitas pessoas disseram que essa música não faria falta no álbum mas eu nunca conseguiria lançar ele sem a peça da dor que o amor pode causar, seria sem noção até mesmo pra um álbum chamado Clueless.
Q. Como "Canvas" se encaixa no contexto geral do seu álbum Clueless?
Eu acho que Canvas é uma das músicas em que o eu lírico (ou eu) começa a entender a profundidade de realmente amar alguém. Eu acho que ela representa o momento em que uma pessoa descobre a dura realidade de que o amor, o sentimento mais superestimado pela população mundial, é imperfeito e também machuca.
Q. Como estão os preparativos para a turnê mundial?
Nossa! Eu nunca fiz nada TÃO DIFÍCIL! A gente tem que coordenar as datas com as possibilidades de cada arena e estádio e também com dias não úteis e… bom, minha turnê também vai acontecer às sextas então espero que dê tudo certo. Além disso, ainda tem a setlist, o espetáculo, os ensaios… mas eu estou muito animada, eu vou adorar ver todos os meus fãs do mundo todo, eu tenho certeza que esse ano vai ser mágico.
Q. Quais países ou cidades estão incluídos na turnê mundial?
Ah, vários! Nós vamos passar por todos os continentes, sem exceção, provavelmente teremos shows em 10 estados dos Estados Unidos, vamos ter shows no Brasil, na Austrália, no Japão… realmente muitos.
Q. Qual é a expectativa para a resposta dos fãs durante a turnê mundial?
Hm… eu espero que eles gostem bastante, nós estamos pensando em como condensar tudo da era Clueless sem deixar nada de fora pra eles. É claro, eu também quero dar um pouquinho de amor às músicas do meu primeiro EP, mas o foco vai ser realmente a era Clueless. Eu acho que eles vão adorar, meus fãs me entendem como ninguém.
Q. Você planeja introduzir novos elementos visuais ou conceitos durante a turnê mundial?
Sim. Na verdade, meu plano é fazer com que ela se torne a maior coisa que eu já fiz. Eu quero realmente fazer com que os shows sejam uma sensação aos olhos do mesmo jeito que as músicas são uma sensação ao coração. Eu quero que eles saiam de lá emocionados como se tivessem acabado de escutar o álbum pela primeira vez.
Q. Como você escolhe o repertório para a turnê mundial?
Bom, eu ainda tenho uma seleção de músicas grande o suficiente pra fazer um show mas pequena o suficiente pra não ter que deixar nenhuma de fora, acho que só vou me preocupar com isso a partir do segundo ou terceiro álbum. Então o que eu faço agora é mais fácil, todas as minhas músicas vão estar presentes, eu só escolho a ordem em que elas vão estar pra manter uma cadência boa pra shows. Eu tenho certeza que vai ser horrível pra mim quando eu tiver que excluir alguma música porque eu tenho muita conexão sentimental com tudo que eu escrevo.
Q. Haverá alguma surpresa especial durante a turnê mundial?
Eu não sei! Talvez… talvez não. Vocês vão ter que ir nos shows pra descobrir!
Q. Como você equilibra a preparação para a turnê com outros compromissos profissionais e pessoais?
Eu não equilibro! -*ela dá risada.*- A turnê está tomando todo o meu tempo e ela também está sendo uma boa distração de coisas ruins que vêm acontecendo, então eu passo quase o dia todo me preparando em todos os sentidos pra me apresentar.
Q. Como é o processo de seleção da equipe que a acompanhará durante a turnê mundial?
Bom… nós julgamos várias coisas, sempre selecionamos a equipe mais capaz e com o melhor histórico, a maior parte disso fica por conta da equipe da gravadora, em quem eu confio bastante, mas é claro que eu também tenho minhas exigências pessoais.
Q. Quais você acha que vão ser seus rituais ou práticas antes de subir ao palco durante a turnê mundial?
Ah… eu gosto sempre de fazer algo em equipe, eu amo minha equipe e eu amo que toda dimensão da mídia não chega em nós nos bastidores, todos nós somos iguais por trás das cortinas. Muito do que vocês vão ver são sugestões diretas de sonoplastas, dançarinos, etc, e eu amo trabalhar assim. Eu também planejo mudar drasticamente minha dieta, eu imagino que vou precisar de bastante energia… acho que só isso, sinceramente, quem sabe eu não pense em mais coisas quando a turnê estiver mais próxima!
Q. Você tem algum objetivo específico que gostaria de alcançar durante a turnê mundial?
A única coisa que eu espero é que as pessoas que forem, saiam completamente satisfeitas. É o que eu sempre quis com a minha música e isso se estende à turnê, eu quero causar todo tipo de emoções e criar memórias muito boas.
Q. Qual você acha que será sua parte favorita de estar em turnê?
Hm… eu acho que eu vou adorar conhecer uma grande diversidade de pessoas e culturas, eu sinto que fiquei o tempo todo tão incluída numa cultura puramente estadunidense e se eu já tive alguns choques de cultura quando fui pra Coreia fazer o Clueless Lounge e quando me apresentei no carnaval brasileiro, imagina só agora, que eu vou conhecer mais lugares da Ásia e ainda a Europa, a Oceania, outros lugares da América do Sul também… eu vou pra Argentina e pra China pela primeira vez, mal posso esperar.
Q. Como você pretende se manter saudável física e mentalmente durante uma turnê tão exigente?
Hm… eu acho que a parte que mais comprometeria minha saúde são as noites de sono, mas eu já prometi pra mim mesma que vou dar meu máximo pra dormir saudavelmente durante os dias da semana, já que vou comprometer meu sono durante os finais de semana de show. Eu… bem, quando alguma coisa impacta muito minha saúde mental, eu sempre costumo me jogar no trabalho e eu não sei se isso é o certo a se fazer, mas me ajuda bastante. Quando eu estou em um mal momento mental é quando eu mais escrevo. Olha só, eu já quase terminei meu segundo álbum e nós ainda estamos pra começar a turnê do primeiro, certo? Na verdade, eu estou me apressando pra terminar esse álbum logo porque eu sei que toda essa enxurrada de sentimentos vai mudar completamente depois do primeiro show…
Q. Qual é a importância do apoio dos fãs durante a turnê mundial?
Bom, é toda a importância, eu acho, né? Não teria turnê sem eles, não teria show sem eles, não teria como uma equipe se organizar e se mobilizar se não tivesse um público pra atender. Eu sou muito grata a eles por nos dar a chance de criar um espetáculo por eles. Eu sou muito grata por poder fazer tudo isso e contar com o apoio deles.
Q. Como você lida com imprevistos ou contratempos durante a turnê mundial?
Bom… essas coisas sempre acontecem, mas eu tento ao máximo controlar as emoções e lidar com tudo de maneira prática, eu acho que as meninas são criadas pra isso então isso só vem naturalmente pra mim.
Q. Como você equilibra a energia e a emoção de se apresentar ao vivo com a necessidade de cuidar da sua voz e saúde vocal?
Na verdade, eu penso muito nisso desde a produção das músicas. É por isso que eu não me arrisco em beltings muito longos, minhas músicas tendem a ter mais um vocal fry e quando são linhas mais difíceis, eu deixo elas mais curtas. Eu sei que eu vou querer extrapolar quando cantar ao vivo, então, economizo logo na produção… não só por isso, eu também acho que minhas letras casam melhor com vocais mais pontuais e menos projetados.
Q. Qual você acha que será a parte mais desafiadora de se apresentar ao vivo durante a turnê mundial?
Provavelmente vai ser me adaptar à rotina. Eu nunca fiz uma turnê antes, nem uma nacional, e já vou começar com uma turnê mundial! Isso é loucura, se você parar pra pensar, mas eu realmente não queria fazer meus fãs internacionais esperarem mais uma era inteira pra poder ver meu show ao vivo.
Q. Quais são os elementos que você considera essenciais para uma experiência de concerto memorável durante a turnê mundial?
Ah… eu espero ainda aprender mais sobre isso, mas eu quero fazer um pouco de tudo, mais ou menos como fiz durante minhas apresentações, mas tudo junto. Eu quero ter um momento dançante, um momento introspectivo, um momento mais interativo… eu quero muito desenvolver um método de ter contato direto com meus fãs sem irritar a equipe de segurança! -*ela dá risada.*- Bom, eu acho que muitas coisas são importantes, especialmente em uma turnê que celebra um álbum tão visual quanto o Clueless.
[DIVULGAÇÃO PARA CANVAS E LIKE I WOULD]