CHELSEA
Feb 18, 2024 21:16:26 GMT
Post by vini on Feb 18, 2024 21:16:26 GMT
CHELSEA
Nome: Chelsea Lee Smith
Data de Nascimento: 28 de Agosto de 2000 (28 anos)
Cidade Natal: Texas, Estados Unidos.
Altura: 165cm
Twitter: @chelseals
Chelsea (Chelsea Lee Smith, nascida em agosto de 2000) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista registrada sob o selo da gravadora Twin Flame Management.
BIOGRAFIA
Nascida em uma pequena comunidade em Mineola, no Texas, para filha de Craig e Karen (nascida Abrams) Smith. Craig é proprietário de uma pequena gráfica, S-Prints Printing, Inc., em Mineola, Texas, e Karen Smith é artista. Chelsea afirmou que ela nasceu seis semanas prematuramente e pesava apenas dois quilos e meio. Chelsea tem uma irmã mais nova, Kelly Christine Sutton (nascida Smith), que é fotógrafa.
Chelsea começou a compor aos oito anos de idade, quando escreveu uma canção chamada "Notice Me" para sua formatura do ensino fundamental. Ela primeiro aprendeu a tocar bandolim e, aos 12 anos, começou a ter aulas de violão com um músico local chamado John DeFoore, que mais tarde ela descreveu como "uma das coisas mais importantes que já aconteceu comigo". Aprendeu gaita.
A mãe de Chelsea a levou a festivais de música locais para cantar swing ocidental. Junto com a co-estudante Alina Tatum, ela fez parte da dupla infantil de música country Texas Two Bits, que excursionou pelo Texas e lançou um álbum independente em 2000, e ganhou um convite para se apresentar no "Black Tie" do presidente George W. Bush. e Baile Inaugural de Botas". Chelsea também ganhou campeonatos nacionais de yodeling e foi selecionado para cantar o hino nacional nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Aos 14 anos, sua família financiou seu primeiro álbum solo, lançado por ela mesma. Ela se formou na Mineola High School em 2018 e mudou-se para Austin, Texas, aos 18 anos. Em 2019, Chelsea competiu na 5ª temporada do reality show de competição de canto Nashville Star, onde ficou em sétimo lugar. Para se sustentar, ela conseguiu vários empregos, incluindo atuar como Hannah Montana em festas de aniversário de crianças.
COMEÇO DE CARREIRA E PRIMEIROS LANÇAMENTOS
Chelsea gravou três álbuns de produção própria em 2020, 2021 e 2023. Enquanto morava em Austin em 2019, Chelsea gravou duas músicas para uma gravadora independente, Triple Pop. Mas essas músicas e esses discos jamais foram encontrados, há rumores de que apenas 12 exemplares de cada, estejam circulando.
Chelsea teve que enfrentar a falência da sua gravadora Mercury Nashville na produção do que seria o seu primeiro álbum de estúdio e teve que voltar a cantar na noite em busca de uma oportunidade melhor. Foi quando, em 2025, 5 anos depois de se mudar para Austin, Chelsea assinou contrato com a gravadora Rocket Records e se preparou para mais uma tentativa de lançamento na indústria musical.
ROCKET RECORDS E THE WINNER
Em 2027 Chelsea assina com a gravadora Rocket Records e lança o seu EP de estréia "The Winner" com 6 faixas e uma colaboração com o mega astro Caleb Roth, o disco teve um single de mesmo nome "The Winner".
O disco obteve uma nota 81 no metacritic dividida em 4 críticas positivadas. Os críticos ressaltaram o talento lírico de suas composições e os arranjos sutis que a artista escolheu para sua estreia, ainda que tímida e sem muito orçamento. O EP debutou em #18 na Billboard e vendeu 20.000 cópias na sua estreia. Ao todo, o EP vendeu pouco mais de 100.000 cópias nos Estados Unidos
O single "The Winner" obteve uma nota 8.4 na Best New Track, sendo a terceira maior nota daquela semana. O clipe foi indicado a duas categorias no VMA mas infelizmente não levou nenhuma.
Em algum momento do ano Chelsea é contratada pela subsidiária Twin Flame Management, da qual faz parte atualmente, onde encontrou no selo a banda Crystal Venus e os artistas iniciantes Alec Bradshaw, Leah e Damien, também integrantes do selo. Agora chelsea tem um gestor de carreira e uma pessoa que estará responsável para atender as demandas da artista.
OUTROS LANÇAMENTOS
Após o lançamento do EP, Chelsea passou por um longo processo de isolamento devido a sua estreia não ter sido recebida como a gravadora esperava, fazendo com que a cantora fosse deixada de lado por um longo tempo, desde fevereiro (a data em que saiu o EP e o single) Chelsea se aventurou em escrever para outros artistas e participou de hits EDM como "Wild West" da banda Crystal Venus e é dona da faixa "End Up With You" da soundtrack de Barbie.
DIRTY CONFETTI E NOVA ERA
DIRTY CONFETTI E NOVA ERA
Em agosto do mesmo ano, Chelsea, lança a querida "California Stars" lead single do que viria a ser o seu álbum de estreia, o famigerado "Dirty Confetti" totalmente diferente de The Winner, a faixa cai nas graças do público, mas por falta de divulgação a faixa debutou apenas na oitava posição da Billboard, até então o seu maior pico já que The Winner debutou em #27 e subiu para #12 na semana seguinte. A faixa não teve clipe e amargou uma nota 7.8 na Best New Track
E estava aí, mais uma tentativa de Chelsea entrar no cenário de vez com uma nova era e um novo álbum, todos pareciam ansiosos para o lançamento de Dirty Confetti e tudo se encaminhava para que a era começasse já no início do ano seguinte (2028)
WHAT A HOLIDAY E ESPECIAL DE NATAL
Chegado em dezembro, Chelsea anuncia uma surpresa festiva: Seu próprio álbum de natal, o What A Holiday! Um disco com 12 faixas autorais e participações de Caleb Roth e Lucca Lordgan. O álbum teve um investimento milionário e debutou em #18 e atingiu o #9 na Billboard, vendendo 70.000 cópias na semana de estreia e ao todo o disco está se encaminhando para as 600.000 cópias, já recebendo o certificado de ouro.
O single carro-chefe é a doce "Present Without A Bow" com a estrela pop Lucca Lordgan, a faixa estreou na quinta colocação e permanece no chart até os dias de hoje, já se passando dois meses de seu lançamento. É o single mais bem sucedido de Chelsea e o álbum também.
O álbum sucedeu um especial de natal transmitido pela Amazon e pela CBS na véspera do feriado e contou com um cenário e participações milionárias lançando agora a imagem de Chelsea direto para as telas mainstream, foi a jogada perfeita para fazer com que Chelsea seja vista e ouvida pelas massas. O especial ia contar com um relançamento na versão do álbum de estúdio, mas não rolou por conflitos de agenda e logística.
DESCARTE DE DIRTY CONFETTI E LANÇAMENTO DE MOTHER ROAD
2028 e agora a história é outra. Chelsea vem às suas redes sociais e afirma que o projeto Dirty Confetti havia sido descartado. Sem explicações ela some novamente e pouco tempo depois retorna anunciando a nova era que já está em execução: A Mother Road.
Novamente Chelsea lançou o lead single que já caiu nas graças do povo e anunciou o álbum com a tracklist tendo participações do seu amigo de estrada Caleb Roth e a suntuosa Agatha Melina além da presença de "California Stars" single que estaria presente no Dirty Confetti. O disco promete uma abordagem madura e já está sendo bem antecipado pelo meio artístico.