Stefan Lancaster
Mar 11, 2022 15:05:57 GMT
Post by infinitesnow on Mar 11, 2022 15:05:57 GMT
Stefan Haik Lancaster, mais conhecido como Stefan Lancaster, é um cantor-compositor britânico-árabe, nascido em 22 de abril de 2000 (taurino) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, filho de pai árabe e mãe britânica.
Após alguns anos vivendo naquela capital, a família se mudou de volta para o Reino Unido antes que Stefan completasse 10 anos, preocupados com as crescentes tensões políticas na região. Desde sua infância nos Emirados Árabes, Stefan se interessava por música, praticando tocar alguns dos instrumentos árabes tradicionais que seu pai possuía. Em sua pré-adolescência, já em Manchester, na Inglaterra, praticava diversos instrumentos modernos, como bateria, violino, guitarra, violão e piano, sendo os dois últimos seus principais interesses, os quais mantêm até o dia de hoje.
Já na adolescência, por volta dos 16 anos, Lancaster começou uma pequena "banda de garagem" com alguns amigos, entre eles, o cantor James Williams. A banda de estilo emo "5D" durou por quase um ano, até que um de seus membros falecesse por conta de uma overdose. O quinteto se separou, e, nessa mesma época, Stefan começou a se afastar de seus pais.
Fazendo seu melhor para viver de maneira independente, aos 17 anos, Stefan se mudou para Londres e tentou ingressar em uma carreira de lucro mais rápido do que a música: a de modelo, realizando photoshoots para alguns marcas de roupas, e sendo garoto propaganda de marcas pequenas, começando a construir sua fama graças à atenção que seu visual vinha recebendo, ganhando um pouco de fama em redes sociais como o Tumblr e Instagram.
Porém, aquilo não era o que Lancaster realmente queria para sua vida, continuando a ser envolvido com música, não só tocando, mas também compondo e cantando... e até mesmo estudando, usando grande parte do dinheiro para investir em sua faculdade de teoria da música na University of Cambridge. Eventualmente, aos 19 anos, o britânico-árabe deletou suas redes sociais e desapareceu do mundo dos modelos.
Após algum tempo procurando por uma gravadora, Stefan conseguiu um contrato com a Resistance Records quando estava para completar 20 anos, no começo de 2020. Nessa mesma época ele conheceu a nipônica Reiko, que também estava procurando por uma gravadora na Europa. Os dois mantêm uma grande amizade até hoje. Além disso, nessa época Stefan ganhava a vida compondo e produzindo para alguns outros artistas.
E finalmente, pouco após concluir sua faculdade, a partir do último semestre de 2020 até o fim do primeiro semestre de 2021, Lancaster iniciou sua era de estréia no mundo da música. Apostando no estilo pop acústico, lançou a aclamada "Journey" e o hit mundial "Never Say Goodbye", em parceria com Lilith, ambos singles que foram mais tarde incluídos em "PROMISE", EP tardiamente alterado para ser seu primeiro álbum, o qual Stefan havia descrito como "uma prévia de seu debut album completo". Stefan ainda fez parte da também aclamada "In Your Heart", em parceria com Kierah, eleita como uma das melhores faixas lançadas naquele ano.
Ao longo da segunda metade de 2021, Stefan viajou pelo mundo na "the PROMISE tour", sua primeira turnê. Nesse período, uma versão repaginada da faixa "Promise" foi lançada como single, e o álbum foi relançado em formato deluxe com algumas faixas adicionais (incluindo "In Your Heart" como faixa bônus), e no começo de 2022, após o fim da turnê, a compilação "PROMISE: SIDE B" foi liberada nas plataformas digitais, com versões diferenciadas das faixas do álbum, como remixes, demos, acústicos e lives.
Ainda em 2022, Stefan se manteve em hiato silencioso por alguns meses até se pronunciar em suas redes sociais sobre sua luta contra questões de saúde mental e emocional, causadas principalmente pelo tratamento abusivo de sua gravadora, apressando seu álbum de estreia e lançá-lo em um formato que ainda não estava satisfatório para o artista e também desconsiderando o declínio de sua saúde durante a extensiva turnê mundial para a qual não havia sido devidamente preparado. Porém, graças à sua amizade com Vienna Lorenzi, uma das maiores acionistas de sua antiga gravadora, Stefan teve facilidade em terminar o antigo contrato e mais tarde iniciar, no segundo semestre de 2022, um novo contrato com a Arcade Records, na qual permanece até hoje.
Seu hiato finalmente começou a acabar quando, totalmente de surpresa, Stefan participou de um dueto com Max Hwang no single de debut do DJ coreano, “Come Back Home”, em agosto de 2022. O EDM suave com traços profundamente emocionais foi um sucesso instantâneo, principalmente nas paradas asiáticas. Durante esse período, a presença do cantor ainda se dava somente por sua voz e breves posts em seu Twitter (o clipe da parceria contou com um casal de atores ao invés do intérprete), sem mostrar seu rosto há alguns meses. O que levou ao surgimento de algumas teorias conspiracionais sobre uma possível morte de Lancaster... mas após não muito tempo, tudo estaria voltando aos trilhos.
Em outubro do mesmo ano, Stefan estava finalmente pronto pra prosseguir com sua carreira, lançando a emocionante “Off the Stage” como lead single de sua nova era. A forte ballad, promovida apenas com um belo clipe teatral, se tornou um hit moderado com posições nos top 10 pelo mundo, obtendo maior alcance na crítica profissional e através de emocionantes relatos de outros artistas que se sentiram conectados ao conteúdo sobre lidar com a fama, autoestima e autoimagem. Já o single seguinte uniria a aclamação crítica ao maior sucesso comercial do britânico-árabe até então: “Oath”, lançada em fevereiro de 2023, inaugurou a real chegada do pop rock à sua carreira, dando uma prévia do álbum que seria lançado em breve, e deu à ele seu primeiro #1 solo nas paradas europeias e quebrando recordes de semanas contínuas em #1, além de #3 nos charts mundiais e top 5 nos Estados Unidos.
Finalmente, “ON / OFF” (lê-se: “On and Off”) o segundo álbum de Stefan Lancaster, agora sob seu total controle criativo, foi lançado em maio de 2023, acompanhado em seguida por um documentário feito em parceria com a Netflix, contando sobre o processo de criação e mostrando mais detalhes sobre a vida pessoal do cantor e sua saúde mental. Acompanhado de fotografias conceituais tiradas pelo próprio para ilustrar cada uma das 12 faixas e incluindo diversas inéditas junto à “resgates e evoluções” do que faria parte do projeto que deveria ter se tornado seu álbum de estreia. O ritmo incomum de criação, parando e continuando ao longo de 2 anos, foi um dos vários motivos para a escolha do nome do álbum, assim como as temáticas de referências à construções, como tijolos colocados, retirados e reposicionados; e a dualidade entre luz e trevas, usadas não como metades ou partes do projeto mas como elementos em constante conexão.
Ao longo do ano, mais singles foram lançados, com “Spark” e “Dark Embrace” alcançando sucesso moderado, enquanto a parceria com sua amiga de longa data Agatha Melina em “Titanium Walls” se provou o maior destaque da segunda metade do ano para Stefan, alcançando diversos #1′s e prêmios pela música e por seu clipe, inclusive o Grammy de Best Pop Duo/Group Performance. Nesse meio tempo, Stefan também iniciou sua segunda turnê, a “ON / OFF World Tour”, lotando arenas pelo mundo em datas mais espaçadas do que em sua primeira turnê, o possibilitando aproveitar aqueles meses de maneira saudável.
Após múltiplos #1′s, prêmios diversos e um total de mais de 1 mihão e meio de cópias vendidas pelo mundo, o álbum foi finalmente reconhecido com o primeiro Grammy Award solo de Stefan, se consagrando como Best Pop Vocal Album na premiação de 2024. Como comemoração pelo sucesso e pelo fim da turnê mundial pouco tempo depois, o disco foi relançado em março de 2024 junto ao “ON / OFF: Side B”, uma compilação especial incluindo as 2 parcerias de sucesso da era junto à novas versões de faixas do álbum e até mesmo do debut de Lancaster “Journey”, passeando pelo pop acústico, rock, country e EDM, com novas participações como Banshee, Vienna Lorenzi, Klaus Henderson, e principalmente Apollyon, com quem um remix synthpop de “Off the Stage” foi lançado como single oficial.
Após alguns meses em descanso, Stefan voltou a aparecer em julho de 2024...
(To be continued sobre outros projetos)