[EUR] SOFÍA X INSTYLE ESPANHA
Mar 8, 2023 0:00:48 GMT
Post by adrian on Mar 8, 2023 0:00:48 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA NOCHENTERA]
Atualmente viajando o continente europeu com sua mais nova turnê, a estrela latina, Sofía, é capa e recheio da edição digital do mês de março da edição espanhola da revista InStyle. Servindo roupas extravagantes e poses de bad bitch, a cantora latina retorna a sua segunda terra mais madura e consciente de seu papel enquanto mulher. Além de um belo ensaio fotográfico, a queridinha da América Latina, concedeu uma entrevista a respeito de igualdade de gênero e feminismo ressaltando o seu papel na luta pela emancipação de todas as mulheres do mundo, sejam elas brancas, negras, amarelas, transexuais ou cisgênero.
Você já disse estar encarando a vida atualmente como uma grande viagem, certo? Neste cenário, em que lugar você posiciona o feminismo em suas prioridades?
Como uma cantora latina de 25 anos, posso dizer com certeza que a vida às vezes parece uma grande viagem, sabe? Há altos e baixos, voltas e reviravoltas, mas estou apenas tentando aproveitar o passeio e aproveitá-lo ao máximo. Quanto ao feminismo, é definitivamente uma questão importante para mim e que tento priorizar na minha vida e no meu trabalho. Acredito que todos merecem direitos e oportunidades iguais, independentemente do gênero, e que todos temos a responsabilidade de nos manifestar contra o sexismo e a discriminação. Tive a sorte de trabalhar com algumas mulheres incríveis na indústria da música que me inspiram todos os dias e estou empenhada em fazer minha parte para apoiar as mulheres e promover a igualdade de gênero. Claro, sempre há desafios e contratempos ao longo do caminho, mas acredito que trabalhando juntos e permanecendo fiéis aos nossos valores, podemos fazer uma diferença real no mundo. Então, sim, a vida é uma viagem, mas sou grata por estar nela e estou animada para ver aonde ela me leva, tanto como artista quanto como defensora da igualdade de gênero.
Já é sabido de muitas intrigas as quais você esteve relacionada à outras mulheres. Inclusive, a sua posição de feminista é questionada quando você se envolve em polemicas com outras colegas da indústria.
Entendo que possa haver rumores e alegações sobre minha vida pessoal e relacionamentos com outras mulheres, mas quero deixar claro que minha posição como feminista não está sujeita a debate ou questionamento. Ser feminista significa defender a igualdade de gênero e trabalhar para desmantelar os sistemas e estruturas patriarcais que oprimem as mulheres. Minha vida pessoal e meus relacionamentos não definem meu compromisso com os princípios e o ativismo feminista. Acredito que toda pessoa tem o direito de amar e ser amada, independentemente de seu gênero ou orientação sexual. E como figura pública, entendo que minhas ações e palavras têm peso e me esforço para usar minha plataforma para promover e elevar as vozes e causas feministas. Dito isso, também entendo que divergências e controvérsias podem surgir dentro de qualquer movimento, inclusive no movimento feminista. É importante manter um diálogo respeitoso e responsabilizar-se mutuamente quando necessário, mantendo uma frente unida em direção aos nossos objetivos comuns de igualdade e justiça de gênero. Resumindo, minha vida pessoal não define meu feminismo e continuo comprometida em defender a igualdade de gênero e elevar as vozes das mulheres marginalizadas, independentemente de quaisquer controvérsias ou rumores pessoais.
Recentemente você e Tieta foram responsáveis por protagonizar um dos maiores eventos a nível global, o carnaval de Salvador. As duas têm protagonizado nos últimos anos brigas monumentais.
Embora seja verdade que Tieta e eu tivemos alguns desentendimentos e conflitos no passado, conseguimos deixar nossas diferenças de lado e trabalhar juntos para criar um evento incrível para todos aproveitarem. Acredito que é importante poder trabalhar com pessoas com quem você pode ter tido conflitos no passado, especialmente quando se trata de eventos importantes como o carnaval, que reúne pessoas de todas as esferas da vida. É uma prova de nosso profissionalismo e compromisso com nosso ofício que fomos capazes de nos unir e fazer um show de sucesso. No final das contas, o carnaval é para celebrar a vida, a alegria e a união. É hora de deixar de lado nossas diferenças e nos unir como uma comunidade, e estou orgulhoso de que Tieta e eu pudemos fazer parte disso. Espero que nossa colaboração possa servir de exemplo de como todos podemos trabalhar para uma maior compreensão e unidade, mesmo diante da adversidade.
O que a música te possibilita crescer enquanto mulher?
Para mim, a música é uma ferramenta poderosa de autoexpressão e autodescoberta. É uma maneira de explorar minhas emoções e compartilhar minhas experiências com o mundo. Como mulher, a música também me permitiu desafiar os estereótipos de gênero e me libertar das expectativas da sociedade. Isso me deu a liberdade de me expressar de maneiras que podem não ser consideradas tradicionalmente "femininas"; de abraçar meu próprio estilo e identidade únicos. Além disso, a música me abriu portas em termos de oportunidades profissionais e crescimento pessoal. Isso me permitiu viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas e aprender sobre diferentes culturas e perspectivas. No geral, a música tem sido uma fonte incrível de inspiração e crescimento para mim como mulher. Ele me deu uma voz, uma plataforma e uma comunidade, e sou eternamente grato pelas maneiras pelas quais ele enriqueceu minha vida.
E como você se conecta com o público feminino que te acompanha?
Por meio da minha música pude me conectar com outras mulheres e construir uma comunidade de apoio e empoderamento. Acredito que a música tem o poder de unir as pessoas, quebrar barreiras e criar mudanças positivas no mundo.
Temos muitas artistas cujo trabalho está dominando as paradas. Em quais dela você enxerga potencial para subir de nível e estar próxima a você?
É difícil falar em “subir de nível”. Isso nos coloca em um ambiente bastante hostil e não deveria ser assim. Sei que o dinheiro importa e que no final, todas nós estamos colocando nossa arte à venda, mas não gosto de olhar para minha colegas como números ou rivais a serem combatidas.
No mais, vejo um potencial enorme em artistas como Blanca Flores e Lia Falcone. São duas mulheres, latinas, cuja voz precisa ser ampliada para todo o mundo. O mundo precisa ouvir o que elas têm a dizer e aceitar que tomem o seu lugar no universo. Se eu fosse apostar em alguém, apostaria nas duas.
Recentemente você revelou que a sua equipe é formada majoritariamente por mulheres. Isso foi uma necessidade ou uma escolha?
Resumindo, ter uma equipe majoritariamente feminina foi uma escolha deliberada de minha parte, e acredito que tenha sido uma experiência positiva e fortalecedora para todos os envolvidos. Estou empenhada em usar minha influência para criar mais oportunidades para as mulheres na indústria e promover a igualdade de gênero e o empoderamento sempre que possível.
Você se enxerga como uma inspiração para esta nova geração de meninas que aspiram em ser mais que uma "mulher ideal"?
Espero ser uma inspiração para as meninas que desejam se libertar dos papéis e expectativas tradicionais de gênero. Quero mostrar a elas que podem ser quem quiserem e que não precisam se adequar aos padrões de ninguém sobre o que significa ser uma "mulher ideal".
Qual o papel que você considera ter na luta feminista?
Como feminista, vejo meu papel como o de promover a igualdade de gênero e desafiar as normas patriarcais que continuam a impelir as mulheres à ocupações de trabalho marginalizadas e em uma condição de “sub-indivíduo”. Quero usar minha plataforma para aumentar a conscientização sobre questões que afetam as mulheres e defender políticas e práticas que apoiem o empoderamento e a libertação das mulheres.
O fato de ser latina te faz passar por uma série de fenômenos que se interpõem com as da opressão do sexo feminino. De que forma você lida com isso?
Como mulher latina, estou ciente das muitas maneiras pelas quais nossas experiências são moldadas tanto pela xenofobia quanto pelo sexismo. Tento navegar por essas complexidades mantendo-me fiel à minha identidade e usando minha voz para falar contra a opressão em todas as suas formas.
Sororidade é um tema constante na boca de feministas liberais, normalmente brancas e de classe média. Você, contudo, já deu a entender que esse termo além de excludente, é ultrapassado.
Embora acredite na importância da solidariedade entre as mulheres, também reconheço que o termo "sororidade" é excludente, principalmente no tocante às necessidades específicas de grupos racializados, nas questões de classe, religião, etc.. Em vez disso, prefiro focar na construção de relacionamentos baseados no respeito e compreensão mútuos e trabalhar para criar um movimento feminista mais inclusivo e interseccional.