[LATIN] COLETIVA DE SOFÍA E TIETA PARA O CARNAVAL 2027
Feb 27, 2023 14:04:12 GMT
Post by adrian on Feb 27, 2023 14:04:12 GMT
[DIVULGAÇÃO PARA MAIMBE DANDA e NOCHENTERA]
Prestes a estrelarem um dos maiores eventos do ano no Brasil, Sofia e Tieta se unem em uma coletiva de imprensa para divulgar o evento que comandarão logo mais. As perguntas foram feitas por jornalistas de diversas emissoras e sem qualquer roteiro prévio. Advogados de ambas já estão trabalhando no caso.
Sofía, como é finalmente trabalhar com a Tieta após todas as polêmicas envolvendo as duas? E Tieta, como está sendo trabalhar com a Sofía?
Prestes a estrelarem um dos maiores eventos do ano no Brasil, Sofia e Tieta se unem em uma coletiva de imprensa para divulgar o evento que comandarão logo mais. As perguntas foram feitas por jornalistas de diversas emissoras e sem qualquer roteiro prévio. Advogados de ambas já estão trabalhando no caso.
Sofía, como é finalmente trabalhar com a Tieta após todas as polêmicas envolvendo as duas? E Tieta, como está sendo trabalhar com a Sofía?
SOFÍA: Olha, está sendo bem divertido. Uma acusa outra de roubo de chapinha aqui, outra de calcinha lá; eu dou várias risadas. A Tieta, pelo avançar da idade, já tem uma carreira beeeem longa [risos tímidos] e tem muito a ensinar, embora de má vontade. Achava que não iria dar match, sabe? Mas no fim, somos tão parecidas naquilo que queremos entregar ao público que as desavenças ficam em segundo plano.
TIETA: Ai, pra mim está sendo muito bom já pelo fato dela, que sempre falou ser minha fã, só pegar nas primeiras entrevistas dela que o sonho sempre foi trabalhar comigo e finalmente estou aqui realizando um sonho dessa querida colega de trabalho.
Tieta, nós sabemos que você está pessoalmente ligada aos festejos de carnaval, em cima de um trio elétrico, dizem até mesmo que “o seu destino é mofar em cima de um carro com som acoplado nele”. Tendo isso em vista, qual conselho você daria para Sofía, novata nos palcos de carnaval, para aguentar o tranco?
TIETA: Bom, o que eu faço com o carnaval e o trio é bem diferente do que a Sofia faz na carreira dela. Eu sou uma performer, canto, danço por mais de horas. Eu sou uma cantora, ela é algo puxado para músicas de batidas latinas ou sei lá o que. Eu aconselho ela a se hidratar muito e aquecer bastante a voz, já que não é acostumada a fazer shows.
As duas já pensaram em uma música juntas nesse processo de preparação para o carnaval?
SOFÍA: Não. Acho que nosso trabalho juntas acaba por aqui, não é, Titi?
TIETA: Com toda certeza, Sofi. Apesar de não estarmos juntas no trio, na cláusula contratual estava lá que essa coletiva seria feita com ambas, então é isso, acho que nunca mais.
Sabemos que Sofía e Tieta possuem um legado na música inquestionável e uma legião de fãs apaixonados, nacional e internacionalmente. Há expectativa de ambas para uma quantidade de pessoas que irão acompanhar o bloco?
SOFÍA: Eu sou considerada uma das artistas mais famosas do mundo, mas meu público é, em grande maioria, o que no Brasil eles chamam de “gringo”, ou seja, não é tão nacional. Alguns amigos meus virão, talvez alguns fãs mais apaixonados, mas não acho que vá fazer tanta diferença na habitual multidão que o carnaval de Salvador reúne.
TIETA: Eu faço esse percurso desde que comecei a cantar na Bahia então pra mim é claro que vai está lotado, como sempre esteve. Ser uma artista global de verdade pra mim é isso, conseguir lotar uma pipoca em Salvador assim como fazer concertos grandes na Ásia ou até mesmo na África. Minha expectativa é enorme pois eu estarei lá e é a garantia de sucesso.
Sofía, como você acha que será a recepção do público brasileiro no carnaval para a sua presença? E você, Tieta, o que acha disso?
SOFÍA: Acho que esse país me ama. Afinal, fui a vencedora de um reality show cuja votação foi no Brasil. Já recebi mensagens do Awa me parabenizando pelo convite, acredite? Ele é um artista incrível e já convidei para vir em meu camarim que, diferentemente do de outras, é limpo e confortável.
TIETA: Você deve ter ido no camarim dos outros artistas pois o meu é enorme. Inclusive fiquei bem surpresa de você ser uma fresca com o camarim pois na minha opinião, você como uma imigrante que deve ter morado dentro de caixas de papelão na Espanha ou nos Estados Unidos, achei que qualquer lugar te serviria. Mas respondendo a pergunta, eu espero que o público de Salvador seja bondoso com ela, aqui levamos o carnaval e nossa ancestralidade a sério demais, não sei se há espaço para artistas que cantam com um pendrive pois aqui gostamos de percussão, no entanto… Desejo sorte.
Qual está sendo a tática adotada pelas duas para disfarçar o ódio que uma sente pela outra?
SOFÍA: Sinceridade, eu acho. Nós não gostamos, mas nos respeitamos o suficiente para não atrapalhar o trabalho uma da outra. Vocês todos aqui já sabem que não nos damos bem, mas afirmamos que será um evento incrível. Certo, Tieta?
TIETA: Com toda certeza, Sofi. Claro que tem muita briga de ego, que eu saboto ela, ela me sabota, foi assim por tantos anos e agora não é diferente. Mas sempre há respeito. E isso é verdade, tanto é que já estivemos em diversos palcos em todo o mundo e em relação a isso não temos o que nos queixar.
Sofía, você comumente chama a Tieta de “mãe de NFT”. Pode nos explicar essa nomenclatura, por favor?
TIETA: Bom, tomando um pouco do que o Caleb fala a respeito dela. Eu sou uma mulher fértil, adoro ser mãe e cuidar do Caetano, só não fico expondo muito o meu filho. Agora a Sofia deve ser traumatizada com isso de maternidade, deve ter sido barriga de aluguel de muitos gays nos Estados Unidos para ganhar míseros trocados, então eu não ligo muito para o que ela pensa, talvez quando ela tiver um filho ela melhore como pessoa.
SOFÍA: Se cria uma casca muito boa quando convivemos com pessoas mitomaniacas, sabe? Elas inventam um filho e nós olhamos e só. Dessa loucura eu estou fora.
Tieta, vocês falaram que jamais trabalhariam juntas de novo, mas você tem uma gravadora latina. Não pensa em convidar Sofia para o seu casting de cantores?
TIETA: Não penso. A Caju tem muitos cantores talentosos e com bom senso. Eu fico muito feliz dela ser uma cantora latina ex-prostituta e ex-atendente do KFC a ter esses méritos de hoje em dia, mas no geral eu prefiro que ela fique aonde está e eu aqui.
SOFÍA: Não que eu queira. Não gosto de coisas pequenas. A CAJU, é esse o nome? Que ridículo. Enfim, eu sou grande mais para algo tão ínfimo.
Mas vocês não poderiam falar nada de bom uma da outra?
TIETA: Eu acho ela bonita, tem um nome bonito, acha que representa muitas pessoas… É isso.
SOFÍA: Ela tem muita sabedoria. Como uma boa anciã, os anos fizeram ela aprender de tudo um pouco.
Como artistas latinas, vocês acham que existe algum preconceito referente aos demais da indústria? E como vocês se dão com isso?
SOFÍA: Eu sinto bastante. Ainda hoje me veem como "imigrante", me jogando em assuntos aos quais eu nem estou interessada. As mulheres principalmente sofrem com a sexualização e a objetificação de nossos corpos. É muito difícil. Aos poucos fui aprendendo a lidar com isso, uns eu processo, outros eu só mando matar.
TIETA: Talvez o nosso trabalho não seja tão levado a sério como os demais, não sei se a Sofia sente o mesmo. Mas acho que isso tem mudado, sabe? A gente pode ver com o Awá que está sendo super aclamado pela crítica, mas ele tem que fazer algo abstrato para receber aplausos, talvez trabalhos populares como os nossos não sejam tão aclamados.
Há hoje uma verdadeira dominação de cantores e grupos do k-pop, que não é de fato uma novidade, mas se acentuou desde o boom no Ocidente a partir da década de 2010. Há espaço para música latina, seja em espanhol ou em português, brilhar em um mercado dominado por estadunidenses e coreanos?
SOFÍA: Tem espaço para todos, mas é óbvio que a musica latina ainda é pouco reconhecida. Tenho o prazer de ser uma das mais bem sucedidas nos últimos anos, mas ainda assim é muito pouco perto do que a América Latina oferece de qualidade. A Tieta, com longos anos de carreira, está hoje em um limbo artístico ao qual não merecia por todo o seu legado quase secular.
TIETA: De fato, estou no limbo e ganhei um EMA como melhor artista latina de você, eu estava em um hiatus sendo uma empresária de sucesso. Mas respondendo a sua pergunta… Acho que falta um pouco de união entre os latinos, eu sempre sou bem solicita e tento fazer o máximo para que as pessoas se deem bem nessa indústria, mas nem todo mundo consegue ser grato ou aproveitar. É a vida, né?
[ Sofia sussurra ao fim da entrevista: Tieta, o teu tamagochi tá com fome!]
[ Sofia sussurra ao fim da entrevista: Tieta, o teu tamagochi tá com fome!]